Hipertrofia
Como ter costas largas e cintura fina? Shape em V feminino
Fernanda Lima
3 meses atras
10 views
Oi pessoal! Tenho 28 anos e malho há uns 2 anos, mas sinto que meu shape ainda não está do jeito que eu quero. Queria muito conquistar aquele shape em V, sabe? Costas mais largas e cintura fininha. Foco em hipertrofia, claro, mas sem ficar masculinizada. Alguém tem dicas de treino e dieta pra me ajudar a construir esse físico? Quais exercícios são melhores para dar largura nas costas e como afinar a cintura ao mesmo tempo? Me ajudem a montar um plano eficaz, por favor! Também queria saber se tem algum segredo na execução dos exercícios, tipo cadência ou amplitude, para otimizar os resultados e evitar lesões.
3 respostas
Melhor resposta
Maria Costa
1 mês, 3 semanas atras
Olá Fernanda! Para conquistar o shape em V, é importante entender que a largura das costas vem principalmente do músculo latíssimo do dorso (o famoso 'asa'). Para desenvolvê-lo, foque em exercícios de puxada vertical (barra fixa, puxada alta) e remada horizontal (remada curvada, remada serrote). Uma dica é usar uma pegada mais aberta nas puxadas para enfatizar o trabalho do latíssimo.
Um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research mostrou que exercícios de remada com diferentes ângulos ativam diferentes partes dos músculos das costas, então a variação é importante.
Para a cintura, além de uma dieta adequada para reduzir a gordura corporal (principalmente gordura visceral), você pode trabalhar os músculos oblíquos do abdômen com exercícios como rotações com halteres (com moderação para não engrossar demais a cintura) e prancha lateral com rotação. Mas o mais importante é fortalecer o core como um todo para melhorar a postura e dar uma aparência mais fina à cintura. E lembre-se: a genética também influencia muito no formato do corpo. Algumas pessoas têm mais facilidade em construir massa muscular nas costas do que outras. Não se frustre se os resultados não vierem tão rápido quanto você gostaria. Mantenha a consistência e eventualmente você chegará lá!
**Passos Práticos:**
1. **Treino de Costas:** Inclua barra fixa (com assistência se necessário), puxada alta com pegada aberta, remada curvada e remada serrote no seu treino, 2-3 vezes por semana.
2. **Treino de Core:** Faça prancha frontal, prancha lateral, abdominal infra e rotações com halteres 2-3 vezes por semana.
3. **Dieta:** Consulte um nutricionista para montar um plano alimentar com déficit calórico moderado e alta ingestão de proteínas.
4. **Descanso:** Durma 7-8 horas por noite e tire pelo menos um dia de descanso completo na semana.
5. **Hidratação:** Beba bastante água ao longo do dia.
**Dica Final:** Tire fotos do seu progresso a cada 2-4 semanas para acompanhar seus resultados e se manter motivada. Ajuste o seu treino e a sua dieta conforme necessário e não tenha medo de pedir ajuda a um profissional.
Carlos Mendes
1 mês, 3 semanas atras
Fernanda, entendo super sua busca! O shape em V é o objetivo de muita gente. Para as costas, foque em exercícios compostos como barra fixa (com assistência se precisar), remada curvada com barra (pegada pronada e supinada), puxada alta (frente e nuca) e remada cavalinho. Esses exercícios recrutam vários músculos das costas ao mesmo tempo, promovendo um crescimento mais uniforme.
Para a cintura, o segredo não é fazer mil abdominais laterais (isso pode até engrossar a cintura!), mas sim trabalhar o core de forma completa para estabilizar a coluna e ter uma boa postura. Prancha (frontal e lateral), abdominal infra e exercícios de rotação do tronco são ótimos. Além disso, a dieta é fundamental! Um déficit calórico moderado (cerca de 300-500 calorias abaixo do que você gasta) e uma boa ingestão de proteínas (1,6 a 2,2g por kg de peso corporal) vão te ajudar a perder gordura e construir músculos.
Lembre-se: a paciência é fundamental. Resultados consistentes levam tempo e dedicação. Não se compare com outras pessoas e foque em sua própria jornada. E não se esqueça de consultar um profissional de educação física e um nutricionista para um acompanhamento individualizado.
Daniel Ribeiro
1 mês, 3 semanas atras
Fernanda, como o Carlos disse, a combinação de exercícios certos e dieta é crucial. Mas quero adicionar alguns pontos importantes. Primeiro, preste atenção na amplitude dos movimentos. Na remada curvada, por exemplo, desça a barra até quase tocar o chão e suba controladamente, sentindo a contração dos músculos das costas. Não adianta colocar muito peso e fazer o movimento 'roubando'. Segundo, varie os estímulos. Não faça sempre os mesmos exercícios com a mesma carga e o mesmo número de repetições. Varie os ângulos, as pegadas, as técnicas (dropset, rest-pause, etc.) para manter seus músculos sempre desafiados. Terceiro, descanse! O descanso é tão importante quanto o treino. Durma bem (7-8 horas por noite) e tire pelo menos um dia de descanso completo na semana para que seus músculos possam se recuperar e crescer. E por fim, hidrate-se! A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para a recuperação muscular. Beba bastante água ao longo do dia, especialmente durante e após o treino.
Perguntas relacionadas
Como aumentar o glúteo sem engrossar muito as coxas?
2 respostasMusculação FEMINIZA ou MASCULINIZA o corpo da mulher? É mito?
2 respostasQual o melhor exercicio para aumentar o gluteo rapido?
2 respostasQuanto tempo para ver resultados visíveis na academia?
3 respostasMeu braço não cresce! O que estou fazendo de errado?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta