Bruna Nascimento
Dietas

Café preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?

Bruna Nascimento 2 meses atras 13 views
Oi pessoal! Tenho 28 anos e tô tentando otimizar meus treinos. Ultimamente, ando meio sem grana pra comprar pré-treino e vi muita gente falando que tomar café preto antes de ir pra academia dá um gás parecido. Será que funciona mesmo? Alguém aqui já testou? Meu objetivo é ter mais energia e foco durante o treino, principalmente nos dias que tô mais cansada depois do trabalho. Será que o café preto dá conta do recado ou preciso investir em um pré-treino de verdade? Quais os benefícios e malefícios?

4 respostas

Melhor resposta
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 1 mês atras
Eu sou adepto do café antes do treino há anos! Pra mim, funciona super bem e me dá uma energia extra pra pegar mais pesado. A dica é tomar o café puro, sem açúcar nem adoçante, pra evitar picos de insulina que podem te dar uma "baixada" durante o treino. Eu tomo uma xícara grande uns 30 minutos antes e sinto a diferença na hora. Consigo levantar mais peso e me concentrar melhor nos exercícios. Mas, como os outros falaram, cada corpo reage de um jeito. Experimenta e vê como você se sente. Se você tiver problemas com ansiedade ou insônia, talvez seja melhor evitar ou diminuir a dose. E não esquece de se hidratar bem, porque o café tem efeito diurético. Pra mim, o café é um aliado no treino, mas não abro mão de uma boa alimentação e descanso.
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 1 mês atras
Bruna, super te entendo! Já usei muito café preto antes do treino e, pra mim, funciona sim, mas com algumas ressalvas. A cafeína presente no café te dá um boost de energia e ajuda no foco, o que é ótimo para treinos mais intensos. A dose ideal varia de pessoa para pessoa, mas geralmente uma xícara grande (200-300ml) uns 30-45 minutos antes do treino já faz diferença. Só presta atenção pra não exagerar, porque o excesso de cafeína pode te dar ansiedade, taquicardia e até atrapalhar o sono. Se você tiver sensibilidade à cafeína, começa com uma dose menor e vê como seu corpo reage. Também vale lembrar que o café não tem os mesmos nutrientes e ingredientes que um pré-treino completo, como creatina e beta-alanina, que auxiliam na força e resistência muscular. Então, se você busca um desempenho máximo, o pré-treino ainda é a melhor opção. Mas, para um gás extra e foco, o café é uma alternativa barata e eficaz.
Thiago Almeida
Thiago Almeida 1 mês atras
Olha, Bruna, o café é uma boa pedida, mas depende muito do que você espera. Eu sou da área da nutrição esportiva, e digo que o café te entrega cafeína, que é um estimulante. A cafeína age no sistema nervoso central, te dando mais energia e diminuindo a percepção de esforço. Vários estudos comprovam que a cafeína melhora o desempenho em exercícios de resistência e força. No entanto, como o Pedro falou, não tem os outros compostos que encontramos em pré-treinos. Se você quer algo mais completo, com aminoácidos e vitaminas, o pré-treino é melhor. Mas, se o foco é energia e foco, o café pode ser suficiente. A dose ideal é de 3-6 mg de cafeína por kg de peso corporal. Pra uma pessoa de 60kg, por exemplo, seriam 180-360mg de cafeína, o que equivale a 2-4 xícaras de café. Mas, cuidado com os efeitos colaterais, como insônia e ansiedade. E lembre-se de que o café não substitui uma alimentação adequada e um bom descanso.
Amanda Gomes
Amanda Gomes 1 mês atras
Bruna, como mulher, te entendo completamente! Às vezes a gente tá tão cansada que só um milagre pra levantar um peso, né? Eu também já usei muito café antes do treino, principalmente quando tava na correria e não tinha tempo pra comer algo mais substancioso. O café ajuda a dar um up, mas não espere milagres. Ele te dá energia e foco, mas não vai te deixar super forte do nada. Uma dica é combinar o café com uma fruta, tipo banana ou maçã, pra ter um carboidrato de rápida absorção e evitar a fadiga durante o treino. E outra coisa importante: não tome café muito perto da hora de dormir, senão você vai passar a noite em claro. Eu tomo o meu no máximo até umas 17h, pra não atrapalhar o sono. No geral, o café é uma boa opção pra dar um gás extra, mas não substitui um pré-treino completo e uma alimentação equilibrada.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta