Rafael Souza
Emagrecimento

Como perder peso sem perder peito e glúteo? Socorro!

Rafael Souza 3 meses, 2 semanas atras 1 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos, sou o Rafael, e tô numa saga pra emagrecer. Só que tenho um medo gigante de perder as curvas, sabe? Tipo, quero perder a barriga e o culote, mas não quero ficar sem peito e sem glúteo. Alguém tem alguma dica de como fazer isso? Faço musculação 3 vezes por semana e tento manter uma alimentação saudável, mas não vejo muita diferença. Será que tem algum treino específico ou dieta que ajuda a preservar a massa magra nessas áreas enquanto queimo gordura no resto do corpo? Me ajudem, por favor! Tô desesperado pra entrar em forma pro verão!

3 respostas

Melhor resposta
Leticia Martins
Leticia Martins 1 mês, 3 semanas atras
Rafael, sua preocupação é super válida e comum! A chave aqui é o EQUILÍBRIO. **Treino:** Não abandone a musculação, pelo contrário! Foque em exercícios compostos (aqueles que trabalham vários músculos ao mesmo tempo) como agachamentos, levantamento terra, supino e remada. Eles são ótimos para estimular o corpo todo e manter a massa muscular. Para peito e glúteo, como a Isabela disse, aumente a intensidade (mais peso) e o volume (mais séries e repetições). Uma dica extra: experimente usar técnicas de intensidade como drop sets e supersets para levar seus músculos ao limite. **Dieta:** Déficit calórico é importante para perder gordura, mas não pode ser radical! Diminua as calorias aos poucos (200-300 calorias por dia) para não afetar seu metabolismo e não perder massa muscular. Priorize alimentos ricos em proteína (frango, peixe, ovos, carne magra, whey protein), carboidratos complexos (aveia, batata doce, arroz integral) e gorduras boas (abacate, castanhas, azeite). **Cardio:** Faça cardio moderado (caminhada, bicicleta, elíptico) 2-3 vezes por semana para ajudar a queimar calorias, mas não exagere para não catabolizar (perder massa muscular). **Descanso:** Durma bem (7-8 horas por noite) para que seus músculos se recuperem e cresçam. **Dica final:** Seja paciente e consistente! Resultados levam tempo e exigem disciplina. Não se compare com os outros e foque no seu progresso. E procure um profissional de educação física e um nutricionista para te orientarem de forma individualizada.
Isabela Moreira
Isabela Moreira 1 mês, 3 semanas atras
Oi, Rafael! Entendo super sua preocupação, é comum em quem faz musculação ter esse medo. O segredo é focar em manter o estímulo muscular nessas áreas enquanto você está em déficit calórico para perder gordura. Continue com a musculação 3x por semana, mas aumente a intensidade e o volume nos exercícios para peito e glúteo. Por exemplo, adicione mais séries ou repetições nos exercícios de supino, crucifixo (para peito) e agachamento, elevação pélvica, stiff (para glúteo). Na dieta, foque em consumir bastante proteína (1.6-2.2g por kg de peso corporal) para ajudar na recuperação muscular e evitar a perda de massa magra. Distribua as proteínas ao longo do dia, em todas as refeições. Além disso, não corte os carboidratos drasticamente, eles são importantes para te dar energia nos treinos. Opte por carboidratos complexos, como arroz integral, batata doce e aveia. E não se esqueça das gorduras boas, como abacate, azeite e castanhas, que são essenciais para a produção de hormônios e para a saúde em geral.
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 1 mês, 3 semanas atras
Fala, Rafael! Complementando o que as meninas já falaram, tem um estudo bem interessante publicado no *Journal of Strength and Conditioning Research* que mostra que a combinação de treinamento de força com alta intensidade e uma dieta rica em proteínas é a estratégia mais eficaz para preservar a massa muscular durante o emagrecimento. Eles compararam diferentes grupos de pessoas em processo de emagrecimento e o grupo que treinou pesado e consumiu bastante proteína teve uma perda de massa muscular significativamente menor do que os outros grupos. Ou seja, não tenha medo de pegar pesado nos treinos e capriche na proteína! Além disso, considere suplementar com creatina, que pode ajudar a aumentar a força e a massa muscular.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta