Dietas
Como comer saudável no trabalho gastando pouco? Dicas!
Carlos Mendes
3 meses atras
7 views
Pessoal, estou precisando muito da ajuda de vocês! Tenho 35 anos, trabalho em escritório o dia todo e estou tentando levar uma vida mais saudável. O problema é que almoçar fora todo dia pesa muito no bolso e as opções saudáveis costumam ser as mais caras. Levar marmita parece ser a solução, mas ando sem ideias do que preparar que seja gostoso, nutritivo e, principalmente, barato. Alguma dica de receitas, planejamento ou até mesmo onde comprar ingredientes mais em conta? Aceito todas as sugestões para montar um cardápio semanal econômico e saudável para o trabalho! Me ajudem a comer bem sem falir! Quais são os melhores lanches saudáveis e baratos para levar?
3 respostas
Melhor resposta
Fernanda Lima
1 mês, 2 semanas atras
Carlos, super te entendo! Também passei por isso. A chave é planejamento e reaproveitamento. No domingo, tire um tempo para planejar o cardápio da semana e fazer uma compra no sacolão ou feira (geralmente são mais baratos que o mercado). Cozinhe em quantidade maior e já separe as porções para os dias da semana.
Algumas ideias de refeições baratas e nutritivas:
* **Salada de grãos:** Lentilha, grão de bico ou quinoa (cozinhe em grande quantidade e use em várias preparações).
* **Frango desfiado com legumes:** Cozinhe o frango, desfie e misture com legumes como cenoura, abobrinha e brócolis (congelados são mais em conta).
* **Omelete:** Super versátil e rápido! Adicione legumes picados, queijo branco ou ervas.
* **Wrap integral:** Recheie com frango desfiado, pasta de grão de bico, legumes e folhas.
Para os lanches, frutas da época, iogurte natural com granola e castanhas (compre a granola a granel) e sanduíche integral com pasta de amendoim são ótimas opções. Lembre-se de levar água sempre! Evite comprar sucos e refrigerantes, que são caros e cheios de açúcar. Uma garrafa de água com rodelas de limão ou laranja já faz toda a diferença.
Bruna Nascimento
1 mês, 2 semanas atras
Oi Carlos! Uma dica que me ajudou muito foi pesquisar receitas vegetarianas e veganas. Geralmente, elas são mais baratas porque não levam carne. No Youtube tem vários canais com ideias ótimas e fáceis de fazer. Outra coisa que funciona é levar um pote com salada já lavada e cortada de casa e comprar uma proteína (ovo cozido, frango grelhado) na hora do almoço. Assim você não precisa gastar com um buffet completo, que costuma ser mais caro. Para os lanches, eu gosto de levar mix de castanhas (amendoim, castanha de caju, amêndoas) e frutas secas (uva passa, damasco). São fáceis de transportar e dão bastante energia.
Daniel Ribeiro
1 mês, 2 semanas atras
Fala, Carlos! Complementando o que a Fernanda e a Bruna falaram, uma estratégia que uso para economizar é comprar ingredientes a granel. Arroz integral, feijão, lentilha, quinoa, sementes… tudo isso costuma ser mais barato quando comprado dessa forma. Além disso, evite ao máximo comprar comida pronta ou processada. Elas são mais caras e geralmente menos saudáveis. Uma pesquisa publicada no *Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics* mostrou que pessoas que cozinham em casa com mais frequência tendem a ter uma dieta mais equilibrada e gastam menos dinheiro com alimentação. Outra dica é sempre olhar a validade dos produtos no supermercado e aproveitar as promoções. Dá para congelar legumes, frutas e até mesmo refeições prontas para não estragar nada. E não se esqueça de beber bastante água! A hidratação é fundamental para uma vida saudável.
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta