Leticia Martins
Exercicios em Casa

Dumbbell de quantos quilos comprar para treinar em casa? Iniciante

Leticia Martins 1 mês, 4 semanas atras 2 views
Oi, pessoal! Tudo bem? Tô querendo começar a treinar em casa, mas tô super perdida com os pesos dos dumbbells. Tenho 25 anos, trabalho o dia todo sentada e queria começar a fazer uns exercícios pra fortalecer o corpo e ganhar um pouco de massa magra, sabe? Não quero ficar musculosa, só mais tonificada. Qual o peso ideal de dumbbell pra iniciante? Preciso comprar vários pesos diferentes? A ideia é focar em exercícios básicos tipo agachamento, remada, supino… Será que um kit com pesos variados é uma boa opção? Me ajudem, por favor! Tô bem confusa e não quero gastar dinheiro à toa.

4 respostas

Melhor resposta
Amanda Gomes
Amanda Gomes 1 semana, 4 dias atras
Oi, Letícia! Que legal que você está começando a treinar em casa! Eu também treino em casa há um tempo e adoro! Com a minha experiência, eu te digo: o melhor é investir em dumbbells ajustáveis. Sabe aqueles que você pode colocar anilhas e mudar o peso? Eles são ótimos porque você não precisa comprar um monte de pesos diferentes e economiza espaço. Comecei com uns 2kg em cada e fui aumentando aos poucos. Uma dica: não se prenda só ao peso! Foca na execução correta dos movimentos, contraindo bem os músculos. Uma outra coisa que me ajudou MUITO foi procurar vídeos de treinos no YouTube. Tem vários canais que ensinam exercícios com dumbbell para iniciantes e mostram a forma correta de fazer. Assim, você evita lesões e aproveita ao máximo o treino! Ah, e não se esqueça do aquecimento antes e do alongamento depois! Isso faz toda a diferença para evitar dores e melhorar a recuperação muscular. Boa sorte nos seus treinos!
Felipe Araujo
Felipe Araujo 1 semana, 4 dias atras
Oi, Leticia! Entendo sua dúvida, é super comum no começo. Para iniciantes, geralmente recomendo começar com pesos mais leves e ir aumentando gradualmente. Para mulheres, um par de dumbbells de 1kg a 2kg pode ser um bom ponto de partida para exercícios como elevação lateral, bíceps e tríceps. Para exercícios que exigem mais força, como agachamento e remada, você pode precisar de um peso um pouco maior, tipo 3kg a 5kg. A melhor forma de saber qual o peso ideal para você é testar. Faça um teste com um peso leve e veja se consegue fazer 12-15 repetições com boa forma. Se for muito fácil, aumente o peso até sentir um desafio nas últimas repetições. Se não conseguir completar 8 repetições, diminua o peso. Um kit com pesos variados pode ser uma boa opção, pois permite que você ajuste o peso de acordo com o exercício e seu progresso. Mas, se estiver com orçamento limitado, comece com um ou dois pares de pesos e vá comprando outros à medida que precisar.
Isabela Moreira
Isabela Moreira 1 semana, 4 dias atras
Leticia, sua dúvida é pertinente! A escolha do peso do dumbbell depende muito do seu nível de condicionamento físico atual e dos seus objetivos. Como você mencionou que é iniciante e quer tonificar, sugiro focar na amplitude de movimento e na execução correta dos exercícios, antes de se preocupar em pegar muito peso. Um estudo publicado no *Journal of Strength and Conditioning Research* demonstrou que treinos com cargas moderadas (60-70% da sua carga máxima) e um número maior de repetições (12-15) são eficazes para promover a hipertrofia muscular em mulheres. Isso significa que você não precisa pegar pesos absurdos para ver resultados! Eu sugiro que você comece com um par de dumbbells de 2kg a 3kg para os exercícios de membros superiores (bíceps, tríceps, ombros) e um par de 5kg a 7kg para os exercícios de membros inferiores (agachamento, afundo). Vá aumentando o peso gradualmente, à medida que se sentir mais forte e confortável. Lembre-se de sempre priorizar a técnica correta para evitar lesões.
Vinicius Dias
Vinicius Dias 1 semana, 4 dias atras
Fala, Leticia! Beleza? Complementando o que a galera já falou, uma coisa que ajuda MUITO é você pensar nos grupos musculares que você vai trabalhar. Por exemplo, para bíceps e tríceps, geralmente a gente usa menos peso do que para exercícios de perna, como agachamento ou afundo. Outra dica é você testar os pesos numa loja de artigos esportivos, se possível. Assim, você sente na prática qual peso é desafiador, mas ainda permite que você faça as repetições com boa forma. E não tenha medo de pedir ajuda para um profissional de educação física, mesmo que seja online. Ele pode te ajudar a montar um treino personalizado e te orientar sobre os pesos ideais para você. E lembre-se: consistência é a chave! Não adianta pegar o peso mais pesado logo de cara e treinar só uma vez por semana. O importante é treinar regularmente, com pesos que te desafiem, mas que permitam que você mantenha a boa forma.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta