Mateus Barbosa
Hipertrofia

É possível ganhar massa muscular depois dos 40 anos? Quais os segredos?

Mateus Barbosa 2 meses, 4 semanas atras 6 views
Pessoal, tenho 42 anos e sempre fui meio sedentário. Agora bateu a vontade de mudar, entrar em forma e principalmente ganhar um pouco de massa muscular. Mas será que nessa idade ainda dá tempo? Vejo tanta gente mais nova na academia e fico pensando se o meu corpo ainda responde bem aos treinos. Alguém aqui com mais experiência pode me dar umas dicas e contar se é possível hipertrofia depois dos 40? Quais os maiores desafios e o que preciso focar para ter resultados?

2 respostas

Melhor resposta
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 1 mês atras
Oi Mateus! Complementando o que o Daniel falou, a questão hormonal também é importante depois dos 40. Naturalmente, os níveis de testosterona tendem a diminuir, o que pode dificultar um pouco o ganho de massa muscular. **Estratégias:** * **Consulte um médico:** Faça exames para verificar seus níveis hormonais e discutir opções, se necessário. A terapia de reposição hormonal (TRH) pode ser uma alternativa, mas converse com um profissional para avaliar os riscos e benefícios. * **Priorize o sono:** Dormir bem ajuda a regular a produção de hormônios, incluindo a testosterona. * **Gerencie o estresse:** O estresse crônico pode elevar os níveis de cortisol, um hormônio que interfere no ganho de massa muscular. Pratique atividades relaxantes como yoga, meditação ou caminhadas na natureza. * **Suplementação:** Alguns suplementos podem auxiliar, como a creatina, que aumenta a força e a massa muscular, e a vitamina D, que está relacionada à produção de testosterona. Consulte um nutricionista para saber quais suplementos são mais adequados para você. Além disso, seja paciente e persistente. Os resultados podem demorar um pouco mais para aparecer, mas com a abordagem correta, você vai conseguir alcançar seus objetivos.
Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro 1 mês atras
Com certeza é possível ganhar massa muscular depois dos 40, Mateus! A idade não é uma barreira, mas sim um fator que exige adaptações. O principal é entender que o corpo responde um pouco mais lentamente, então a paciência e a consistência são cruciais. **Treino:** Foque em exercícios multiarticulares (agachamento, supino, levantamento terra) que recrutam vários grupos musculares ao mesmo tempo. A intensidade é importante, então procure trabalhar com cargas que desafiem seus músculos, mas sempre com a forma correta para evitar lesões. Não precisa virar um bodybuilder, mas treinar de 3 a 4 vezes por semana é fundamental. **Nutrição:** A proteína é a base para construção muscular. Garanta uma ingestão adequada, algo em torno de 1.6 a 2.2 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Distribua essa quantidade ao longo do dia, em todas as refeições. Carboidratos complexos (arroz integral, batata doce) e gorduras saudáveis (abacate, azeite) também são importantes para fornecer energia e auxiliar na recuperação. **Descanso:** O sono é fundamental para a recuperação muscular. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite. O descanso entre os treinos também é importante, então não treine o mesmo grupo muscular todos os dias. Lembre-se, o músculo cresce durante o descanso, não durante o treino. Com uma rotina de treino bem estruturada, alimentação adequada e descanso suficiente, você vai ver resultados sim! O importante é começar e manter a consistência.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta