Camila Rodrigues
Dietas

Refrigerante zero engorda ou pode na dieta? Dúvida cruel!

Camila Rodrigues 2 meses, 1 semana atras 1 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos, estou tentando emagrecer uns 10kg e tô naquela luta pra cortar açúcar. Adoro refrigerante, mas sei que é um veneno. Descobri o refrigerante zero e fiquei super feliz! A dúvida é: será que posso tomar refrigerante zero na dieta, ou ele atrapalha mesmo sendo zero açúcar e zero calorias? Alguém sabe me dizer se o refrigerante zero engorda, se dá celulite, ou se tem algum outro problema em tomar todo dia? Me ajudem, por favor! Queria muito poder continuar tomando de vez em quando...

2 respostas

Melhor resposta
Carlos Mendes
Carlos Mendes 2 semanas atras
Camila, vou te dar uma visão mais completa sobre o refrigerante zero, baseado em estudos e na minha experiência como nutricionista. A grande questão não é se ele 'engorda' diretamente, porque, como o Daniel falou, não tem calorias. O problema é o impacto que ele pode ter no seu organismo a longo prazo e como ele pode sabotar seus esforços na dieta. **Entendendo os Adoçantes:** Os adoçantes artificiais como aspartame, sucralose e acessulfame-k são usados para dar o sabor doce. Embora aprovados para consumo, alguns estudos (principalmente em animais) levantam preocupações sobre o impacto no metabolismo da glicose e na microbiota intestinal. Uma microbiota desequilibrada pode influenciar o peso e a saúde metabólica. **Vontade de Doces e Compensação:** Algumas pessoas relatam que o refrigerante zero aumenta a compulsão por doces. Isso acontece porque o cérebro associa o sabor doce à entrada de calorias, e quando isso não acontece, ele pode 'pedir' por outras fontes de energia, aumentando a vontade de comer alimentos calóricos. **Passos Práticos para Lidar com a Vontade de Refrigerante:** 1. **Reduza Gradualmente:** Não corte de uma vez. Comece diminuindo a frequência e a quantidade. 2. **Substitua por Alternativas:** Experimente água com gás e limão, chá gelado sem açúcar, ou kombucha (que tem probióticos!). 3. **Beba Água:** Muitas vezes, a sede é confundida com vontade de doce. Beba um copo de água antes de ceder à vontade de refrigerante. 4. **Esteja Atenta aos Rótulos:** Alguns refrigerantes zero têm ingredientes que podem te dar gases ou inchaço. Fique atenta a como seu corpo reage. **Dica Final:** O refrigerante zero pode ser uma ponte para te ajudar a reduzir o consumo de refrigerantes normais, mas não deve ser a solução definitiva. O ideal é buscar alternativas mais saudáveis e naturais a longo prazo. E lembre-se, o mais importante é ter uma dieta equilibrada e um estilo de vida ativo!
Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro 2 semanas atras
Camila, entendo sua dúvida! Eu também adoro refri e já passei por isso. Olha, a questão do refrigerante zero é polêmica. Tecnicamente, ele não tem calorias nem açúcar, então não deveria engordar diretamente. O problema é que alguns estudos mostram que os adoçantes artificiais presentes no refrigerante zero podem aumentar a vontade de comer doces, o que indiretamente pode te fazer consumir mais calorias no geral. Além disso, o consumo excessivo de adoçantes pode afetar a flora intestinal de algumas pessoas, o que também pode dificultar o emagrecimento. Minha dica é: moderação! Se você conseguir tomar só de vez em quando, como uma recompensa, beleza. Mas não faça dele um hábito diário, porque a longo prazo pode te prejudicar.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta