Exercicios em Casa
Yoga ou Pilates em casa para iniciantes: Qual o melhor?
Fernanda Lima
1 mês, 2 semanas atras
9 views
Oi, pessoal! Tudo bem? Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentada e sinto muita dor nas costas. Queria começar a me exercitar em casa, porque não tenho tempo de ir para academia. Estou pensando em fazer yoga ou pilates, mas não sei qual seria melhor para mim, que sou totalmente iniciante.
Meu objetivo principal é aliviar as dores nas costas e melhorar a postura. Também queria algo que me ajudasse a relaxar depois de um dia estressante. Qual das duas modalidades vocês acham mais indicada para quem está começando e quais os benefícios de cada uma? Alguém tem alguma experiência para compartilhar?
3 respostas
Melhor resposta
Vinicius Dias
4 semanas, 1 dia atras
Fernanda, que legal que você está buscando se exercitar em casa! Eu sou professor de pilates e yoga e posso te dar uma visão mais completa. Tanto o pilates quanto o yoga são excelentes opções para iniciantes, mas a escolha ideal depende dos seus objetivos e preferências individuais.
**Pilates:** É focado no fortalecimento do core (músculos abdominais, lombares e pélvicos), melhora da postura, flexibilidade e consciência corporal. É ótimo para quem tem dores nas costas, pois fortalece os músculos que sustentam a coluna.
**Yoga:** Envolve posturas (asanas), técnicas de respiração (pranayamas) e meditação. Melhora a flexibilidade, força, equilíbrio, reduz o estresse e promove o bem-estar geral.
**Passos Práticos para Começar:**
1. **Pilates:** Comece com aulas online para iniciantes. Foque nos exercícios básicos como o hundred, roll up modificado e leg circles. Preste atenção na sua postura e respiração. Use um colchonete e, se precisar, uma faixa elástica.
2. **Yoga:** Comece com aulas de Hatha Yoga ou Yoga Restaurativa. Essas modalidades são mais lentas e focadas em iniciantes. Experimente posturas como a postura da criança (Balasana), cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Svanasana) e guerreiro II (Virabhadrasana II). Use um tapete de yoga e, se precisar, blocos para te ajudar nas posturas.
**Dica Final:** Não tenha pressa! O importante é começar devagar, respeitar os seus limites e, principalmente, se divertir. Com o tempo, você vai perceber qual modalidade te traz mais benefícios e prazer. Uma combinação dos dois também pode ser uma ótima opção. E lembre-se, procure um profissional para te orientar, mesmo que seja online!
Amanda Gomes
4 semanas, 1 dia atras
Oi, Fernanda! Entendo super sua dúvida, porque também já estive nessa situação. Comecei com pilates em casa há uns dois anos e adorei! Para quem tem dor nas costas, o pilates é maravilhoso porque fortalece o core, que é tipo o centro do nosso corpo. Fortalecendo essa região, a gente consegue sustentar melhor a coluna e evitar as dores.
No começo, comprei umas aulas online e seguia os vídeos. Tem vários canais no YouTube também com aulas gratuitas para iniciantes. O pilates ajuda muito na postura e também alonga o corpo, o que é ótimo para quem fica muito tempo sentada. Uma dica: comece devagar e não force muito no início, para evitar lesões.
Carlos Mendes
4 semanas, 1 dia atras
Fernanda, ambas as opções são ótimas para iniciantes e para quem busca alívio das dores nas costas. A diferença principal está na abordagem. O yoga foca muito na flexibilidade, equilíbrio e respiração, enquanto o pilates enfatiza o fortalecimento do core e a precisão dos movimentos.
Um estudo publicado no *Journal of Physical Therapy Science* mostrou que tanto yoga quanto pilates podem reduzir significativamente a dor lombar crônica. Se você busca algo mais relaxante e com foco na mente, talvez o yoga seja mais interessante. Se prefere algo que trabalhe mais o fortalecimento muscular, o pilates pode ser a melhor opção. Experimente os dois e veja qual te agrada mais! E importante: procure um profissional qualificado para te orientar, mesmo que seja online.
Perguntas relacionadas
Treinar em casa dá o mesmo resultado que na academia? Tô na dúvida!
4 respostasElástico de treino: quais exercícios vocês recomendam pra fazer em casa?
2 respostasQuais os melhores exercícios em casa para perder culote rápido?
4 respostasYoga ou pilates em casa: qual o melhor para iniciantes?
2 respostasElástico de treino: melhores exercícios para cada músculo do corpo?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta