Emagrecimento
Esteira ou Elíptico: Qual Emagrece Mais Rápido e Eficazmente?
Lucas Ferreira
3 meses, 1 semana atras
1 views
Pessoal, sou o Lucas Ferreira, tenho 32 anos e estou tentando voltar à forma depois de um período bem sedentário. Trabalho o dia todo sentado e confesso que a academia tem sido um desafio para encaixar na rotina. Mas estou determinado a mudar isso! Meu objetivo principal é emagrecer, perder uns quilinhos e melhorar o condicionamento físico. Estou na dúvida cruel: qual aparelho escolher para os meus treinos aeróbicos, esteira ou elíptico? Ouvi dizer que um queima mais calorias que o outro, mas não sei qual realmente é mais eficiente para o emagrecimento a longo prazo. Alguém pode me dar uma luz sobre qual aparelho seria mais indicado para atingir meus objetivos de emagrecimento de forma mais rápida e saudável? Quais os prós e contras de cada um para quem busca perder peso?
3 respostas
Melhor resposta
Fernanda Lima
1 mês, 2 semanas atras
Oi Lucas! Como personal trainer, vejo muita gente com essa dúvida. Para emagrecer de forma eficaz com esteira ou elíptico, o segredo está na intensidade e na duração do treino, combinados com uma alimentação balanceada. A esteira geralmente permite um gasto calórico maior, especialmente se você fizer treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), alternando picos de velocidade e inclinação com momentos de descanso. Isso acelera o metabolismo e queima mais gordura.
O elíptico, por sua vez, é excelente para quem precisa de um treino de baixo impacto, protegendo as articulações. Ele trabalha diversos grupos musculares simultaneamente, o que também contribui para o gasto calórico. Para otimizar os resultados no elíptico, varie a resistência e a direção do movimento (para frente e para trás), focando em manter uma frequência cardíaca elevada durante todo o treino.
**Passos práticos para emagrecer com esteira/elíptico:**
1. **Defina metas realistas:** Comece com treinos de 30 minutos, 3 vezes por semana, e aumente gradualmente a duração e a intensidade.
2. **Monitore sua frequência cardíaca:** Use um monitor para garantir que você está na zona de queima de gordura (geralmente entre 60% e 70% da sua frequência cardíaca máxima).
3. **Varie os treinos:** Alterne entre treinos de intensidade moderada e treinos HIIT para evitar o platô e manter o corpo desafiado.
4. **Combine com musculação:** O treinamento de força ajuda a construir massa muscular, o que aumenta o metabolismo basal e facilita a perda de peso.
5. **Alimente-se de forma saudável:** Priorize alimentos integrais, frutas, verduras, proteínas magras e gorduras saudáveis. Evite alimentos processados, açúcar e excesso de carboidratos refinados.
**Dica final:** Não se compare com os outros. Cada corpo é único e responde de maneira diferente aos exercícios. Seja consistente, paciente e celebre cada pequena vitória. O importante é encontrar um estilo de vida saudável que você consiga manter a longo prazo!
Isabela Moreira
1 mês, 2 semanas atras
Oi Lucas! Entendo sua dúvida, é super comum! Tanto a esteira quanto o elíptico são ótimos para emagrecer, mas funcionam de maneiras diferentes. A esteira, por ser um exercício de maior impacto, geralmente queima mais calorias por hora, principalmente se você variar entre caminhada, corrida e inclinação. O elíptico, por outro lado, tem um impacto menor nas articulações, o que é ótimo se você tem problemas nos joelhos ou tornozelos.
A chave para o emagrecimento é a consistência e a intensidade. Se você conseguir manter uma frequência cardíaca elevada por um período prolongado, ambos os aparelhos vão te ajudar. Uma dica é usar um monitor cardíaco para acompanhar seu esforço. Outra coisa importante é a alimentação. Não adianta se matar na esteira ou no elíptico e depois comer um monte de besteira. Equilibre a dieta com o exercício e você verá resultados incríveis!
Carlos Mendes
1 mês, 2 semanas atras
Fala, Lucas! Complementando o que a Isabela disse, a escolha entre esteira e elíptico depende muito do seu condicionamento físico atual. Se você está começando agora, o elíptico pode ser uma opção melhor para evitar lesões e fadiga excessiva. Com o tempo, você pode aumentar a intensidade e a duração dos treinos no elíptico ou migrar para a esteira.
Um estudo publicado no *Journal of Strength and Conditioning Research* mostrou que a esteira pode ativar mais músculos da perna do que o elíptico, o que pode levar a um gasto calórico ligeiramente maior. No entanto, a diferença não é tão grande a ponto de um ser drasticamente superior ao outro.
Minha sugestão é experimentar os dois aparelhos e ver qual você se sente mais confortável e motivado a usar. O importante é encontrar uma atividade que você goste e que consiga manter a longo prazo. E não se esqueça de procurar um profissional de educação física para te orientar e montar um treino personalizado!
Perguntas relacionadas
Treinar em jejum queima mais gordura mesmo ou é mito?
2 respostasComo perder essa gordurinha chata das costas? Alguma dica?
4 respostasAbdominal perde barriga? Funciona ou é mito? Dúvida cruel!
3 respostasComo eliminar gordura localizada nas costas de vez? Dicas!
4 respostasSauna e cinta térmica emagrecem? É verdade ou ilusão?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta