Hipertrofia
É possível ganhar massa muscular depois dos 40 anos? Quais os segredos?
Leticia Martins
2 semanas, 1 dia atras
7 views
Olá pessoal! Tenho 42 anos e sempre fui meio sedentária. Agora, resolvi mudar meu estilo de vida e focar em ganhar massa muscular. Sei que o corpo muda com a idade, e estou um pouco receosa se realmente consigo ter resultados significativos nessa fase da vida.
Será que é possível construir músculos depois dos 40? Quais são os segredos e cuidados extras que preciso ter? Alguma dica de treino específico para quem está começando nessa idade? Aceito sugestões de alimentação e suplementação também! Obrigada desde já!
2 respostas
Melhor resposta
Felipe Araujo
1 semana, 6 dias atras
Olá, Letícia! Com certeza é possível ganhar massa muscular após os 40 anos, e vou te explicar o porquê e como fazer isso da melhor forma.
**Por que é possível?** Embora a produção de testosterona diminua, o corpo ainda responde ao estímulo do treinamento de força. Estudos mostram que, com o treino adequado e nutrição, é possível reverter a perda de massa muscular relacionada à idade (sarcopenia) e até mesmo construir novos músculos.
**Passos práticos para o sucesso:**
1. **Treino:** Priorize exercícios multiarticulares (agachamento, levantamento terra, supino, remada) que recrutam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Comece com cargas que você consiga controlar e aumente gradualmente a intensidade. Descanse o suficiente entre as séries (1-2 minutos). Treine de 3 a 4 vezes por semana.
2. **Nutrição:** A proteína é o bloco de construção dos músculos. Consuma pelo menos 1.6 a 2.2 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia. Distribua essa quantidade ao longo do dia em várias refeições. Inclua fontes de proteína como carne, frango, peixe, ovos, laticínios e leguminosas.
3. **Descanso:** O descanso é tão importante quanto o treino e a nutrição. Durma de 7 a 9 horas por noite para permitir que seus músculos se recuperem e cresçam.
4. **Suplementação (opcional):** Creatina e Whey Protein podem auxiliar no ganho de massa muscular, mas não são essenciais. Consulte um nutricionista para saber se são adequados para você.
**Dica Final:** Seja consistente e paciente. Ganhar massa muscular leva tempo e esforço, mas os resultados valem a pena. Além dos benefícios estéticos, você terá mais força, energia e saúde!
Camila Rodrigues
1 semana, 6 dias atras
Oi, Letícia! Super possível ganhar massa muscular depois dos 40! A chave é adaptar o treino e a dieta para essa fase da vida. A testosterona tende a diminuir com a idade, o que pode dificultar um pouco, mas não impede o ganho de massa magra.
Foque em treinos de força com pesos, priorizando exercícios compostos como agachamento, supino e levantamento terra. A alimentação é fundamental: consuma proteínas de alto valor biológico em todas as refeições (carnes magras, ovos, peixes, frango). Não esqueça dos carboidratos complexos (batata doce, arroz integral) para ter energia nos treinos. E as gorduras boas (abacate, castanhas) são importantes para a produção hormonal.
Considere a suplementação com creatina, que auxilia na força e recuperação muscular. E o mais importante: tenha paciência e consistência! Os resultados virão com o tempo.
Perguntas relacionadas
Como aumentar o glúteo sem engrossar muito as coxas?
2 respostasMusculação FEMINIZA ou MASCULINIZA o corpo da mulher? É mito?
2 respostasQual o melhor exercicio para aumentar o gluteo rapido?
2 respostasQuanto tempo para ver resultados visíveis na academia?
3 respostasMeu braço não cresce! O que estou fazendo de errado?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta