Hipertrofia
Tenho genetica ruim pra ganhar massa muscular: o que fazer?
Julia Santos
1 mês, 2 semanas atras
4 views
Oi pessoal, tudo bem? Me chamo Julia, tenho 28 anos e sempre fui magra, daquelas que come de tudo e não engorda. Agora, depois de ver tanta gente focada na academia, resolvi tentar ganhar massa muscular também. Estou indo à academia 3 vezes por semana, tentando seguir uma dieta com mais proteína, mas sinto que não vejo resultados. Comecei a pesquisar e vi muita gente falando que a genética influencia muito. Será que eu tenho uma genética ruim para hipertrofia? Tem como contornar isso? Existe alguma estratégia para quem tem dificuldade em ganhar músculos, mesmo treinando e comendo direito? Me ajudem!
3 respostas
Melhor resposta
Ana Silva
1 semana, 1 dia atras
Olá Julia! Sua pergunta é super comum, e a resposta é: SIM, dá para contornar a genética 'não tão favorável' para ganho de massa muscular. A genética estabelece um potencial máximo, mas a grande maioria das pessoas não chega nem perto desse limite, por isso, dá para progredir MUITO com o que você tem.
**Entenda o que a genética influencia:** Principalmente na distribuição de fibras musculares (tipo I e tipo II) e na sensibilidade à insulina. Pessoas com mais fibras tipo II (mais rápidas) e boa sensibilidade à insulina tendem a ganhar massa mais facilmente. Mas isso não significa que você está fadada ao fracasso!
**Passos para contornar a genética 'ruim':**
1. **Avaliação profissional:** Procure um profissional de educação física experiente e um nutricionista esportivo. Eles vão avaliar sua composição corporal, metabolismo e histórico para criar um plano personalizado.
2. **Treino otimizado:** Foque em exercícios multiarticulares (agachamento, levantamento terra, supino, desenvolvimento militar, remada) com carga progressiva. Varie os estímulos (mudando o número de séries, repetições, exercícios) para evitar a adaptação.
3. **Nutrição estratégica:** Calcule suas necessidades calóricas e de macronutrientes (proteína, carboidrato, gordura). Priorize alimentos integrais, ricos em nutrientes e evite ultraprocessados. Ajuste a dieta conforme seus resultados.
4. **Descanso adequado:** Durma 7-9 horas por noite e gerencie o estresse. O sono é fundamental para a recuperação muscular e a produção hormonal.
5. **Suplementação (se necessário):** Creatina, proteína em pó e cafeína podem ser úteis para otimizar seus resultados. Consulte um nutricionista antes de usar qualquer suplemento.
6. **Consistência e paciência:** Não espere resultados da noite para o dia. Leva tempo para construir massa muscular. Seja consistente com o treino, a dieta e o descanso, e você verá progresso.
**Dica final:** Não se compare com os outros. Cada pessoa tem seu próprio ritmo. Foque em superar seus próprios limites e celebrar suas conquistas. O mais importante é aproveitar o processo!
Felipe Araujo
1 semana, 1 dia atras
Oi Julia! Entendo sua frustração. A genética realmente influencia, mas não é determinante. Pense assim: ela te dá um ponto de partida, não o ponto final. Algumas pessoas ganham massa muscular mais rápido, outras precisam se esforçar mais. O importante é focar no que você pode controlar: treino, dieta e descanso.
No treino, priorize exercícios compostos (agachamento, supino, levantamento terra, remada) com cargas progressivas. Isso significa aumentar o peso gradualmente. Não tenha medo de pegar pesado! Quanto à dieta, calcule suas necessidades calóricas e garanta um superávit calórico moderado (consumir mais calorias do que você gasta). Priorize proteínas (1.6-2.2g por kg de peso corporal), carboidratos complexos e gorduras saudáveis. E não se esqueça do descanso! Seus músculos crescem enquanto você dorme, então tente dormir 7-8 horas por noite.
Se você sente muita dificuldade, procure um profissional de educação física e um nutricionista. Eles podem te ajudar a montar um plano de treino e dieta personalizado para suas necessidades.
Patricia Carvalho
1 semana, 1 dia atras
Oi Julia, tudo bem? Concordo com o Felipe, a genética importa, mas não é o fim do mundo! Eu também achava que tinha 'genética ruim' porque demorei a ver resultados. O que mudou pra mim foi entender que o treino e a dieta precisam ser MUITO consistentes. Não adianta ir na academia 3 vezes por semana e 'mais ou menos' seguir a dieta. Tem que ser INTENSO.
Algumas dicas extras que me ajudaram:
* **Suplementação:** Creatina e whey protein podem dar um 'boost'. Consulte um nutricionista antes de usar.
* **Técnicas de intensidade:** Drop sets, rest-pause, isometria – converse com seu professor para incluir essas técnicas no seu treino. Elas ajudam a 'quebrar' as fibras musculares e estimular o crescimento.
* **Paciência:** Resultados levam tempo. Não desanime se não vir mudanças rápidas. Tire fotos, anote suas medidas e compare a cada 2-3 meses. Você vai se surpreender!
Perguntas relacionadas
Como aumentar o glúteo sem engrossar muito as coxas?
2 respostasMusculação FEMINIZA ou MASCULINIZA o corpo da mulher? É mito?
2 respostasQual o melhor exercicio para aumentar o gluteo rapido?
2 respostasQuanto tempo para ver resultados visíveis na academia?
3 respostasMeu braço não cresce! O que estou fazendo de errado?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta