Dietas
Ovo cozido todo dia aumenta o colesterol? Mito ou verdade?
Patricia Carvalho
1 mês, 3 semanas atras
0 views
Oi, pessoal! Tenho 42 anos e tô tentando levar uma vida mais saudável. Comecei a fazer academia 3 vezes por semana e tô cuidando mais da alimentação. Adoro ovo cozido e tenho comido um por dia no café da manhã. Mas minha vizinha comentou que ovo todo dia aumenta o colesterol e faz mal pro coração. Fiquei preocupada! Será que é verdade isso? Alguém sabe me dizer se ovo cozido todo dia faz mal para o colesterol ou é só um mito? Devo parar de comer ovo todo dia? Me ajudem, por favor!
3 respostas
Melhor resposta
Rafael Souza
3 dias, 14 horas atras
Concordo com o Daniel! A relação entre ovo e colesterol é um tema que gera muita confusão. Eu sou nutricionista e sempre explico para meus pacientes que o ovo é um alimento super nutritivo e que pode, sim, fazer parte de uma dieta equilibrada. Ele é rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas (como a vitamina D e as do complexo B) e minerais importantes. Além disso, o ovo cozido é uma ótima opção para quem está buscando emagrecer, pois ele ajuda a aumentar a saciedade e controlar a fome. A quantidade ideal de ovos por dia vai depender das suas necessidades individuais e do seu estado de saúde, mas, em geral, consumir um ovo por dia não é prejudicial para a maioria das pessoas. Se você está preocupada com o colesterol, faça exames regulares e converse com seu médico para avaliar seus níveis e receber a orientação adequada. Outro ponto importante: a forma de preparo do ovo também faz diferença. Evite fritar o ovo em óleo, pois isso aumenta a quantidade de gordura da refeição. O ovo cozido é a opção mais saudável.
Daniel Ribeiro
3 dias, 14 horas atras
Patricia, essa é uma dúvida super comum! Antigamente, realmente se acreditava que o consumo de ovo era diretamente ligado ao aumento do colesterol no sangue. Isso porque a gema do ovo é rica em colesterol. Só que, hoje em dia, a ciência já provou que não é bem assim que funciona. O colesterol que a gente come nos alimentos tem um impacto muito menor no nosso colesterol sanguíneo do que a gente imaginava. O que realmente influencia mais é a quantidade de gordura saturada e gordura trans que a gente consome. Então, pode ficar tranquila! Comer um ovo cozido por dia, geralmente, não causa problemas para a maioria das pessoas. Mas, claro, cada caso é um caso. Se você tiver alguma condição de saúde específica, como colesterol alto diagnosticado, é sempre bom consultar um médico ou nutricionista para ter uma orientação individualizada.
Gustavo Pereira
3 dias, 14 horas atras
Patricia, complementando o que os colegas já falaram, queria trazer uma perspectiva um pouco diferente. Recentemente, um estudo publicado no *American Journal of Clinical Nutrition* (é importante sempre verificar a fonte!) analisou dados de milhares de pessoas e não encontrou uma associação significativa entre o consumo moderado de ovos (até um por dia) e o aumento do risco de doenças cardiovasculares em pessoas saudáveis. O estudo ressalta que o mais importante é manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais, e evitar o consumo excessivo de alimentos processados, ricos em gordura saturada e açúcar. Além disso, praticar atividade física regularmente e controlar o estresse também são fundamentais para a saúde do coração. Então, relaxa! Continue comendo seu ovo cozido no café da manhã, mas lembre-se de que ele faz parte de um contexto maior. Uma dica extra: experimente variar a forma de preparo do ovo! Faça omelete com legumes, adicione ovo picado na salada ou prepare um sanduíche com ovo cozido e pão integral. Assim, você não enjoa e aproveita todos os benefícios desse alimento incrível.
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta