Dietas
Café preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona mesmo?
Pedro Oliveira
1 mês, 3 semanas atras
0 views
Pessoal, tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e tô tentando voltar pra academia pra perder uns quilinhos e ganhar um pouco de disposição. Ando meio sem grana pra comprar aqueles pré-treinos caros. Vi uns vídeos na internet falando que café preto antes do treino dá um gás parecido, por causa da cafeína. Alguém aqui já testou isso? Será que realmente funciona? Tenho medo de não dar certo e acabar me sentindo fraco durante o treino. Quais os benefícios e malefícios do café antes do exercício? Existe alguma contraindicação? Será que é uma alternativa viável e mais barata aos suplementos?
3 respostas
Melhor resposta
Felipe Araujo
4 dias, 10 horas atras
E aí, Pedro! Café como pré-treino? Super válido! Eu uso direto e me ajuda muito. Mas vou te dar umas dicas pra você otimizar isso:
* **Dose:** Comece com uma xícara pequena (tipo 150ml) uns 30-45 minutos antes do treino. Veja como você se sente e ajuste a dose nos próximos treinos. O ideal é não sentir ansiedade ou palpitação.
* **Tipo de café:** Evite café com açúcar ou adoçantes artificiais, que podem dar um pico de energia seguido de uma queda brusca. Café puro é a melhor opção.
* **Alimentação:** Não tome café de estômago vazio! Coma algo leve antes, como uma fruta ou uma barrinha de cereal. Isso evita desconfortos gastrointestinais.
* **Hidratação:** Beba água antes, durante e depois do treino. A cafeína pode ter um efeito diurético.
Além disso, o café pode te ajudar na queima de gordura, pois ele estimula a lipólise (quebra de gordura) durante o exercício. Mas não espere milagres, viu? O café é um auxílio, mas a dieta e o treino são fundamentais.
**Dica final:** Se você quiser turbinar ainda mais o seu café pré-treino, adicione um pouco de creatina (se você já usa) ou uma pitada de sal. A creatina aumenta a força e a resistência muscular, e o sal ajuda na hidratação e na contração muscular. Experimente e veja se funciona pra você! E não se esqueça: o mais importante é escutar o seu corpo e ajustar a estratégia de acordo com as suas necessidades e objetivos.
Julia Santos
4 dias, 10 horas atras
Oi, Pedro! Entendo totalmente sua situação. Eu também já estive apertada e precisei buscar alternativas mais em conta. Café preto antes do treino realmente pode ser uma boa opção, sim! A cafeína presente no café atua como um estimulante, aumentando a energia, o foco e até mesmo a resistência durante o exercício.
Eu costumo tomar uma xícara de café forte uns 30 minutos antes de ir pra academia. Percebi que consigo treinar com mais intensidade e sinto menos fadiga. Mas é importante não exagerar na dose, viu? Uma xícara é suficiente. Se você tomar demais, pode sentir ansiedade, taquicardia e até ter problemas para dormir.
Além disso, observe como seu corpo reage. Algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína do que outras. E não esqueça de se hidratar bem, porque o café tem um efeito diurético. Uma dica extra: experimente adicionar um pouco de canela em pó no café. A canela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e dá um saborzinho extra!
Mateus Barbosa
4 dias, 10 horas atras
Fala, Pedro! Café antes do treino é um clássico! E sim, funciona como um pré-treino natural, principalmente pela cafeína. A cafeína age no sistema nervoso central, retardando a percepção de fadiga e aumentando a força muscular. Vários estudos mostram que o consumo de cafeína antes do exercício melhora o desempenho em atividades de resistência e força.
No entanto, tem algumas coisas importantes a considerar: a dose ideal varia de pessoa para pessoa, mas geralmente fica entre 3-6mg de cafeína por kg de peso corporal. Ou seja, se você pesa 70kg, algo entre 210-420mg de cafeína seria a dose recomendada. Uma xícara de café coado tem em média 95mg de cafeína, então você pode ajustar a quantidade de café de acordo com isso.
Outra coisa: a qualidade do café importa. Um café de melhor qualidade, com menos impurezas, tende a te dar um efeito mais limpo e sem tanta agitação. E, claro, se você tiver problemas de coração ou pressão alta, consulte um médico antes de começar a usar café como pré-treino.
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta