Emagrecimento
Meu peso parou de baixar! Platô no emagrecimento, o que fazer?
Gustavo Pereira
2 meses, 3 semanas atras
5 views
Oi pessoal, tudo bem? Tô meio desesperado. Tenho 35 anos, comecei a fazer dieta e exercícios (musculação 3x por semana e cardio 2x) há uns 2 meses e no começo estava super animado porque estava vendo resultado rápido. Perdi uns 5kg fácil! Só que agora, faz umas 3 semanas que a balança travou. Não importa o que eu faça, o peso não sai do lugar. Continuo fazendo tudo certinho, dieta e exercícios, mas nada... Será que meu corpo acostumou? Alguém já passou por isso? O que vocês fizeram pra sair do platô no emagrecimento? Queria chegar nos 80kg, mas agora to desanimando. Qualquer dica é bem-vinda!
3 respostas
Melhor resposta
Fernanda Lima
1 mês, 1 semana atras
Gustavo, calma! Eu já passei por isso várias vezes. O platô é chato, mas tem solução. Além do que a Letícia falou, que é super importante, eu adicionaria:
* **Revise sua dieta:** Anote TUDO o que você come por uma semana, incluindo os pequenos petiscos. Às vezes, a gente esquece de contabilizar umas coisinhas que fazem diferença no final do dia.
* **Aumente o consumo de proteína:** A proteína ajuda a manter a massa muscular, o que é crucial para o metabolismo. Além disso, dá mais saciedade.
* **Varie os treinos:** O corpo se acostuma com os mesmos exercícios. Mude a ordem, o número de repetições, o peso... enfim, dê um estímulo diferente!
* **Não se pese todo dia:** A balança pode ser traiçoeira. Foque nas medidas e nas roupas, que são indicadores mais confiáveis.
**Passos práticos para sair do platô:**
1. **Recalcule suas calorias:** Use uma calculadora online e diminua umas 200-300 calorias por dia.
2. **Introduza o jejum intermitente:** Comece com 16h de jejum e veja como seu corpo reage.
3. **Aumente a ingestão de água:** Beba pelo menos 3 litros de água por dia.
4. **Faça um dia de 'refeed':** Uma vez por semana, aumente um pouco o consumo de carboidratos para dar um 'up' no metabolismo.
**Dica final:** Seja paciente e consistente. O platô é temporário. Não desista dos seus objetivos!
Leticia Martins
1 mês, 1 semana atras
Oi Gustavo! Super normal isso acontecer, viu? O corpo é inteligente e se adapta. Acontece com todo mundo! O famoso platô. Algumas coisas que podem estar acontecendo: 1) Seu corpo está precisando de um ajuste nas calorias. Como você perdeu peso, sua necessidade calórica diminuiu. Talvez seja hora de recalcular. 2) Seu metabolismo pode estar mais lento. Tente aumentar um pouco a intensidade dos seus treinos, principalmente o cardio. HIIT pode ser uma boa! 3) Às vezes, o problema não é a dieta em si, mas a falta de variedade. Tente mudar um pouco os alimentos que você come para dar um 'choque' no organismo. 4) Descanso é fundamental! Durma bem e evite estresse. O cortisol alto dificulta a perda de peso. Espero que ajude!
Vinicius Dias
1 mês, 1 semana atras
Fala Gustavo! Complementando o que as meninas disseram, tem um estudo interessante publicado no 'Journal of the International Society of Sports Nutrition' que mostra que a variação na ingestão de carboidratos (cycle carb) pode ajudar a quebrar o platô. Basicamente, você alterna dias com baixo consumo de carboidratos com dias de consumo moderado ou até alto. Isso pode ajudar a 'enganar' o metabolismo e evitar que ele se adapte à dieta. Outra coisa que funciona pra mim é o 'diet break', que é tirar uma semana da dieta, comendo de forma mais livre (mas sem exageros, claro). Isso ajuda a repor os níveis de leptina, um hormônio que regula o apetite e o metabolismo. Mas, claro, consulte um nutricionista para ver se essas estratégias são adequadas para você!
Perguntas relacionadas
Treinar em jejum queima mais gordura mesmo ou é mito?
2 respostasComo perder essa gordurinha chata das costas? Alguma dica?
4 respostasAbdominal perde barriga? Funciona ou é mito? Dúvida cruel!
3 respostasComo eliminar gordura localizada nas costas de vez? Dicas!
4 respostasSauna e cinta térmica emagrecem? É verdade ou ilusão?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta