Mateus Barbosa
Dietas

Whey no leite ou na água: qual a melhor forma de tomar?

Mateus Barbosa 2 meses atras 4 views
Pessoal, seguinte: comecei a tomar whey protein tem umas duas semanas pra dar um gás na minha dieta e ajudar no ganho de massa muscular. Tenho 28 anos, treino musculação 5 vezes por semana e tô tentando seguir uma dieta com bastante proteína. A dúvida é: qual a diferença de tomar whey com leite ou com água? Vejo muita gente falando coisas diferentes e fico meio perdido. Qual seria a melhor opção pra mim, considerando meus objetivos? E qual a quantidade ideal de líquido para misturar com o whey? Se alguém puder dar uma luz, agradeço!

4 respostas

Melhor resposta
Leticia Martins
Leticia Martins 2 semanas atras
Mateus, vou te dar a real, depois de anos tomando whey. A questão do leite ou água é secundária. O principal é a qualidade do whey e a sua dieta no geral. Não adianta tomar o melhor whey do mundo com leite orgânico se você não estiver comendo direito e treinando pesado. **Minha recomendação prática:** 1. **Pós-treino:** Água gelada. Absorção rápida é fundamental para iniciar a recuperação. 30g de whey (a maioria dos scoops). Se quiser turbinar, adicione 5g de creatina. 2. **Outros horários:** Leite (integral ou desnatado, depende do seu objetivo calórico). Experimente adicionar frutas (banana, morango) e aveia para um shake mais completo. **Dica ninja:** Compre um mixer portátil (tipo shakeira com bateria). Facilita muito a vida, principalmente quando você precisa tomar o whey fora de casa. E, pra mim, faz toda a diferença na textura da mistura. Ninguém merece whey empelotado! No fim das contas, o que importa é a consistência e a sua dedicação. Não se prenda tanto a detalhes pequenos e foque no que realmente faz a diferença: treino, dieta e descanso. E lembre-se, whey é um suplemento, não a base da sua alimentação. Ele ajuda, mas não faz milagre sozinho.
Felipe Araujo
Felipe Araujo 2 semanas atras
Fala, Mateus! Essa dúvida é super comum. A principal diferença entre misturar whey com leite ou água está na velocidade de absorção e no valor nutricional. Com água, a absorção é mais rápida, o que pode ser interessante logo após o treino, quando o corpo precisa de proteína rapidamente para iniciar a recuperação muscular. Já com leite, a absorção é mais lenta, devido à presença de gordura e lactose, o que pode ser uma boa opção para o café da manhã ou antes de dormir, garantindo um fornecimento gradual de proteína ao longo da noite. No seu caso, que busca ganho de massa muscular e treina regularmente, pode ser interessante usar o whey com água logo após o treino e com leite em outros momentos do dia. A quantidade de líquido é bem pessoal, mas geralmente 200-300ml é suficiente para dissolver bem o whey e deixar a consistência agradável. Teste e veja o que funciona melhor para você!
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 2 semanas atras
E aí, Mateus! Complementando o que o Felipe disse, a escolha entre leite e água também depende da sua tolerância à lactose. Se você tem sensibilidade, a água é a melhor opção para evitar desconfortos gastrointestinais. Além disso, o leite adiciona calorias extras à sua dieta, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do seu objetivo. Se você está buscando ganho de massa, essas calorias podem ser bem-vindas. Se está em fase de cutting, talvez seja melhor evitá-las. Eu particularmente prefiro com água logo após o treino e, às vezes, preparo um shake com leite, frutas e whey no café da manhã. Fica uma delícia e me mantém saciado por mais tempo. Experimente as duas opções e veja qual te agrada mais e se encaixa melhor na sua dieta!
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 2 semanas atras
Oi, Mateus! Como nutricionista, posso dar umas dicas extras. A escolha do líquido para diluir o whey vai além da absorção e das calorias. A água é neutra e não interfere no sabor do whey, enquanto o leite pode alterar um pouco, dependendo do sabor do whey e do tipo de leite (integral, desnatado, vegetal). Se você usa whey sem sabor, pode usar o leite para dar um gostinho a mais. Outra coisa importante: a temperatura do líquido. Evite usar água ou leite muito quentes, pois podem desnaturar as proteínas do whey, diminuindo sua eficácia. Use sempre líquidos frios ou em temperatura ambiente. E lembre-se: o whey é um complemento à sua dieta, não a base dela. Priorize uma alimentação equilibrada e rica em proteínas provenientes de alimentos como carne, frango, peixe, ovos e leguminosas.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta