Felipe Araujo
Dietas

Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo? Funciona mesmo?

Felipe Araujo 2 meses, 3 semanas atras 4 views
Pessoal, tenho uma dúvida cruel! Ouço falar desde sempre que comer de 3 em 3 horas é fundamental pra acelerar o metabolismo e, consequentemente, emagrecer. Mas será que isso é verdade mesmo? Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado no computador e tento ir pra academia umas 3 vezes por semana. Meu objetivo principal é perder uns quilinhos e definir um pouco, mas essa história de comer toda hora me deixa meio confuso. Alguém sabe me dizer se essa estratégia realmente funciona ou se é só mais um mito fitness? Quais os benefícios e malefícios de comer de 3 em 3 horas? Existe alguma alternativa?

2 respostas

Melhor resposta
Leticia Martins
Leticia Martins 3 semanas, 4 dias atras
Felipe, vou te dar uma visão um pouco mais completa sobre isso, baseada em estudos e experiência. Comer de 3 em 3 horas pode ter alguns benefícios, mas não é a única maneira de alcançar seus objetivos. **Explicação:** A ideia por trás de comer de 3 em 3 horas é manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, o que teoricamente evitaria picos de insulina e, consequentemente, o acúmulo de gordura. Além disso, algumas pessoas sentem que comer com mais frequência as ajuda a controlar a fome e a evitar exageros nas refeições principais. No entanto, a ciência mostra que o impacto no metabolismo em si é mínimo. O que realmente importa é a qualidade e a quantidade do que você come ao longo do dia. Estudos comparando dietas com diferentes frequências alimentares não encontraram diferenças significativas na perda de peso, desde que o total de calorias seja o mesmo. **Passos práticos:** 1. **Descubra seu gasto calórico:** Use uma calculadora online ou consulte um nutricionista para saber quantas calorias você precisa consumir por dia para atingir seus objetivos. 2. **Divida as calorias:** Distribua essas calorias em um número de refeições que funcione para você. Pode ser 3 refeições grandes, 6 refeições pequenas, ou qualquer combinação que te mantenha satisfeito e energizado. 3. **Priorize alimentos nutritivos:** Concentre-se em alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras saudáveis, que te ajudarão a se sentir saciado por mais tempo e a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. 4. **Monitore sua fome:** Preste atenção aos sinais do seu corpo e coma quando estiver com fome, e pare quando estiver satisfeito. Não se force a comer se não estiver com fome, só porque “é hora”. **Dica final:** Não se prenda a regras rígidas. Encontre um padrão alimentar que funcione para você e que você consiga manter a longo prazo. O mais importante é criar hábitos saudáveis e sustentáveis que te ajudem a alcançar seus objetivos de forma consistente.
Julia Santos
Julia Santos 3 semanas, 4 dias atras
Oi, Felipe! Entendo sua dúvida, porque também já fiquei muito confusa com isso. A verdade é que comer de 3 em 3 horas não é uma fórmula mágica pra emagrecer, tá? O que importa mesmo é o balanço calórico no final do dia: se você consumir menos calorias do que gasta, você emagrece. Se consumir mais, engorda. A frequência das refeições pode ajudar algumas pessoas a controlar a fome e evitar exageros, mas não é essencial pra todo mundo. Experimente o que funciona melhor pra você! Eu, por exemplo, me dou melhor com 3 refeições maiores e alguns lanches pequenos.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta