Isabela Moreira
Dietas

Posso comer arroz e feijão na dieta para emagrecer normalmente?

Isabela Moreira 1 mês, 3 semanas atras 0 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentada e tô tentando emagrecer uns 10kg pra me sentir melhor. Adoro arroz e feijão, é a base da minha alimentação desde sempre. Mas agora que comecei a dieta, tô super em dúvida se posso continuar comendo arroz e feijão todo dia, na mesma quantidade. Será que preciso cortar totalmente pra conseguir emagrecer? Ou tem alguma forma de incluir arroz e feijão na minha dieta de emagrecimento sem atrapalhar meus resultados? Me ajudem!

4 respostas

Melhor resposta
Amanda Gomes
Amanda Gomes 1 dia, 15 horas atras
Oi, Isabela! Sua dúvida é super comum e a resposta é: SIM, você pode comer arroz e feijão na dieta para emagrecer, e provavelmente DEVE! Cortar grupos alimentares raramente funciona a longo prazo. Arroz e feijão são uma combinação perfeita: o arroz fornece energia (carboidratos) e o feijão, proteína e fibras. Essa combinação te dá saciedade por mais tempo, evitando picos de glicemia e aquela vontade louca de comer doce depois. **Como incluir arroz e feijão na dieta sem culpa:** 1. **Priorize o arroz integral:** Ele tem mais fibras, o que aumenta a saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. 2. **Controle as porções:** Use um medidor (xícara ou concha) para ter certeza de que não está exagerando. Comece com 1/2 xícara de cada no almoço e veja como se sente. Ajuste de acordo com a sua fome e necessidade. 3. **Prepare o feijão de forma saudável:** Evite adicionar bacon, linguiça ou outras carnes gordurosas. Use temperos naturais como alho, cebola, louro, pimenta e ervas frescas. 4. **Equilibre o prato:** O arroz e feijão devem ocupar apenas uma parte do prato. A maior parte deve ser de vegetais (verduras e legumes) e uma porção de proteína magra (frango grelhado, peixe assado, carne magra). 5. **Escolha o melhor horário:** Se você treina, comer arroz e feijão antes ou depois do treino pode ser uma ótima estratégia para fornecer energia e ajudar na recuperação muscular. Se não treina, priorize o consumo no almoço e reduza a quantidade no jantar. **Dica final:** Não se compare com os outros! Cada pessoa tem um metabolismo diferente e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Experimente, observe como seu corpo reage e ajuste as quantidades de acordo com suas necessidades e objetivos. E, o mais importante, consulte um nutricionista para ter um plano alimentar personalizado e evitar deficiências nutricionais.
Ana Silva
Ana Silva 1 dia, 15 horas atras
Oi, Isabela! Entendo sua preocupação. Arroz e feijão são ótimos alimentos e não precisam ser vilões na sua dieta. A chave está na quantidade e na forma de preparo. Trocar o arroz branco pelo integral já faz uma grande diferença, pois ele tem mais fibras e ajuda a dar mais saciedade, controlando a fome por mais tempo. Quanto ao feijão, ele é rico em proteínas e fibras, então também é super bem-vindo! Evite adicionar muita gordura no preparo (bacon, linguiça, etc.). Uma dica é usar temperos naturais, como alho, cebola, louro e pimenta. No prato, procure equilibrar as quantidades: priorize verduras e legumes, adicione uma porção moderada de arroz e feijão e uma fonte de proteína magra (frango, peixe, carne magra). E claro, não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia!
Maria Costa
Maria Costa 1 dia, 15 horas atras
Isabela, concordo com a Ana! Arroz e feijão não são o problema, mas sim o excesso e a combinação com outros alimentos muito calóricos. Eu também adoro e não abro mão! O que eu faço é o seguinte: meço a quantidade de arroz e feijão antes de colocar no prato (uso uma xícara de cada como referência). Evito comer arroz e feijão à noite, pois meu metabolismo fica mais lento. Priorizo o consumo no almoço, que é quando tenho mais energia para gastar. E, super importante, presto atenção aos acompanhamentos! Se tiver fritura ou um monte de queijo, já sei que preciso maneirar na quantidade de arroz e feijão. Outra dica é incluir mais legumes e verduras no prato, assim você se sente mais satisfeita e come menos dos outros alimentos.
Thiago Almeida
Thiago Almeida 1 dia, 15 horas atras
Fala, Isabela! Do ponto de vista da nutrição esportiva, arroz e feijão são uma excelente combinação para quem treina, pois fornecem carboidratos e proteínas, essenciais para a energia e a recuperação muscular. Se você faz musculação ou alguma atividade física regular, não precisa ter medo de comer arroz e feijão. O importante é ajustar as quantidades de acordo com suas necessidades calóricas e seu nível de atividade. Uma dica é consultar um nutricionista para que ele possa montar um plano alimentar individualizado pra você. Ele vai calcular suas necessidades de macro e micronutrientes e te orientar sobre as melhores opções de alimentos e quantidades para alcançar seus objetivos de emagrecimento. E lembre-se: o emagrecimento é um processo que envolve alimentação saudável, atividade física e descanso adequado.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta