Emagrecimento
Bicicleta ergométrica emagrece mesmo ou só define as pernas?
Fernanda Lima
2 meses, 4 semanas atras
5 views
Oi, pessoal! Tenho 32 anos e tô tentando encaixar exercícios na minha rotina corrida. Pensei em comprar uma bicicleta ergométrica pra usar em casa, mas tô na dúvida se ela realmente ajuda a emagrecer ou se o foco é mais em definir as pernas e o bumbum. Meu objetivo principal é perder uns quilinhos, principalmente na barriga, mas também não quero ficar com as pernas muito musculosas, sabe? Alguém que já usa bike ergométrica pode me dar uma luz?
3 respostas
Melhor resposta
Amanda Gomes
1 mês, 1 semana atras
Fernanda, complementando o que a Ana disse, a bicicleta ergométrica é excelente para quem quer emagrecer e tonificar as pernas ao mesmo tempo. A chave está na intensidade e duração dos seus treinos. Para emagrecer, foque em treinos de longa duração em uma intensidade moderada, o que significa que você deve conseguir manter uma conversa durante o exercício (teste de fala). Você pode fazer, por exemplo, 45-60 minutos de pedalada 3-5 vezes por semana.
Para definir as pernas, você pode incluir treinos intervalados de alta intensidade (HIIT). Por exemplo, alterne 30 segundos de pedalada rápida e intensa com 60 segundos de descanso ou pedalada leve. Repita isso por 20-30 minutos. Isso vai aumentar o gasto calórico e estimular o crescimento muscular.
Lembre-se também de ajustar a resistência da bicicleta para desafiar seus músculos. Comece com uma resistência baixa e aumente gradualmente conforme você se sentir mais forte. E não se esqueça de alongar as pernas após o treino para evitar dores e lesões. Uma dica extra: combine o ciclismo com exercícios de força (musculação ou funcional) para resultados ainda melhores no corpo todo!
Ana Silva
1 mês, 1 semana atras
Oi, Fernanda! Entendo sua dúvida. A bicicleta ergométrica pode sim te ajudar a emagrecer, mas não é só isso. Ela é um ótimo exercício aeróbico, o que significa que ela queima calorias durante o treino. Se você combinar o uso da bike com uma alimentação equilibrada, com certeza vai ver resultados na balança. A questão da definição muscular depende muito da intensidade do treino e da sua genética. Se você pedalar com uma carga mais leve e por mais tempo, vai queimar mais gordura e ter um resultado mais 'seco'. Se aumentar a carga, vai fortalecer mais a musculatura das pernas. O importante é variar e encontrar o que funciona melhor para você!
Rafael Souza
1 mês, 1 semana atras
Concordo com as meninas! Só queria adicionar que, além dos treinos e da alimentação, é importante prestar atenção na postura na bicicleta. Ajuste o banco e o guidão para evitar dores nas costas e nos joelhos. Se você sentir algum desconforto, procure um profissional de educação física para te orientar. E não se esqueça de beber água durante o treino para se manter hidratada! Inclusive, tem uns estudos que mostram que a hidratação adequada melhora a performance e a queima de gordura.
Perguntas relacionadas
Treinar em jejum queima mais gordura mesmo ou é mito?
2 respostasComo perder essa gordurinha chata das costas? Alguma dica?
4 respostasAbdominal perde barriga? Funciona ou é mito? Dúvida cruel!
3 respostasComo eliminar gordura localizada nas costas de vez? Dicas!
4 respostasSauna e cinta térmica emagrecem? É verdade ou ilusão?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta