Emagrecimento
Caminhar 10 mil passos por dia realmente emagrece? Funciona?
Gustavo Pereira
2 meses, 2 semanas atras
9 views
Pessoal, tenho 35 anos, trabalho sentado o dia todo e estou querendo emagrecer uns quilinhos. Ouvi dizer que caminhar 10 mil passos por dia ajuda bastante, mas queria saber se isso é verdade mesmo. Alguém já tentou e teve resultados?
Minha rotina é bem corrida, mas consigo encaixar uma caminhada no final do dia. Será que só isso já faz diferença? Além de emagrecer, queria saber se melhora a saúde no geral. Aceito dicas e experiências de quem já pratica!
4 respostas
Melhor resposta
Mateus Barbosa
1 mês, 1 semana atras
Fala, Gustavo! Respondendo diretamente à sua pergunta: sim, caminhar 10 mil passos por dia PODE emagrecer, mas não é uma fórmula mágica. Depende de vários fatores, como sua alimentação, seu metabolismo e o quão ativo você já é. Pense assim: 10 mil passos queimam, em média, 300 a 400 calorias (isso varia de pessoa para pessoa). Se você consome mais calorias do que gasta, não vai emagrecer, mesmo caminhando.
**Então, o que fazer?**
* **Calcule suas necessidades calóricas:** Existem várias calculadoras online que te ajudam a estimar quantas calorias você precisa consumir por dia para emagrecer.
* **Monitore sua alimentação:** Use um aplicativo para registrar tudo o que você come e ter uma noção de quantas calorias está consumindo.
* **Aumente a intensidade da caminhada:** Intercale trechos de caminhada rápida com trechos mais lentos para aumentar o gasto calórico.
* **Seja consistente:** Caminhe todos os dias, mesmo que em alguns dias não consiga os 10 mil passos. O importante é manter a frequência.
* **Beba bastante água:** A água ajuda a acelerar o metabolismo e a eliminar toxinas.
**Dica final:** Não se prenda apenas aos 10 mil passos. Encontre outras atividades físicas que te dão prazer e que você consiga incorporar à sua rotina. O importante é se movimentar e ter uma vida ativa!
Maria Costa
1 mês, 1 semana atras
Gustavo, super te entendo! Eu também trabalho sentada e precisava de uma forma de me movimentar mais. Comecei a caminhar 10 mil passos por dia há uns 6 meses e posso te dizer que fez MUITA diferença. No começo foi difícil, mas agora já virou hábito. Além de ter perdido uns 5kg, me sinto com mais energia e durmo melhor.
O segredo é não desistir no começo. Se não conseguir os 10 mil de cara, comece com menos e vá aumentando aos poucos. Use um aplicativo no celular ou uma smartband para monitorar seus passos e te motivar. E o mais importante: encontre um horário que funcione para você e que você goste de fazer a caminhada. Boa sorte!
Ana Silva
1 mês, 1 semana atras
Oi, Gustavo! Complementando o que a Maria falou, caminhar 10 mil passos é um excelente ponto de partida para quem quer emagrecer e melhorar a saúde. Mas é importante lembrar que a alimentação também faz toda a diferença. Não adianta só caminhar e continuar comendo besteiras, né?
Eu diria para você focar em uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e proteínas magras. Evite alimentos processados, açúcar e gorduras ruins. E claro, beba bastante água! Caminhar ajuda a queimar calorias, mas a alimentação é fundamental para criar um déficit calórico e realmente emagrecer.
Fernanda Lima
1 mês, 1 semana atras
Olha, na minha experiência, os 10 mil passos são ótimos como um objetivo de atividade física diária, mas para emagrecer de forma eficaz, é preciso considerar alguns pontos. Primeiro, a intensidade da caminhada: não adianta só caminhar devagar, é importante aumentar o ritmo para elevar os batimentos cardíacos e queimar mais calorias. Segundo, a alimentação: como já mencionaram, é crucial ter uma dieta equilibrada e com déficit calórico.
Além disso, incluir outros tipos de exercícios, como musculação, pode acelerar o processo de emagrecimento, pois ajuda a aumentar a massa muscular, que por sua vez, aumenta o metabolismo basal e queima mais calorias em repouso. Então, minha dica é: combine os 10 mil passos com uma alimentação saudável e exercícios de força para ter resultados ainda melhores!
Perguntas relacionadas
Treinar em jejum queima mais gordura mesmo ou é mito?
2 respostasComo perder essa gordurinha chata das costas? Alguma dica?
4 respostasAbdominal perde barriga? Funciona ou é mito? Dúvida cruel!
3 respostasComo eliminar gordura localizada nas costas de vez? Dicas!
4 respostasSauna e cinta térmica emagrecem? É verdade ou ilusão?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta