Emagrecimento
Treinar em jejum emagrece mais ou é perigoso para a saúde?
Fernanda Lima
3 meses, 2 semanas atras
11 views
Oi, pessoal! Tenho uma dúvida que não sai da minha cabeça. Ultimamente, tenho lido muito sobre treinar em jejum para emagrecer mais rápido. A ideia de queimar gordura logo de manhã me parece ótima, mas também fico preocupada com os riscos. Tenho 32 anos, trabalho sentada o dia todo e tento ir à academia pelo menos 3 vezes por semana. Meu objetivo é perder uns 5kg e definir um pouco o corpo. Será que essa prática de treinar em jejum realmente funciona para emagrecimento, ou pode ser prejudicial à saúde, causando hipoglicemia, perda de massa muscular ou outros problemas? Alguém tem experiência com isso? Quais os prós e contras?
4 respostas
Melhor resposta
Leticia Martins
1 mês, 3 semanas atras
Oi, Fer! Eu adoro treinar em jejum, mas demorei um tempinho para me adaptar. O principal é saber o que você vai comer depois do treino. Eu faço assim: treino de manhã (musculação ou cardio leve), tomo um shake de whey protein com creatina logo depois e, uma hora depois, faço um café da manhã reforçado com ovos, frutas e aveia. Assim, eu sinto que queimo mais gordura sem perder massa muscular. Mas ATENÇÃO: se você nunca fez, comece com calma! Um treino leve, tipo uma caminhada, e veja como você se sente. Aos poucos, você pode aumentar a intensidade e duração. E o mais importante: beba bastante água antes, durante e depois do treino!
Camila Rodrigues
1 mês, 3 semanas atras
Oi, Fernanda! Eu já experimentei treinar em jejum algumas vezes e, para mim, não funcionou muito bem. No começo, até senti uma leve perda de peso, mas depois comecei a me sentir muito fraca durante os treinos e com muita fome depois. Acho que o importante é entender como seu corpo reage a essa prática. Se você for tentar, comece com treinos leves e observe como se sente. Se perceber qualquer sinal de fraqueza, tontura ou mal-estar, pare imediatamente. E não se esqueça de consultar um profissional de educação física ou nutricionista antes de fazer qualquer mudança na sua rotina de exercícios e alimentação.
Daniel Ribeiro
1 mês, 3 semanas atras
Fernanda, treinar em jejum pode, sim, aumentar a queima de gordura, mas não é uma mágica. O que acontece é que, em jejum, seus níveis de insulina estão mais baixos, o que teoricamente facilita a mobilização da gordura como fonte de energia. No entanto, isso não significa que você vai emagrecer mais no geral se não estiver em déficit calórico. Além disso, algumas pesquisas mostram que o corpo pode usar massa muscular como energia se você não tiver glicogênio suficiente (que vem dos carboidratos). Pra mim, o principal ponto é: você consegue manter a intensidade do treino em jejum? Se não, talvez não valha a pena. E, claro, cada corpo é diferente! Faça testes e veja como você se sente.
Carlos Mendes
1 mês, 3 semanas atras
Fernanda, a questão de treinar em jejum é bem individual e depende muito do seu histórico e objetivos. Do ponto de vista fisiológico, o treino em jejum pode aumentar a oxidação de gordura (queima de gordura) durante o exercício, mas isso não necessariamente se traduz em maior perda de peso a longo prazo. Um estudo publicado no *Journal of the International Society of Sports Nutrition* mostrou que, embora o treino em jejum aumente a oxidação de gordura, não houve diferença significativa na perda de peso entre os grupos que treinaram em jejum e os que treinaram alimentados. O mais importante é manter uma dieta equilibrada e um programa de exercícios consistente. Além disso, é fundamental monitorar sua glicemia e pressão arterial para garantir que esteja tudo ok. Se você tem alguma condição médica preexistente, consulte um médico antes de iniciar qualquer tipo de treino em jejum.
Perguntas relacionadas
Treinar em jejum queima mais gordura mesmo ou é mito?
2 respostasComo perder essa gordurinha chata das costas? Alguma dica?
4 respostasAbdominal perde barriga? Funciona ou é mito? Dúvida cruel!
3 respostasComo eliminar gordura localizada nas costas de vez? Dicas!
4 respostasSauna e cinta térmica emagrecem? É verdade ou ilusão?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta