Exercicios em Casa
Treino de pernas em casa só com peso corporal funciona mesmo?
Maria Costa
1 mês, 1 semana atras
0 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentada e tô querendo começar a me exercitar, mas a grana tá curta pra academia. Queria saber se dá pra ter resultados treinando pernas em casa, usando só o peso do corpo. Sinto que minhas pernas estão fracas e queria fortalecer, mas não sei se só agachamento e afundo vão fazer diferença. Alguém tem experiência com isso? Quais exercícios vocês recomendam? Será que realmente funciona pra ganhar massa muscular ou só pra dar uma tonificada leve?
2 respostas
Melhor resposta
Gustavo Pereira
2 dias, 2 horas atras
Maria, como o Carlos disse, dá para ter resultados sim, mas é importante entender as limitações. Com o peso do corpo, você vai conseguir melhorar a resistência muscular, a força e tonificar as pernas. Ganhar MUITA massa muscular vai ser mais difícil, porque você não está adicionando carga externa.
Para maximizar os resultados, você pode usar algumas estratégias:
* **Diminuir o tempo de descanso:** Descansos mais curtos aumentam a intensidade do treino.
* **Aumentar o número de repetições:** Chegue perto da falha muscular em cada série.
* **Fazer exercícios unilaterais:** Agachamento búlgaro, afundo e elevação de quadril unilateral são ótimos para trabalhar cada perna individualmente e aumentar a intensidade.
* **Adicionar isometria:** Segure a posição mais difícil do agachamento ou afundo por alguns segundos. Isso aumenta o tempo sob tensão e recruta mais fibras musculares.
* **Aumentar o volume de treino:** Faça mais séries e repetições ao longo da semana.
E não se esqueça da alimentação! Para ganhar massa muscular (mesmo que seja pouca), você precisa consumir proteína suficiente.
Carlos Mendes
2 dias, 2 horas atras
Oi, Maria! Treinar pernas em casa com peso corporal funciona sim, principalmente se você está começando agora. O importante é a progressão. No começo, o peso do corpo vai ser um bom estímulo, mas com o tempo você vai precisar aumentar a dificuldade para continuar vendo resultados.
Alguns exercícios que você pode fazer: agachamento (normal, sumô, búlgaro), afundo (normal, lateral, reverso), elevação de quadril, stiff com toalha (segurando as pontas da toalha embaixo dos pés para simular uma carga) e panturrilha no degrau. Tenta fazer 3-4 séries de 12-15 repetições de cada exercício, descansando uns 45-60 segundos entre as séries.
E uma dica extra: foca na execução correta dos movimentos! É melhor fazer menos repetições com boa forma do que um monte de repetições 'roubando' no exercício.
Perguntas relacionadas
Treinar em casa dá o mesmo resultado que na academia? Tô na dúvida!
4 respostasElástico de treino: quais exercícios vocês recomendam pra fazer em casa?
2 respostasQuais os melhores exercícios em casa para perder culote rápido?
4 respostasYoga ou pilates em casa: qual o melhor para iniciantes?
2 respostasElástico de treino: melhores exercícios para cada músculo do corpo?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta