Exercicios em Casa
Yoga ou Pilates em casa para iniciantes: Qual o melhor?
Rafael Souza
1 mês, 1 semana atras
0 views
Olá pessoal! Tudo bem? Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e sinto muita dor nas costas. Quero começar a me exercitar em casa, mas estou super indeciso entre yoga e pilates. Nunca fiz nenhum dos dois antes, então sou totalmente iniciante.
Qual dos dois vocês acham que seria mais indicado para quem está começando e buscando aliviar dores nas costas e melhorar a postura? Levando em conta que quero fazer em casa, sem equipamentos caros ou academia. E qual a diferença principal entre eles, para eu tomar uma decisão mais informada? Agradeço qualquer ajuda!
3 respostas
Melhor resposta
Gustavo Pereira
2 dias, 6 horas atras
E aí, Rafael! Beleza? Olha, os dois são sensacionais, mas vou dar meu pitaco com um pouco mais de embasamento. Pilates é excelente para estabilização da coluna e fortalecimento do core, como o Lucas já mencionou. Um estudo publicado no 'Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy' mostrou que o Pilates é eficaz na redução da dor lombar crônica. Já o Yoga, especialmente as modalidades mais suaves como Hatha Yoga ou Restorative Yoga, pode ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular, o que indiretamente alivia a dor nas costas.
Minha sugestão: comece com Pilates para fortalecer a musculatura e depois incorpore o Yoga para flexibilidade e relaxamento. Comece com 2-3 vezes por semana e aumente gradualmente. Procura por aulas de 'Pilates para iniciantes' ou 'Yoga para iniciantes' no YouTube. Atenção à postura durante os exercícios, e se sentir alguma dor aguda, pare imediatamente e procure um profissional. Para dor nas costas, procure posturas de extensão da coluna (como a postura da cobra no Yoga) e exercícios de fortalecimento abdominal (como o 'dead bug' no Pilates).
Lucas Ferreira
2 dias, 6 horas atras
Fala Rafael! Cara, os dois são ótimos, mas com focos diferentes. Yoga geralmente trabalha mais flexibilidade, equilíbrio e força através de posturas (asanas) e técnicas de respiração (pranayamas). Pilates foca mais no fortalecimento do core, que é o centro do seu corpo, e no controle dos movimentos. Para dor nas costas e postura, o Pilates pode ser um pouco mais direto, porque ele trabalha muito os músculos que sustentam a coluna. Mas o yoga também ajuda muito a relaxar a musculatura tensa.
Para começar em casa, tem muitos vídeos no YouTube com aulas para iniciantes de yoga e pilates. Experimenta os dois e vê qual você curte mais! O importante é começar devagar e prestar atenção no seu corpo.
Felipe Araujo
2 dias, 6 horas atras
Fala, Rafael! Entendo sua dor, também já passei por isso. Minha dica é: experimenta os dois, mas com foco no Pilates inicialmente. O Pilates me ajudou MUITO a fortalecer o abdômen e a lombar, o que diminuiu drasticamente minhas dores nas costas. Além disso, o Pilates te ensina a ter mais consciência corporal, o que é fundamental para manter uma boa postura no dia a dia.
**Passos práticos para começar:**
1. **Vídeos no YouTube:** Comece com vídeos de 15-20 minutos para iniciantes. Tem MUITO conteúdo bom por lá.
2. **Frequência:** Faça 3 vezes por semana, em dias alternados.
3. **Equipamentos:** No começo, só um colchonete já basta. Com o tempo, você pode investir em uma faixa elástica para aumentar a intensidade dos exercícios.
4. **Exercícios chave:** Foca em exercícios como 'the hundred', 'roll up', 'single leg stretch' e 'double leg stretch'. Todos eles fortalecem o core e a lombar.
5. **Dica Final:** Não tenha pressa! Comece com movimentos lentos e controlados, prestando atenção na sua postura. Se sentir dor, pare e descanse. O importante é ser consistente e ter paciência. Com o tempo, você vai sentir a diferença!
Perguntas relacionadas
Treinar em casa dá o mesmo resultado que na academia? Tô na dúvida!
4 respostasElástico de treino: quais exercícios vocês recomendam pra fazer em casa?
2 respostasQuais os melhores exercícios em casa para perder culote rápido?
4 respostasYoga ou pilates em casa: qual o melhor para iniciantes?
2 respostasElástico de treino: melhores exercícios para cada músculo do corpo?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta