Exercicios em Casa
Dumbbell de quantos quilos comprar para treinar em casa?
Felipe Araujo
2 meses, 1 semana atras
3 views
Oi pessoal, tudo bem?
Tenho 28 anos, trabalho o dia todo no computador e to querendo começar a me exercitar em casa pra sair do sedentarismo. Não tenho grana pra academia agora, então pensei em comprar uns dumbbells pra fazer uns exercícios básicos. Mas tô super perdido! Não sei de quantos quilos comprar. Alguém pode me dar uma luz? Queria algo que desse pra fazer exercícios pros braços, ombros, pernas... Enfim, um treino completo! Aceito sugestões de exercícios também, se puderem ajudar. Valeu!
4 respostas
Melhor resposta
Mateus Barbosa
3 semanas, 1 dia atras
Felipe, a escolha do peso do dumbbell depende muito do seu nível de condicionamento físico atual e dos seus objetivos. Se você é totalmente iniciante, começar com pesos mais leves (tipo 2kg a 3kg) é uma boa para aprender a técnica correta dos exercícios e evitar lesões.
Conforme você for ganhando força, pode ir aumentando gradualmente o peso. Uma dica legal é fazer um teste: escolha um exercício (tipo rosca direta) e veja quantos quilos você consegue levantar com boa forma por 8-12 repetições. Esse vai ser seu ponto de partida.
Outra coisa importante: não se prenda só ao peso! A forma como você executa o exercício é fundamental. Preste atenção na postura, contraia os músculos corretamente e faça os movimentos de forma controlada. Isso vai te ajudar a ter melhores resultados e evitar dores e lesões. E procure um profissional de Educação Física para te auxiliar, nem que seja online, para montar um treino personalizado pra você! Isso faz toda a diferença.
Pedro Oliveira
3 semanas, 1 dia atras
Fala, Felipe! Beleza?
Começar a treinar em casa é uma ótima ideia! Pra escolher o peso dos dumbbells, a parada é o seguinte: você tem que conseguir fazer pelo menos 8 repetições com boa forma, mas sentir que tá chegando no limite na décima segunda repetição. Se tiver fácil demais, o peso tá leve. Se não conseguir fazer 8 repetições, tá pesado demais.
Pra começar, acho que um par de 3kg e um par de 5kg seria legal. Com o tempo, você pode ir aumentando a carga. E não se esqueça do aquecimento antes e alongamento depois!
Ana Silva
3 semanas, 1 dia atras
Oi Felipe! Complementando o que o Pedro falou, uma boa estratégia é usar pesos diferentes para grupos musculares diferentes. Por exemplo, geralmente a gente consegue levantar mais peso para exercícios de perna do que para exercícios de braço.
Além disso, considere comprar dumbbells ajustáveis. Eles são um pouco mais caros no começo, mas a longo prazo compensam bastante, porque você pode ir aumentando o peso conforme for ficando mais forte. Da uma olhada em videos no YouTube sobre exercicios com dumbbells, voce encontra muita coisa boa para iniciantes.
Amanda Gomes
3 semanas, 1 dia atras
Olá, Felipe! Tudo bem?
Para complementar as ótimas dicas dos colegas, gostaria de adicionar uma perspectiva mais científica à escolha dos seus dumbbells. Estudos mostram que, para hipertrofia (ganho de massa muscular), o ideal é trabalhar com uma carga que permita realizar entre 6 e 12 repetições com boa forma, chegando à falha muscular (quando não consegue mais realizar o movimento corretamente). Para resistência muscular, o ideal seria entre 15 e 20 repetições.
Então, a dica é: comece com um peso que te permita fazer entre 10-12 repetições de um exercício específico, como o supino reto com dumbbells. Se você conseguir fazer mais de 12 repetições com facilidade, aumente o peso. Se não conseguir fazer 6 repetições, diminua o peso. Anote esses pesos para cada grupo muscular.
Além disso, a velocidade de execução do movimento também influencia no resultado. A fase excêntrica (quando você abaixa o peso) deve ser mais lenta e controlada do que a fase concêntrica (quando você levanta o peso). Isso aumenta o tempo sob tensão dos músculos e potencializa o ganho de força e massa muscular.
Por fim, lembre-se que a progressão de carga é fundamental. Conforme você for ficando mais forte, precisa aumentar o peso dos dumbbells para continuar desafiando seus músculos e promovendo o crescimento. Uma estratégia interessante é aumentar o peso em pequenos incrementos (tipo 0,5kg ou 1kg) a cada semana ou a cada duas semanas. Consulte um profissional para te ajudar a periodizar seus treinos.
Perguntas relacionadas
Treinar em casa dá o mesmo resultado que na academia? Tô na dúvida!
4 respostasElástico de treino: quais exercícios vocês recomendam pra fazer em casa?
2 respostasQuais os melhores exercícios em casa para perder culote rápido?
4 respostasYoga ou pilates em casa: qual o melhor para iniciantes?
2 respostasElástico de treino: melhores exercícios para cada músculo do corpo?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta