Hipertrofia
Tenho genética ruim para ganhar massa muscular? O que fazer?
Lucas Ferreira
1 mês, 1 semana atras
0 views
Fala, pessoal! Beleza? Lucas Ferreira aqui. Tenho 28 anos, treino há uns 2 anos, mas sinceramente, sinto que não saio do lugar. Vejo a galera ganhando massa rápido e eu aqui, patinando. Será que é genética? Minha rotina é: treino 4x por semana (musculação), tento comer direitinho (proteína, carboidrato), mas confesso que às vezes a dieta sai do controle. Meu objetivo é hipertrofia, ganhar uns bons quilos de massa magra. A pergunta é: mesmo com a genética 'ruim', tem como contornar essa situação e conseguir ganhar massa muscular? Alguma dica?
3 respostas
Melhor resposta
Thiago Almeida
14 horas, 6 minutos atras
Lucas, beleza? Complementando o que os colegas já disseram, a genética influencia na sua "facilidade" em ganhar massa, mas não te impede de ganhar. Pessoas com biotipos ectomorfos (magros) tendem a ter mais dificuldade, mas com a estratégia certa, conseguem ótimos resultados. Além de tudo que já foi falado sobre dieta e treino, gostaria de adicionar alguns pontos importantes: 1) Micronutrientes: vitaminas e minerais são cruciais para o bom funcionamento do corpo e otimização do ganho de massa. Certifique-se de estar consumindo uma dieta rica em frutas, verduras e legumes. Se necessário, considere suplementar com um multivitamínico. 2) Gerenciamento do Estresse: o cortisol (hormônio do estresse) pode atrapalhar o ganho de massa muscular. Encontre formas de reduzir o estresse: meditação, yoga, hobbies, etc. 3) Frequência de Treino: idealmente, treine cada grupo muscular pelo menos 2x por semana. Isso otimiza a síntese proteica muscular. 4) Variação de Estímulos: não fique preso aos mesmos exercícios. Varie os exercícios, as séries, as repetições e as técnicas de intensidade (dropsets, supersets, etc.) para evitar a adaptação do corpo. 5) Sono de Qualidade: o sono é fundamental para a recuperação muscular e produção de hormônios anabólicos (como a testosterona). Crie uma rotina de sono e evite telas antes de dormir. Para resumir e te dar um plano de ação: 1. **Calcule suas necessidades calóricas** e garanta um superávit consistente. 2. **Priorize proteína** na dieta. 3. **Treine pesado** e com foco na progressão de carga. 4. **Descanse adequadamente** (7-8 horas de sono). 5. **Gerencie o estresse**. 6. **Seja paciente e consistente.** Dica final: procure um nutricionista e um profissional de educação física para te ajudar a montar um plano individualizado. Eles podem te dar o suporte necessário para alcançar seus objetivos.
Carlos Mendes
E aí, Lucas! Entendo sua frustração. A genética influencia, sim, mas não é o fator determinante. Muita gente se prende à genética como desculpa, mas o que vejo na prática é que a consistência e a estratégia fazem toda a diferença. Primeiro, reveja sua dieta. Não adianta "tentar" comer direito. Calcule suas necessidades calóricas diárias (use uma calculadora online de TMB e adicione um superávit calórico de 300-500 calorias). Priorize proteínas (1.6-2.2g por kg de peso corporal), carboidratos complexos (arroz integral, batata doce) e gorduras saudáveis (abacate, azeite). Segundo, avalie seu treino. Ele está adequado para hipertrofia? Volume alto (várias séries e repetições), carga progressiva (aumentar o peso gradativamente) e boa técnica são cruciais. Não tenha medo de treinar pesado. Terceiro, descanso. Durma bem (7-8 horas por noite). O músculo cresce durante o descanso. Quarto, suplementação (se necessário). Creatina pode ajudar na força e no volume muscular. Resumindo: consistência na dieta, treino adequado, descanso e paciência. Resultados levam tempo, mas com a estratégia certa, você chega lá.
Bruna Nascimento
Oi Lucas! Concordo com o Carlos, a genética é um fator, mas longe de ser o único! Principalmente com 2 anos de treino, tem muita coisa que você pode otimizar. Uma coisa que vejo MUITO acontecer é a pessoa não estar realmente progredindo a carga. Não adianta ir todo dia pra academia e pegar o mesmo peso que você pegava 6 meses atrás. O corpo precisa de estímulo para crescer. Tenta focar em aumentar as cargas gradualmente, nem que seja de pouquinho em pouquinho. Outra coisa: prioriza exercícios compostos! Agachamento, supino, levantamento terra, remada... esses exercícios recrutam mais músculos e te dão um estímulo maior. E por último, e não menos importante: PACIÊNCIA! Ganhar massa muscular é um processo lento e gradual. Não se compare com os outros, foque no seu progresso e celebre cada pequena vitória. E uma dica extra: tira fotos do seu progresso! Ajuda muito a manter a motivação.
Perguntas relacionadas
Como aumentar o glúteo sem engrossar muito as coxas?
2 respostasMusculação FEMINIZA ou MASCULINIZA o corpo da mulher? É mito?
2 respostasQual o melhor exercicio para aumentar o gluteo rapido?
2 respostasQuanto tempo para ver resultados visíveis na academia?
3 respostasMeu braço não cresce! O que estou fazendo de errado?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta