Exercicios em Casa
Treino de glúteo em casa sem equipamento dá resultado mesmo?
Patricia Carvalho
1 mês, 1 semana atras
2 views
Oi, pessoal! Tenho 32 anos e estou tentando melhorar minha forma física, mas a grana tá curta pra academia. Vejo muita gente falando de treino de glúteo em casa, usando só o peso do corpo. Funciona mesmo? Tipo, dá pra ver alguma diferença visível, um pump legal, ou é só perda de tempo? Tenho medo de me dedicar e não ter resultado nenhum. Alguém que já testou pode me dar um help? Quais exercícios seriam os mais eficientes para glúteo em casa sem equipamento? E com que frequência preciso treinar pra ver alguma melhora?
2 respostas
Melhor resposta
Julia Santos
2 semanas, 5 dias atras
Patrícia, com certeza dá resultado, mas a chave é a progressão e a intensidade! Não adianta fazer sempre os mesmos exercícios, com a mesma carga (que no caso é o peso do seu corpo), para sempre. Seu corpo se adapta, e o resultado estagna.
**Entenda o princípio da sobrecarga progressiva:**
A sobrecarga progressiva é um princípio fundamental no treinamento de força. Significa aumentar gradualmente a demanda sobre seus músculos ao longo do tempo. Isso pode ser feito de diversas maneiras:
* **Aumentando o número de repetições:** Se 15 repetições estão fáceis, tente 20.
* **Diminuindo o tempo de descanso entre as séries:** Isso aumenta a intensidade do treino.
* **Usando variações mais difíceis dos exercícios:** Por exemplo, passar do agachamento normal para o agachamento búlgaro (com uma perna apoiada em um banco).
* **Adicionando peso:** Mesmo sem equipamento, você pode usar garrafas de água, sacos de arroz, ou até mesmo um elástico de resistência.
**Sugestão de treino para começar:**
* **Aquecimento:** 5 minutos de polichinelos, elevação de joelhos e rotação de tronco.
* **Treino:**
* Agachamento: 3 séries de 15 repetições
* Agachamento búlgaro: 3 séries de 12 repetições por perna
* Elevação pélvica: 3 séries de 20 repetições
* Ponte unilateral: 3 séries de 15 repetições por perna
* Chute posterior: 3 séries de 15 repetições por perna
* Abdução de quadril com caneleira improvisada: 3 séries de 20 repetições por perna
* **Alongamento:** 5 minutos, focando nos músculos do glúteo e das pernas.
**Frequência:** Treine 3 vezes por semana, com um dia de descanso entre os treinos.
**Dica extra:** Foque na conexão mente-músculo. Sinta o glúteo trabalhando em cada repetição. Isso faz toda a diferença!
Lembre-se que a alimentação também é crucial para o resultado. Uma dieta rica em proteínas e carboidratos complexos vai te ajudar a construir massa muscular e ter mais energia para os treinos. Procure um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar adequado às suas necessidades.
Bruna Nascimento
2 semanas, 5 dias atras
Oi, Patricia! Super entendo sua dúvida! Eu também já passei por isso. Treino de glúteo em casa sem equipamento dá resultado SIM, mas precisa de consistência e técnica correta. Não espere resultados da noite para o dia, mas com o tempo você vai notar a diferença.
Alguns exercícios que eu acho super eficientes são:
* **Agachamento:** O básico que não pode faltar. Tenta fazer variações como agachamento sumô (com as pernas mais afastadas e os pés virados para fora) pra pegar mais o glúteo.
* **Elevação pélvica:** Deitada no chão, com os joelhos dobrados, eleve o quadril contraindo bem o glúteo. Você pode fazer variações como a elevação pélvica unilateral (com uma perna só) pra aumentar a intensidade.
* **Ponte:** Similar à elevação pélvica, mas com os ombros apoiados em um banco ou cadeira, o que aumenta a amplitude do movimento.
* **Chute posterior:** Apoie as mãos e os joelhos no chão e chute uma perna para trás, mantendo o joelho flexionado. Contraia bem o glúteo durante o movimento.
* **Abdução de quadril:** Deitada de lado, eleve a perna de cima, mantendo-a esticada. Você pode usar uma caneleira improvisada com garrafas pet cheias de água pra aumentar a intensidade.
Eu treino glúteo em casa 3 vezes por semana, com um dia de descanso entre os treinos. Faço 3 séries de 15 repetições de cada exercício. O mais importante é sentir o glúteo trabalhando durante o movimento. Se estiver fácil demais, aumente o número de repetições ou adicione peso (pode ser uma mochila com livros, por exemplo).
Perguntas relacionadas
Treinar em casa dá o mesmo resultado que na academia? Tô na dúvida!
4 respostasElástico de treino: quais exercícios vocês recomendam pra fazer em casa?
2 respostasQuais os melhores exercícios em casa para perder culote rápido?
4 respostasYoga ou pilates em casa: qual o melhor para iniciantes?
2 respostasElástico de treino: melhores exercícios para cada músculo do corpo?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta