Ana Silva
Hipertrofia

É possível ganhar massa muscular depois dos 40 anos? Dicas!

Ana Silva 3 semanas, 6 dias atras 0 views
Olá pessoal! Tenho 42 anos e sempre fui meio sedentária. Agora que meus filhos estão maiores, estou querendo cuidar mais de mim e entrar em forma. Meu objetivo principal é ganhar massa muscular, mas fico pensando se com a idade isso ainda é possível. Vejo tanta gente falando que depois dos 40 o metabolismo muda e fica mais difícil. Alguém aqui já passou por isso ou tem alguma dica para compartilhar? Existe algum treino específico ou dieta que funcione melhor para quem já passou dos 40 e quer hipertrofia? Me ajudem a entender se meus objetivos são realistas e como posso alcançá-los!

2 respostas

Melhor resposta
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 3 dias, 10 horas atras
Oi Ana, tudo bem? Super possível ganhar massa muscular depois dos 40! É verdade que o metabolismo tende a ficar mais lento, e a produção de alguns hormônios importantes para a hipertrofia diminui um pouco, mas isso não significa que você não consiga alcançar seus objetivos. O segredo é ajustar a estratégia e ter paciência. Primeiro, o treino precisa ser bem estruturado. Foque em exercícios de força com pesos (musculação), priorizando os exercícios multiarticulares (agachamento, supino, levantamento terra, remada). A intensidade é crucial: você precisa desafiar seus músculos para que eles cresçam. Uma frequência de 3 a 4 vezes por semana costuma ser ideal. Segundo, a alimentação é fundamental. Aumente o consumo de proteínas (carnes magras, ovos, peixes, leguminosas, whey protein se precisar complementar). As proteínas são os blocos construtores dos músculos. Consuma carboidratos complexos (arroz integral, batata doce, aveia) para ter energia para os treinos. E não se esqueça das gorduras saudáveis (abacate, azeite, castanhas), que são importantes para a produção hormonal. Terceiro, o descanso é essencial. Durma bem (7-8 horas por noite) para que seus músculos se recuperem e cresçam. O estresse também pode atrapalhar, então tente relaxar e fazer atividades que te deem prazer. Quarto, considere a suplementação. Creatina pode ajudar a aumentar a força e o volume muscular. Vitamina D é importante para a saúde óssea e muscular. Consulte um nutricionista para avaliar suas necessidades individuais e indicar os suplementos mais adequados para você. Lembre-se que os resultados não vêm da noite para o dia. Seja consistente com o treino e a dieta, e você vai ver a diferença no seu corpo e na sua saúde!
Isabela Moreira
Isabela Moreira 3 dias, 10 horas atras
Ana, concordo com o Gustavo! É super possível sim. Minha mãe começou a treinar com 45 e hoje, aos 50, está mais forte e definida do que quando tinha 30. Além de tudo que o Gustavo falou, queria adicionar a importância de um bom aquecimento antes do treino e alongamento depois. Com a idade, a gente fica mais propensa a lesões, então é importante preparar o corpo direitinho antes de começar a pegar pesado. Comece com cargas menores e aumente gradualmente, respeitando os seus limites. E não tenha medo de pedir ajuda para um profissional de educação física, ele pode te orientar e montar um treino personalizado para você.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta