Hipertrofia
Meu braço não cresce! O que estou fazendo de errado?
Maria Costa
1 mês, 1 semana atras
4 views
Gente, socorro! Tô desesperada já. Faz uns 6 meses que comecei a treinar sério pra hipertrofia, principalmente focando em braço (bíceps e tríceps). Tenho 28 anos, vou na academia 5x por semana, faço tudo certinho, mas parece que meu braço simplesmente não responde! Já tentei aumentar a carga, mudar os exercícios, variar as séries, mas nada adianta. Será que estou comendo pouco? Será que é genética? Alguém já passou por isso e pode me dar uma luz? Meu objetivo é ter braços mais definidos e fortes, mas tá difícil! Me ajudem, por favor. To quase desistindo!
3 respostas
Melhor resposta
Camila Rodrigues
1 semana, 3 dias atras
Maria, entendo sua frustração! A hipertrofia de braço pode ser um desafio, mas com a estratégia certa, é possível sim ter resultados. Vamos por partes:
1. **Volume de treino:** Estudos mostram que um volume de treino moderado a alto é crucial para a hipertrofia. Para bíceps e tríceps, tente realizar de 10 a 20 séries por semana para cada músculo. Divida esse volume em 2-3 treinos semanais, com descanso entre eles.
2. **Exercícios:** Priorize exercícios compostos (como barra fixa, remadas, supino) para estimular o crescimento geral e depois adicione exercícios de isolamento (rosca direta, tríceps testa) para focar nos braços. Use uma variedade de exercícios e pegadas para atingir todas as partes do músculo.
3. **Progressão de carga:** Aumente gradualmente o peso que você levanta ao longo do tempo. Isso força seus músculos a se adaptarem e crescerem. Se você consegue fazer mais de 12 repetições com facilidade, aumente o peso.
4. **Nutrição:** Consuma proteína suficiente (1.6-2.2g/kg/dia) para construir massa muscular. Não se esqueça dos carboidratos para energia e gorduras saudáveis para a produção de hormônios.
5. **Descanso:** Durma de 7 a 9 horas por noite para permitir que seus músculos se recuperem e cresçam. O descanso é tão importante quanto o treino e a nutrição.
**Passos práticos:**
* **Semana 1-4:** Foque na técnica correta dos exercícios. Use um peso que permita fazer 8-12 repetições com boa forma.
* **Semana 5-8:** Aumente gradualmente o peso. Se você conseguir fazer mais de 12 repetições, adicione mais peso.
* **Semana 9-12:** Varie os exercícios. Experimente novas pegadas e ângulos para estimular os músculos de diferentes maneiras.
**Dica final:** Não se compare com os outros. Cada pessoa tem sua própria genética e ritmo de progresso. O importante é ser consistente e focado nos seus objetivos. Se precisar, procure um profissional de educação física ou nutricionista para te ajudar a montar um plano de treino e alimentação personalizado. Boa sorte!
Bruna Nascimento
1 semana, 3 dias atras
Oi Maria! Calma, isso é super comum, viu? A hipertrofia de braço pode ser mais chatinha mesmo. Uma coisa que vejo muita gente errando é focar demais em bíceps e tríceps e esquecer dos músculos maiores, como costas e peito. Eles são importantíssimos para criar uma base sólida e, indiretamente, ajudam no crescimento dos braços. Outra dica é: descanso! Se você está treinando pesado 5x por semana, seus músculos precisam de tempo para se recuperar e crescer. Tenta incluir pelo menos um dia de descanso total e priorize o sono de qualidade. Ah, e a alimentação é fundamental! Certifique-se de estar consumindo proteína suficiente (cerca de 1.6-2.2g por kg de peso corporal) para construir massa muscular. Tenta rever seu treino, focando em exercícios compostos (remada, supino) e não exagere nos exercícios isolados. Boa sorte!
Leticia Martins
1 semana, 3 dias atras
Maria, complementando o que a Bruna falou, eu adicionaria a questão da técnica. Às vezes, a gente tá levantando um peso razoável, mas a execução tá toda errada, o que diminui a ativação muscular e aumenta o risco de lesões. Filma seus treinos e compara com vídeos de profissionais pra ver se você está fazendo os exercícios corretamente. Outra coisa, cuidado com o overtraining. Se você está sentindo dores constantes, fadiga excessiva ou até mesmo perda de sono, pode ser sinal de que está treinando demais e precisa dar um tempo pro seu corpo. Experimente fazer um deload (uma semana de treino mais leve) pra dar um reset no seu corpo. E não se esqueça de aquecer bem antes de treinar e alongar depois, isso ajuda na recuperação e previne lesões. Para finalizar, lembre-se que a hipertrofia é um processo lento e gradual. Não se compare com outras pessoas e foque no seu progresso individual. Paciência e persistência são fundamentais!
Perguntas relacionadas
Como aumentar o glúteo sem engrossar muito as coxas?
2 respostasMusculação FEMINIZA ou MASCULINIZA o corpo da mulher? É mito?
2 respostasQual o melhor exercicio para aumentar o gluteo rapido?
2 respostasQuanto tempo para ver resultados visíveis na academia?
3 respostasMeu braço não cresce! O que estou fazendo de errado?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta