Bruna Nascimento
Emagrecimento

Esteira ou elíptico: qual emagrece mais rápido e queima mais calorias?

Bruna Nascimento 1 mês, 3 semanas atras 0 views
Oi pessoal! Tenho 30 anos, trabalho o dia todo sentada e preciso urgentemente começar a me exercitar. Meu objetivo principal é emagrecer uns quilinhos e melhorar o condicionamento físico. Estou pensando em comprar um aparelho para usar em casa, e estou super indecisa entre a esteira e o elíptico. Qual dos dois realmente me ajudaria a emagrecer mais rápido e queimar mais calorias? Levando em conta que sou iniciante e preciso de algo que me motive a continuar! Alguém tem experiência com os dois aparelhos para me dar uma luz? Será que um é mais fácil de usar do que o outro pra quem está começando?

2 respostas

Melhor resposta
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 12 horas, 55 minutos atras
Bruna, sua pergunta é excelente e muito pertinente! Do ponto de vista da fisiologia do exercício, a queima calórica está diretamente relacionada ao esforço que você faz. Estudos mostram que, em média, a esteira pode levar a um gasto calórico ligeiramente superior ao elíptico, especialmente em intensidades mais altas. Isso porque a esteira exige um trabalho muscular maior, envolvendo mais grupos musculares e o impacto a cada passada aumenta o gasto energético. No entanto, o elíptico tem a vantagem de ser de menor impacto, o que significa que você pode treinar por mais tempo sem se machucar. Para otimizar seus resultados, sugiro que você faça o seguinte: 1. **Esteira:** Comece com caminhadas leves e vá aumentando a velocidade e a inclinação gradualmente. Varie o treino com tiros de corrida e caminhada para aumentar a intensidade. 2. **Elíptico:** Ajuste a resistência para um nível que te desafie, mas que você consiga manter por pelo menos 30 minutos. Experimente diferentes programas pré-definidos para variar o treino. Lembre-se que o mais importante é a consistência e a combinação com uma dieta equilibrada. Uma dica extra: utilize um monitor cardíaco para acompanhar seus batimentos e garantir que você está treinando na zona de queima de gordura (entre 60% e 70% da sua frequência cardíaca máxima).
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 12 horas, 55 minutos atras
Oi, Bruna! Entendo sua dúvida, é bem comum! A verdade é que ambos os aparelhos são ótimos para emagrecer, mas o que vai fazer a diferença mesmo é a intensidade e a duração dos seus treinos, além da sua alimentação, claro. A esteira geralmente permite queimar mais calorias em um mesmo período de tempo, principalmente se você variar a inclinação e a velocidade. O elíptico, por outro lado, é mais gentil com as articulações, o que pode ser uma vantagem se você tiver algum problema no joelho ou tornozelo. Eu, particularmente, prefiro a esteira, pois sinto que consigo aumentar a intensidade do treino com mais facilidade. Mas, se você está começando agora, o elíptico pode ser uma boa opção para se adaptar ao ritmo dos exercícios sem forçar muito o corpo. O ideal é você experimentar os dois e ver qual te agrada mais e te motiva a continuar!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta