Dietas
Como contar calorias de forma simples, sem usar aplicativo?
Amanda Gomes
2 meses atras
0 views
Oi, pessoal! Tudo bem? Tenho 28 anos e tô tentando emagrecer uns quilinhos, mas confesso que me perco toda na hora de contar calorias. Já tentei usar aqueles aplicativos, mas acho muito complicado e acabo desistindo. Trabalho o dia todo e não tenho muito tempo pra ficar digitando tudo que eu como. Alguém tem alguma dica de como contar calorias de um jeito mais fácil, sem precisar de app? Tipo, uma forma mais intuitiva ou com tabelas simples? Me ajudem, por favor! Queria começar a controlar minha alimentação, mas sem virar uma obsessão.
3 respostas
Melhor resposta
Gustavo Pereira
1 mês, 2 semanas atras
Amanda, o segredo para contar calorias de forma simples é simplificar ao máximo! Acredite, dá para ter ótimos resultados sem virar escravo de aplicativos.
**Passo 1: Crie um 'cardápio modelo'.** Escolha umas 5-7 refeições que você gosta e que sejam saudáveis (ex: café da manhã com pão integral, ovo e fruta; almoço com arroz, feijão, frango grelhado e salada). Calcule as calorias dessas refeições UMA VEZ e anote.
**Passo 2: Varie dentro do seu cardápio modelo.** Em vez de frango grelhado, use peixe ou carne magra. Troque o arroz branco pelo integral. Adicione diferentes vegetais na salada. As calorias vão ser parecidas, mas você não enjoa da dieta.
**Passo 3: Use o 'método do prato'.** Divida seu prato em três partes: metade com vegetais, um quarto com proteína magra e um quarto com carboidrato complexo. Isso te ajuda a controlar as porções naturalmente.
**Passo 4: Atenção aos líquidos.** Sucos, refrigerantes e álcool podem adicionar muitas calorias 'escondidas'. Prefira água, chás sem açúcar ou café.
**Dica final:** Não se cobre tanto no começo! O importante é criar o hábito de prestar atenção no que você come. Com o tempo, você vai pegando o jeito e ajustando as quantidades de acordo com seus resultados. O importante é ser consistente e não desistir!
Patricia Carvalho
1 mês, 2 semanas atras
Oi, Amanda! Super te entendo! Eu também achava os apps um saco no começo. Uma dica é começar a usar medidas caseiras como referência. Por exemplo, uma colher de sopa de arroz tem X calorias, um copo de leite tem Y. Anote isso em um caderninho (ou numa planilha simples no computador) e consulte sempre que precisar. Outra coisa que ajuda é focar em alimentos 'inteiros' e menos processados. Eles geralmente têm menos calorias e são mais nutritivos. No começo, pese os alimentos para ter uma noção das porções, depois você pega o jeito e faz no olho mesmo. Funciona pra mim!
Daniel Ribeiro
1 mês, 2 semanas atras
Amanda, existe uma técnica chamada 'estimativa visual'. Basicamente, você aprende a estimar as calorias dos alimentos observando o tamanho da porção. Por exemplo, um bife do tamanho da palma da sua mão geralmente tem cerca de 300 calorias. Depois de um tempo, você começa a ter uma boa noção sem precisar de balança ou apps. Além disso, foque na qualidade dos alimentos. Priorize proteínas magras, vegetais e frutas. Uma dieta rica nesses alimentos naturalmente tende a ser menos calórica. E não se esqueça da água! Muitas vezes confundimos sede com fome.
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta