Gustavo Pereira
Emagrecimento

Corrida ou caminhada: qual emagrece mais no dia a dia?

Gustavo Pereira 2 meses, 1 semana atras 4 views
Olá pessoal! Tenho 35 anos, trabalho em escritório e tô querendo começar a me exercitar pra perder uns quilinhos. Minha rotina é bem sedentária, fico a maior parte do tempo sentado. Já tentei academia, mas não me adaptei muito. Estava pensando em começar a correr ou caminhar no parque perto de casa, mas surgiu a dúvida: qual das duas atividades é mais eficiente para emagrecer no dia a dia? Sei que as duas queimam calorias, mas qual delas proporciona um gasto calórico maior a longo prazo? O ideal seria intercalar as duas? Qualquer dica ou sugestão é bem-vinda! Quero algo que eu consiga manter na rotina e que realmente me ajude a alcançar meu objetivo de emagrecer.

4 respostas

Melhor resposta
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 2 semanas atras
Oi Gustavo, tudo bem? Trouxe umas informações mais técnicas pra gente entender melhor. Estudos mostram que a corrida, em geral, queima mais calorias por hora do que a caminhada. Um estudo publicado no 'Journal of Strength and Conditioning Research' comparou o gasto calórico de corredores e caminhantes e constatou que os corredores queimaram significativamente mais calorias, mesmo percorrendo a mesma distância. Isso acontece porque a corrida exige mais energia do corpo. Porém, a caminhada tem suas vantagens. Ela é mais leve para as articulações, o que a torna uma ótima opção para quem está começando ou tem problemas nas articulações. Além disso, a caminhada pode ser incorporada mais facilmente na rotina, como ir a pé para o trabalho ou fazer uma caminhada no horário do almoço. No final das contas, o que importa é a consistência. Escolha a atividade que você mais gosta e que consegue manter na rotina. O ideal seria combinar as duas, alternando entre corrida e caminhada, e aumentar a intensidade gradualmente. E lembre-se: o emagrecimento é um processo lento e gradual, então tenha paciência e persistência!
Amanda Gomes
Amanda Gomes 2 semanas atras
Oi Gustavo! Olha, as duas são ótimas opções, mas a corrida tende a queimar mais calorias em menos tempo. Isso porque ela exige mais do seu corpo e aumenta a frequência cardíaca. Mas, calma! Se você está começando agora, não precisa já sair correndo uma maratona. O ideal é começar com a caminhada e ir aumentando a intensidade aos poucos, intercalando com pequenos trotes. Assim, você evita lesões e consegue se manter motivado. Uma dica é usar um aplicativo de celular para monitorar seus treinos e ver o gasto calórico. Existem vários gratuitos que te ajudam a acompanhar o progresso. E não se esqueça da alimentação! De nada adianta se matar na corrida e depois exagerar na comida. Consulte um nutricionista para te ajudar a montar um cardápio equilibrado.
Vinicius Dias
Vinicius Dias 2 semanas atras
Fala, Gustavo! Complementando o que a Amanda disse, a intensidade do exercício é crucial. Uma caminhada rápida pode ser tão eficaz quanto uma corrida leve, dependendo do seu esforço. O importante é manter a frequência cardíaca elevada durante o exercício. Uma forma de monitorar isso é usar um frequencímetro ou smartwatch. Além disso, vale lembrar que o emagrecimento é um processo complexo que envolve diversos fatores, como genética, metabolismo e hábitos de vida. Não existe uma fórmula mágica, mas a combinação de exercícios físicos regulares com uma alimentação saudável é fundamental. Se você conseguir, procure um profissional de educação física para te orientar e montar um treino personalizado. Ele vai te ajudar a alcançar seus objetivos de forma mais segura e eficiente.
Maria Costa
Maria Costa 2 semanas atras
Gustavo, te entendo super! Eu também trabalho sentada e precisei mudar meus hábitos. No meu caso, comecei caminhando no parque durante o almoço (30 minutos rapidinho) e aos finais de semana fazia trilhas leves. Com o tempo, fui sentindo mais confiança e comecei a intercalar a caminhada com corridas curtas. Hoje corro 5km tranquilamente! A dica que te dou é: comece devagar e respeite os seus limites. Não se compare com os outros e foque no seu progresso. O importante é se manter ativo e curtir o processo. E, claro, procure um médico antes de iniciar qualquer atividade física para garantir que está tudo ok com a sua saúde. Boa sorte!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta