Dietas
Banana antes do treino: faz bem ou atrapalha meus resultados?
Felipe Araujo
1 mês, 3 semanas atras
0 views
Fala galera do Clube Gaby! Ultimamente tenho focado bastante nos meus treinos pra ganhar massa magra. Malho 5 vezes por semana, faço cardio e to tentando seguir uma dieta legal. Só que surgiu uma dúvida: será que comer banana antes do treino é uma boa ideia? Tenho 28 anos e trabalho o dia todo sentado, então preciso de energia extra pra dar o gás na academia.
Alguns amigos disseram que a banana dá um pico de açúcar e depois a energia baixa, o que pode atrapalhar o treino. Outros dizem que é ótimo porque fornece potássio e carboidratos. Alguém aqui tem experiência com isso? Será que vale a pena incluir a banana no meu pré-treino ou devo procurar outra fonte de energia?
4 respostas
Melhor resposta
Isabela Moreira
1 mês atras
Felipe, nutricionista aqui! A banana é uma excelente opção de pré-treino, sim. Ela é rica em carboidratos de rápida absorção, que fornecem energia imediata para o treino. Além disso, o potássio ajuda na contração muscular e evita cãibras. O ponto crucial é a quantidade e o tempo antes do treino.
O ideal é consumir a banana cerca de 30-60 minutos antes do treino, dependendo da sua digestão. Uma banana média geralmente é suficiente para a maioria das pessoas. Se você sentir que a energia baixa muito rápido, experimente combinar a banana com uma fonte de proteína, como um punhado de castanhas ou um scoop de whey protein. Essa combinação ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e prolonga a energia.
Lembre-se que cada corpo é diferente. Monitore como você se sente e ajuste a quantidade e o tempo de consumo conforme necessário. Além da banana, outras opções de pré-treino são batata doce, aveia e frutas vermelhas. O importante é encontrar o que funciona melhor para você e te dá o gás necessário para um treino produtivo.
Dica extra: experimente adicionar uma pitada de canela na banana. A canela ajuda a controlar o açúcar no sangue e dá um sabor delicioso!
Julia Santos
1 mês atras
Oi Felipe! Eu sempre como banana antes de treinar e adoro! Pra mim, funciona super bem. Ela me dá energia rápida por causa dos carboidratos, e o potássio ajuda a evitar cãibras, que eram bem comuns nos meus treinos de perna. Mas é importante ver como seu corpo reage, né? O que funciona pra mim pode não funcionar pra você. Experimenta e vê como se sente!
Amanda Gomes
1 mês atras
Na minha experiência, a banana funciona muito bem para treinos mais leves ou aeróbicos, como corrida ou bike. Mas, quando vou fazer um treino de força mais pesado, sinto que preciso de algo mais consistente, tipo um sanduíche integral com frango. Acho que depende muito do tipo de treino que você vai fazer e da intensidade.
Gustavo Pereira
1 mês atras
E aí, Felipe! Concordo com o pessoal, banana é top! Só queria adicionar que, além do potássio, ela também tem outros nutrientes importantes, como vitaminas do complexo B, que ajudam no metabolismo energético. E, pra quem acha que dá pico de açúcar, o índice glicêmico da banana varia dependendo do grau de maturação. Quanto mais madura, maior o índice glicêmico. Então, se você se preocupa com isso, prefira as bananas mais 'verdinhas'.
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta