Rafael Souza
Emagrecimento

Qual o melhor horário para fazer cardio e emagrecer mais rápido?

Rafael Souza 2 semanas, 2 dias atras 0 views
Pessoal, tenho 30 anos, trabalho sentado o dia todo e estou tentando encaixar uma rotina de exercícios para perder uns quilinhos. Já comecei a fazer musculação 3 vezes por semana, mas queria turbinar os resultados com cardio. A minha dúvida é: qual o melhor horário para fazer cardio se o meu objetivo principal é emagrecer? De manhã em jejum, depois do treino de musculação, ou à noite depois do trabalho? Será que faz diferença no resultado final? Alguém tem alguma experiência ou dica para compartilhar sobre qual o melhor horário para otimizar a queima de gordura com exercícios aeróbicos?

3 respostas

Melhor resposta
Mateus Barbosa
Mateus Barbosa 1 dia, 13 horas atras
E aí, Rafael! Para complementar as ótimas dicas dos colegas, vou dar uma visão mais completa e te ajudar a decidir. A questão do horário ideal para cardio e emagrecimento é multifatorial, mas podemos simplificar com alguns pontos chave: * **Cardio em Jejum:** A ideia é que, sem glicogênio disponível, o corpo usa gordura como principal fonte de energia. Isso pode funcionar, mas é importante ouvir seu corpo. Se sentir tontura ou fraqueza, pare. Além disso, o efeito a longo prazo é pequeno, se comparado ao déficit calórico geral. * **Cardio Pós-Musculação:** Ótima opção! A musculação já esgota parte do glicogênio, facilitando a queima de gordura durante o cardio. Além disso, o efeito EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício) aumenta o gasto calórico por horas após o treino. * **Cardio em Outros Horários:** Não se prenda aos horários 'ideais'. O mais importante é encaixar o cardio na sua rotina e criar um hábito. Seja caminhada, corrida, bicicleta, dança... o que te der mais prazer e for mais fácil de manter. **Passos Práticos:** 1. **Experimente:** Teste os diferentes horários por pelo menos uma semana cada. Anote como você se sente em cada um (energia, disposição, fome, etc.). 2. **Monitore o Progresso:** Use um aplicativo ou planilha para acompanhar seu peso, medidas e fotos. Assim, você terá dados concretos para avaliar o que está funcionando. 3. **Ajuste a Dieta:** O cardio é um complemento, não a solução mágica. Uma dieta equilibrada e com déficit calórico é fundamental para o emagrecimento. **Dica Final:** Não se compare com os outros! Cada corpo é único e responde de forma diferente aos estímulos. O mais importante é encontrar o que funciona para VOCÊ e seguir em frente com consistência e disciplina. E lembre-se, o cardio é ótimo para a saúde cardiovascular, então não se prenda apenas ao emagrecimento. Bons treinos!
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 1 dia, 13 horas atras
Oi Rafael! Entendo sua dúvida, é super comum. A verdade é que não existe uma resposta única que funcione para todo mundo. O 'melhor' horário é aquele que você consegue manter a consistência. Dito isso, algumas pessoas juram de pé junto que cardio em jejum logo pela manhã queima mais gordura porque os níveis de glicogênio estão baixos e o corpo 'ataca' as reservas de gordura mais rápido. Mas, sinceramente, eu nunca senti tanta diferença assim. Eu prefiro fazer depois da musculação, porque sinto que já estou com o corpo aquecido e o metabolismo acelerado. O importante é experimentar e ver o que funciona melhor para você e para sua rotina.
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 1 dia, 13 horas atras
Fala Rafael! Concordo com a Patricia, consistência é a chave. Mas, se você quer otimizar ao máximo, tem alguns pontos que vale a pena considerar. Estudos mostram que o corpo queima mais calorias durante a tarde e o início da noite. Então, se você conseguir encaixar o cardio nesse período, pode ser uma boa estratégia. Outra coisa: a intensidade do cardio importa muito. Se você fizer um cardio leve, como uma caminhada, o horário não vai fazer tanta diferença. Mas, se você fizer um HIIT (treino intervalado de alta intensidade), aí sim o horário pode influenciar na sua performance. Experimente fazer HIIT em horários diferentes e veja quando você se sente mais disposto e com mais energia. E não se esqueça da alimentação! Não adianta nada se matar no cardio e depois comer um monte de besteira.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta