Emagrecimento
Corrida ou caminhada: qual emagrece mais rápido no dia a dia?
Julia Santos
1 mês, 3 semanas atras
2 views
Olá pessoal, tudo bem? Tenho 32 anos e estou tentando voltar à forma depois de um período bem sedentário. Minha rotina é bem corrida (literalmente!), trabalho o dia todo sentada e tenho pouco tempo livre durante a semana. Queria começar a fazer alguma atividade física para emagrecer, mas estou na dúvida entre corrida e caminhada. Qual das duas queima mais calorias no dia a dia, considerando que eu preciso de algo que se encaixe facilmente na minha rotina e que me dê resultados visíveis em um tempo razoável? Aceito dicas de como começar também, pois estou meio enferrujada!
3 respostas
Melhor resposta
Ana Silva
2 semanas, 6 dias atras
Olá, Julia! Complementando o que o Lucas disse, a diferença principal entre corrida e caminhada no emagrecimento está no gasto calórico por minuto. A corrida exige mais do seu corpo, elevando mais os batimentos cardíacos e queimando mais calorias. Para você ter uma ideia, uma pessoa de 70kg pode queimar cerca de 600-700 calorias em uma hora de corrida moderada, enquanto a caminhada no mesmo período queimaria em torno de 300-400 calorias.
Porém, não se prenda apenas a esses números! O mais importante é o que você consegue manter a longo prazo e o que te dá mais prazer. Se você odeia correr, forçar a barra só vai te fazer desistir. A caminhada, por ser mais leve, pode ser mais fácil de encaixar na rotina e te ajudar a criar o hábito de se exercitar. Além disso, ambas as atividades melhoram a saúde cardiovascular, reduzem o estresse e fortalecem os músculos.
Minha sugestão é: experimente os dois! Comece com caminhadas e, aos poucos, insira pequenos trechos de corrida. Veja como seu corpo responde e escolha o que te faz sentir melhor e te motiva a continuar. E lembre-se: a alimentação é fundamental para o emagrecimento. Combine os exercícios com uma dieta equilibrada e você verá ótimos resultados!
Lucas Ferreira
2 semanas, 6 dias atras
Oi, Julia! Entendo sua dúvida, é super comum! Basicamente, a corrida tende a queimar mais calorias em menos tempo do que a caminhada. Isso porque a intensidade do exercício é maior. Mas, a caminhada também tem seus benefícios, principalmente para quem está começando ou tem alguma restrição física. O ideal é você começar devagar, alternando entre caminhada e corrida (tipo, caminha 5 minutos, corre 2, caminha 5 de novo) e ir aumentando o tempo de corrida gradualmente. O importante é manter a consistência e ajustar a intensidade de acordo com o seu condicionamento. Uma dica extra: procure um profissional de educação física para te orientar e evitar lesões.
Mateus Barbosa
2 semanas, 6 dias atras
Oi, Julia! Para adicionar um ponto de vista mais técnico, a corrida, por ser um exercício de maior impacto, exige mais do sistema cardiovascular e do metabolismo. Isso significa que, além de queimar mais calorias durante o exercício, ela pode aumentar seu metabolismo basal (a quantidade de calorias que você queima em repouso) a longo prazo. Estudos mostram que exercícios de alta intensidade, como a corrida, podem ter um efeito EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício) maior, ou seja, você continua queimando calorias mesmo depois de terminar o treino.
No entanto, é importante ressaltar que a corrida também aumenta o risco de lesões, principalmente para quem está começando ou tem problemas nas articulações. Por isso, o Lucas e a Ana deram ótimas dicas de começar aos poucos e procurar orientação profissional. Se você tiver alguma dor ou desconforto, pare e procure um médico ou fisioterapeuta.
Em resumo: a corrida pode ser mais eficiente para emagrecer, mas a caminhada é mais segura e pode ser uma ótima opção para iniciantes ou para quem busca uma atividade mais leve e relaxante.
Perguntas relacionadas
Treinar em jejum queima mais gordura mesmo ou é mito?
2 respostasComo perder essa gordurinha chata das costas? Alguma dica?
4 respostasAbdominal perde barriga? Funciona ou é mito? Dúvida cruel!
3 respostasComo eliminar gordura localizada nas costas de vez? Dicas!
4 respostasSauna e cinta térmica emagrecem? É verdade ou ilusão?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta