Dietas
Como controlar a vontade de comer doce à noite? Dicas!
Patricia Carvalho
1 mês, 4 semanas atras
3 views
Olá pessoal! Meu nome é Patricia, tenho 32 anos e estou tentando seguir uma dieta mais saudável. O problema é que, principalmente à noite, depois do jantar, sinto uma vontade enorme de comer doce. É quase incontrolável! Já tentei comer frutas, mas não adianta, preciso de algo mais 'forte'. Alguém tem alguma dica de como lidar com essa compulsão por doces noturna? Preciso muito de ajuda para não sabotar minha dieta e alcançar meus objetivos de perda de peso e melhora da saúde. Alguma sugestão de lanches saudáveis para substituir os doces? Ou alguma técnica para diminuir a ansiedade que causa essa vontade?
3 respostas
Melhor resposta
Rafael Souza
5 dias, 14 horas atras
Olá Patricia! Passei por isso e sei como é frustrante. Depois de muita pesquisa e tentativas, encontrei algumas estratégias que realmente funcionaram para mim.
**Entendendo a Vontade:** O primeiro passo é entender que essa vontade não é 'fome' real, mas sim um desejo emocional ou um hábito. Identifique os gatilhos: é o estresse do dia? O tédio da noite? Reconhecer o que te leva a buscar o doce é crucial.
**Passos Práticos:**
1. **Planeje suas refeições:** Garanta que suas refeições ao longo do dia sejam equilibradas e ricas em nutrientes. Isso ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, evitando picos e quedas que levam à compulsão.
2. **Tenha alternativas saudáveis à mão:** Prepare opções como frutas vermelhas com iogurte grego (rico em proteína), um shake de proteína com banana, ou até mesmo um chá com um pedacinho de chocolate amargo (acima de 70% cacau). O importante é ter algo que satisfaça a vontade, mas sem comprometer a dieta.
3. **Distraia-se:** Quando a vontade aparecer, tente se distrair com outra atividade. Leia um livro, assista a um filme, faça um alongamento, tome um banho relaxante. O objetivo é desviar o foco do doce.
4. **Crie uma rotina noturna relaxante:** Um banho quente, um livro, um chá de camomila... Crie um ritual que te ajude a relaxar e a preparar o corpo para o sono. Um sono de qualidade reduz a ansiedade e, consequentemente, a vontade de comer doce.
5. **Escove os dentes:** Sim, parece bobagem, mas escovar os dentes logo após o jantar pode ajudar a sinalizar para o seu cérebro que a 'hora de comer' acabou.
**Dica Final:** Seja gentil com você mesma. Não se cobre demais e não se sinta culpada se eventualmente ceder à vontade. O importante é manter a consistência e aprender com os seus erros. Pequenas mudanças consistentes ao longo do tempo fazem uma grande diferença!
Pedro Oliveira
5 dias, 14 horas atras
Oi Patricia! Entendo super o que você está passando. Essa vontade de comer doce à noite é bem comum, principalmente quando estamos tentando mudar nossos hábitos alimentares. O primeiro passo é identificar a causa dessa vontade. Pode ser ansiedade, estresse, tédio ou até mesmo uma deficiência de algum nutriente. Uma dica que funciona muito para mim é beber um copo grande de água antes de sentir a vontade de comer doce. Muitas vezes, confundimos sede com fome. Outra coisa que me ajuda é ter sempre à mão opções de lanches saudáveis e gostosos, como frutas com iogurte natural, um punhado de castanhas ou um pedaço pequeno de chocolate amargo (70% cacau ou mais). Evite ficar muito tempo sem comer durante o dia, pois isso pode aumentar a compulsão por doces à noite. E lembre-se: não se culpe se eventualmente ceder à vontade. O importante é manter a consistência na maior parte do tempo!
Gustavo Pereira
5 dias, 14 horas atras
Patricia, a questão do doce à noite é bem complexa. Do ponto de vista da nutrição, é importante avaliar se a sua dieta está suprindo todas as suas necessidades. Uma alimentação pobre em proteínas e fibras pode gerar picos de glicemia, seguidos por quedas bruscas, que aumentam a vontade de comer doce. Tente incluir mais alimentos ricos em fibras (verduras, legumes, frutas com casca) e proteínas (carnes magras, ovos, leguminosas) nas suas refeições. Além disso, o sono de qualidade é fundamental. A privação de sono altera os hormônios que regulam o apetite, aumentando a vontade de comer alimentos calóricos, como doces. Experimente também técnicas de relaxamento, como meditação ou yoga, para reduzir o estresse e a ansiedade, que podem estar contribuindo para a sua compulsão. Se a compulsão persistir, procure um nutricionista ou psicólogo para te ajudar a identificar as causas e encontrar estratégias personalizadas para lidar com o problema.
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta