Mateus Barbosa
Dietas

Refrigerante zero engorda ou posso tomar na dieta?

Mateus Barbosa 1 mês, 1 semana atras 0 views
Fala, galera! Beleza? Tô com uma dúvida cruel que tá me matando na dieta. Tenho 28 anos, tô tentando perder uns quilinhos pra entrar em forma pro verão, sabe? Tô fazendo academia 3 vezes por semana e tentando maneirar na comida. A questão é: eu AMO refrigerante! Tipo, viciei mesmo. Aí descobri o refrigerante zero e pensei que seria a salvação, mas comecei a ouvir uns boatos de que ele pode atrapalhar a dieta, dar mais vontade de comer doce e até engordar. Será que isso é verdade? Alguém manja disso e pode me dar uma luz se o refrigerante zero engorda ou posso continuar tomando sem culpa?

4 respostas

Melhor resposta
Ana Silva
Ana Silva 1 semana, 4 dias atras
Mateus, vou te dar a real, porque já estive nessa situação! Refrigerante zero não é a solução mágica, mas também não é o vilão da dieta. O segredo é moderação e autoconhecimento. **Explicação:** O refrigerante zero usa adoçantes artificiais para simular o sabor doce, o que pode enganar o cérebro e gerar picos de insulina (mesmo que pequenos). A longo prazo, isso pode contribuir para resistência à insulina e aumento da compulsão por doces. Mas, pra maioria das pessoas, o impacto é mínimo se consumido com moderação. **Passos práticos:** 1. **Limite:** Estabeleça um limite semanal de refrigerantes zero (ex: 2-3 latas). Não beba todo dia! 2. **Substitua:** Troque o refrigerante por alternativas saudáveis (água com gás e limão, chá gelado sem açúcar, etc.). 3. **Monitore:** Preste atenção em como você se sente depois de tomar refrigerante zero. Ele te dá mais fome? Mais vontade de doce? Se sim, diminua o consumo. 4. **Hidrate-se:** Beba bastante água ao longo do dia para evitar confundir sede com vontade de tomar refrigerante. **Dica final:** Não se torture! Se você sentir muita vontade de tomar um refrigerante zero, beba um copo pequeno e aproveite sem culpa. O importante é manter o equilíbrio e focar em uma alimentação saudável e equilibrada na maior parte do tempo. Uma lata de refri zero não vai acabar com sua dieta. Foco e consistência!
Rafael Souza
Rafael Souza 1 semana, 4 dias atras
E aí, Mateus! Entendo sua situação, também adoro um refri gelado! Seguinte, a parada do refrigerante zero é um pouco mais complexa do que parece. Tecnicamente, ele não tem calorias, então, em tese, não engorda diretamente. O problema é que alguns estudos sugerem que os adoçantes artificiais presentes nele podem mexer com a nossa percepção de doce e aumentar a vontade de comer coisas mais calóricas depois. Fora isso, algumas pessoas relatam sentir mais fome. Mas isso varia muito de pessoa pra pessoa. A dica é: observa como seu corpo reage. Se você sentir que ele te dá mais vontade de comer besteira, diminui o consumo. Se não, pode tomar com moderação, sem neura!
Leticia Martins
Leticia Martins 1 semana, 4 dias atras
Oi, Mateus! Complementando o que o Rafael disse, é importante lembrar que o refrigerante zero não é nutritivo. Ele não te oferece vitaminas, minerais, nada de bom pro seu corpo. Então, se você tá buscando uma vida mais saudável, o ideal seria trocar o refrigerante zero por outras opções, como água saborizada naturalmente com frutas, chás gelados sem açúcar, ou até mesmo kombucha (que pode ser uma boa opção pra matar a vontade de um gás). E, assim como o Rafael disse, observe seu corpo. Se você sentir que está comendo mais besteiras, a culpa pode ser do refrigerante zero sim!
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 1 semana, 4 dias atras
Olá! Concordo com os comentários anteriores. Só queria adicionar um ponto importante: alguns estudos apontam que o consumo excessivo de adoçantes artificiais (presentes no refrigerante zero) pode ter um impacto negativo na microbiota intestinal. Uma microbiota desequilibrada pode influenciar em diversos aspectos da saúde, inclusive no metabolismo e no controle do peso. Então, mesmo que o refrigerante zero não tenha calorias, é bom ficar atento e não exagerar. Consulte um nutricionista para te orientar de forma mais personalizada.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta