Mateus Barbosa
Emagrecimento

Quanto tempo de cardio por dia para emagrecer de verdade?

Mateus Barbosa 1 mês, 3 semanas atras 2 views
Pessoal, tenho 35 anos, trabalho o dia todo sentado e estou querendo MUITO emagrecer uns 10kg. Já tentei várias dietas malucas, mas não consigo manter. Me falaram que fazer cardio é fundamental para queimar gordura e acelerar o metabolismo. Mas aí surgiu a dúvida: quanto tempo de cardio preciso fazer por dia para realmente ver resultados? Será que 30 minutos na esteira já ajudam, ou preciso me matar na academia por horas? Quais os melhores tipos de cardio para quem quer perder peso? Aceito dicas e experiências de quem já passou por isso!

2 respostas

Melhor resposta
Ana Silva
Ana Silva 1 semana, 1 dia atras
Oi Mateus! Compartilho minha experiência: eu emagreci 12kg em 4 meses combinando musculação com cardio. Comecei com 40 minutos de caminhada na esteira (com inclinação) 5 vezes por semana. Depois de um mês, aumentei para 1 hora e incluí 2 sessões de HIIT por semana (20 minutos cada). O segredo foi a consistência e a alimentação. Consultei uma nutricionista que me ajudou a montar um plano alimentar personalizado. Além disso, descobri que dançar zumba 3x na semana me dava um animo maior, e me ajudou a queimar calorias de forma divertida! Sobre o tempo ideal de cardio, como o Carlos falou, depende muito. Mas uma revisão de estudos científicos publicada no *Journal of the American College of Nutrition* mostrou que, em média, 150 a 250 minutos de cardio por semana (divididos em várias sessões) são suficientes para promover uma perda de peso significativa. Experimente diferentes tipos de cardio e veja o que funciona melhor para você. O importante é encontrar algo que você goste e consiga manter a longo prazo. **Passos práticos para começar:** 1. **Defina um objetivo realista:** Comece com 30 minutos de cardio moderado 3 vezes por semana. 2. **Escolha um tipo de cardio que você goste:** Caminhada, corrida, bicicleta, natação, dança… O importante é se divertir! 3. **Aumente gradualmente a intensidade e duração:** A cada semana, adicione 5-10 minutos ou aumente a intensidade do exercício. 4. **Monitore sua frequência cardíaca:** Use um monitor cardíaco ou aplicativo para garantir que você está na zona de queima de gordura (geralmente entre 60% e 70% da sua frequência cardíaca máxima). 5. **Não se esqueça da alimentação:** Consulte um nutricionista para criar um plano alimentar adequado às suas necessidades. **Dica final:** Não se compare com os outros. Cada pessoa tem seu próprio ritmo. Seja paciente e persistente, e você vai alcançar seus objetivos!
Carlos Mendes
Carlos Mendes 1 semana, 1 dia atras
Mateus, entendo sua frustração com as dietas! O cardio é um ótimo aliado, mas sozinho não faz milagre. O tempo ideal de cardio para emagrecer varia muito de pessoa para pessoa. Depende do seu nível de condicionamento físico, intensidade do exercício e, principalmente, da sua dieta. Para começar, eu sugiro 30 minutos de cardio moderado (caminhada rápida, bicicleta ergométrica) de 3 a 5 vezes por semana. O importante é manter uma frequência cardíaca que te deixe um pouco ofegante, mas ainda consiga conversar. Com o tempo, você pode aumentar a duração para 45-60 minutos ou aumentar a intensidade, como intervalados de alta intensidade (HIIT). O HIIT é uma ótima opção, pois queima muitas calorias em pouco tempo e ainda acelera o metabolismo por horas após o treino. Mas atenção: comece com calma e consulte um profissional de educação física para te orientar e evitar lesões. E não esqueça da alimentação! Sem uma dieta equilibrada, o cardio não vai te dar os resultados que você espera.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta