Dietas
Banana antes do treino: Ajuda ou atrapalha no resultado? Dúvida cruel!
Leticia Martins
3 semanas, 5 dias atras
4 views
Oi, pessoal! Tenho uma dúvida que não me sai da cabeça. Comecei a pegar firme na academia há uns 3 meses, focada em hipertrofia e definição. Tenho 28 anos, trabalho sentada o dia todo e tento encaixar o treino no fim da tarde, umas 18h. Ouvi dizer que comer banana antes do treino dá energia, mas também li que pode atrapalhar a queima de gordura. Afinal, banana antes do treino ajuda ou atrapalha no resultado? Será que devo procurar outra opção de lanche pré-treino? Me ajudem, por favor! Quais os melhores alimentos para antes do treino?
4 respostas
Melhor resposta
Fernanda Lima
1 semana, 5 dias atras
Leticia, como nutricionista, posso te dar uma visão mais completa. A banana é rica em potássio, um eletrólito importante para a contração muscular, o que ajuda a prevenir cãibras durante o treino. Além disso, fornece carboidratos que vão te dar energia. A grande questão é o contexto. Se você vai fazer um treino de alta intensidade, como um HIIT, a banana pode ser uma ótima pedida. Se for um treino mais leve, como uma caminhada, talvez não seja tão necessária. E sobre a queima de gordura: o corpo queima gordura ao longo do dia, não só durante o treino. Então, não precisa se preocupar tanto com isso pontualmente. O importante é o déficit calórico no final do dia. Para potencializar a queima de gordura, priorize alimentos ricos em fibras e proteínas na sua dieta diária. E uma dica extra: experimente comer a banana uns 30-60 minutos antes do treino para dar tempo de ser digerida e evitar desconfortos.
Amanda Gomes
1 semana, 5 dias atras
Oi, Leticia! Entendo sua dúvida, é super comum! A banana é uma excelente fonte de carboidratos de rápida absorção, o que significa que ela te dá energia rapidinho para o treino. Mas, como você mencionou, se o seu objetivo é queimar gordura, talvez ela não seja a opção ideal sozinha. A questão é o índice glicêmico. A banana tem um índice glicêmico médio a alto, o que pode levar a um pico de insulina. Esse pico pode, sim, dificultar a queima de gordura durante o treino, pelo menos momentaneamente. Minha dica é: se você precisa de energia rápida e não está tão focada na queima de gordura naquele momento, a banana é ótima. Se a queima de gordura é prioridade, experimente combinar a banana com uma fonte de proteína (como um punhado de castanhas ou um scoop de whey protein) para diminuir o impacto glicêmico. Ou, procure outras alternativas de lanche.
Bruna Nascimento
1 semana, 5 dias atras
Na minha experiência, a banana funciona super bem! Eu treino logo cedo, antes de trabalhar, e não tenho muito tempo para preparar algo elaborado. Então, como uma banana uns 20 minutos antes e me sinto com muito mais energia para pegar pesado. Claro que cada corpo reage de um jeito, mas vale a pena experimentar para ver se funciona para você. Se sentir que te dá sono ou moleza, aí sim procura outra opção. Mas, no geral, eu recomendo!
Lucas Ferreira
1 semana, 5 dias atras
E aí, Leticia! Complementando o que o pessoal já falou, vale lembrar que o tipo de banana também faz diferença. A banana verde (ou banana da terra) tem mais amido resistente, que é um tipo de carboidrato que o corpo não digere completamente. Isso significa que ela libera energia de forma mais lenta e gradual, o que pode ser interessante para quem busca um fornecimento de energia mais constante ao longo do treino. Já a banana madura tem mais açúcares simples, que dão um pico de energia mais rápido. Então, dependendo do seu objetivo e do tipo de treino, você pode escolher a banana mais adequada. Ah, e não se esqueça de beber bastante água durante o treino para manter a hidratação!
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta