Carlos Mendes
Emagrecimento

Esteira ou elíptico: Qual emagrece mais rápido para perder peso?

Carlos Mendes 3 semanas atras 0 views
Olá pessoal! Tenho 35 anos, trabalho o dia todo sentado e estou querendo começar a me exercitar para perder uns quilinhos. Estou com uns 10kg acima do meu peso ideal e queria focar em exercícios aeróbicos na academia. Estou em dúvida entre a esteira e o elíptico. Qual dos dois aparelhos seria mais eficiente para queimar calorias e emagrecer mais rápido? Além disso, qual deles seria mais indicado para alguém que está começando agora e precisa de algo que não force tanto as articulações? Gostaria de saber qual a diferença entre o gasto calórico de cada um e se existe alguma estratégia para otimizar a perda de peso em ambos os aparelhos. Agradeço a ajuda!

4 respostas

Melhor resposta
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 1 semana atras
Fala Carlos! A parada é o seguinte: tanto esteira quanto elíptico vão te ajudar a emagrecer, desde que você faça direito e combine com uma alimentação decente. A diferença principal tá no impacto. Se você tá começando agora e tem receio de machucar o joelho, vai de elíptico sem medo. Mas se tá tudo ok com as articulações, a esteira pode ser um pouco mais eficiente pra queimar calorias, principalmente se você fizer um HIIT (High Intensity Interval Training), que é tipo: corre um pouco forte, descansa, corre de novo, e assim vai. **Pra começar no elíptico:** 1. **Comece leve:** 20-30 minutos, resistência baixa. Foque em pegar o jeito do movimento. 2. **Aumente aos poucos:** A cada semana, aumente o tempo ou a resistência. 3. **Varie:** Alterne entre pedalar pra frente e pra trás. Isso trabalha músculos diferentes. 4. **Intervalos:** Depois de umas semanas, comece a fazer intervalos de alta intensidade. Ex: 1 minuto pedalando rápido com alta resistência, seguido de 2 minutos mais leve. **Na esteira:** 1. **Comece caminhando:** Se você não tá acostumado, comece caminhando em um ritmo bom por 20-30 minutos. 2. **Inclinação:** Aumente um pouco a inclinação pra forçar mais o corpo. 3. **Corra um pouco:** Quando se sentir confortável, comece a intercalar caminhada com corridas leves. 4. **HIIT:** Depois de um tempo, manda um HIIT na esteira. É tiro e queda pra queimar gordura! **Dica de ouro:** Não adianta nada se matar na esteira ou no elíptico e depois comer um pratão de fritura. Foque em comer comida de verdade, beber bastante água e dormir bem. Aí sim o emagrecimento vem!
Amanda Gomes
Amanda Gomes 1 semana atras
Oi Carlos! Entendo sua dúvida, é super comum! Ambos os aparelhos são ótimos para emagrecer, mas a escolha vai depender um pouco dos seus objetivos e necessidades. A esteira geralmente queima mais calorias porque o impacto é maior, o que exige mais do corpo. No entanto, o elíptico é mais gentil com as articulações, o que pode ser uma vantagem se você está começando agora ou tem algum problema no joelho ou tornozelo. Para otimizar a queima de calorias na esteira, você pode variar a inclinação e a velocidade, alternando entre caminhada e corrida. No elíptico, você pode aumentar a resistência e usar os braços para um treino mais completo. O importante é manter a frequência cardíaca em uma zona que promova a queima de gordura. Converse com um profissional de educação física na academia para te ajudar a montar um treino adequado para você.
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 1 semana atras
Carlos, sua dúvida é pertinente! Estudos mostram que a diferença na queima calórica entre a esteira e o elíptico pode ser pequena, dependendo da intensidade do exercício e do seu peso. Um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research indicou que o gasto calórico em ambos os aparelhos é similar quando a intensidade é controlada. O elíptico tem a vantagem de ser de baixo impacto, o que diminui o risco de lesões, e também trabalha mais grupos musculares, incluindo os braços e o core. Já a esteira simula a caminhada ou corrida, que são movimentos mais naturais para o corpo. Para maximizar a perda de peso, sugiro combinar o exercício aeróbico com uma dieta equilibrada e treinamento de força. Consulte um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar adequado às suas necessidades.
Leticia Martins
Leticia Martins 1 semana atras
Carlos, passando pela mesma situação! Comecei no elíptico por recomendação médica (tenho condromalácia no joelho) e confesso que no começo achava meio chato. Mas comecei a variar os treinos, colocando mais resistência, fazendo intervalos (tiros de alta intensidade seguidos de descanso) e a coisa começou a render! Sinto que fortaleceu minhas pernas e estou perdendo peso gradativamente. Já minha irmã prefere a esteira, porque ela gosta da sensação de estar correndo ao ar livre (mesmo que seja na academia). Ela intercala caminhadas com corridas leves e também tem tido bons resultados. A dica é: experimente os dois e veja qual você se sente mais à vontade e qual te motiva mais a continuar! O importante é não desistir!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta