Isabela Moreira
Hipertrofia

Treinar perna 3 vezes na semana é exagero ou funciona pra hipertrofia?

Isabela Moreira 2 semanas, 1 dia atras 2 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos e tô tentando levar a sério meu treino de hipertrofia. Ultimamente, andei pensando em focar mais nas pernas, que sempre foram meu ponto fraco. A questão é que eu vejo muita gente dizendo que treinar perna 3 vezes por semana é exagero, que pode causar overtraining e tal. Será que isso é verdade? Meu objetivo é aumentar o volume das coxas e glúteos, mas tenho medo de acabar me machucando ou de não ter tempo para recuperação. Qual a frequência ideal para treinar perna visando a hipertrofia? Alguém já tentou essa frequência e teve bons resultados? Quais exercícios vocês recomendam pra essa rotina?

2 respostas

Melhor resposta
Julia Santos
Julia Santos 4 dias, 13 horas atras
Isabela, treinar perna 3x na semana pode ser excelente para hipertrofia, desde que você planeje bem seus treinos e priorize a recuperação. Eu mesma faço isso e vejo ótimos resultados, mas precisei ajustar algumas coisas no começo. O mais importante é o volume total de treino e a intensidade, como a Fernanda já mencionou. Além disso, a nutrição e o sono são fundamentais. Sem uma dieta rica em proteínas e um sono de qualidade, seu corpo não vai conseguir se recuperar adequadamente, e você pode acabar em overtraining. Tente dormir pelo menos 7-8 horas por noite e consumir cerca de 1.6-2.2 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Outra dica é usar técnicas de recuperação ativa, como alongamentos leves, massagem e até mesmo cardio de baixa intensidade (como caminhada) nos dias de descanso. Isso ajuda a reduzir a dor muscular e a melhorar a circulação sanguínea, acelerando a recuperação. Um estudo publicado no *Journal of Strength and Conditioning Research* mostrou que treinar um grupo muscular 2-3 vezes por semana leva a maiores ganhos de hipertrofia em comparação com treinar apenas uma vez por semana. Mas lembre-se: cada corpo é diferente. Comece com calma e observe como seu corpo responde ao aumento da frequência. Se sentir dores persistentes ou fadiga excessiva, reduza o volume ou a intensidade dos treinos. Não tenha medo de experimentar e ajustar a rotina até encontrar o que funciona melhor para você! Passos práticos para você: 1. **Avalie seu nível de condicionamento físico:** Se você é iniciante, comece com 1-2 treinos por semana e aumente gradualmente. 2. **Divida os treinos por grupos musculares:** Foque em quadríceps, posteriores e glúteos em dias diferentes. 3. **Varie os exercícios e as cargas:** Não faça sempre os mesmos exercícios e ajuste o peso para desafiar seus músculos. 4. **Priorize a recuperação:** Durma bem, coma proteínas e use técnicas de recuperação ativa. 5. **Monitore seu corpo:** Preste atenção aos sinais de overtraining e ajuste a rotina se necessário. Dica final: Consulte um profissional de educação física para te ajudar a montar um treino personalizado e seguro!
Fernanda Lima
Fernanda Lima 4 dias, 13 horas atras
Oi, Isabela! Entendo sua dúvida. Treinar perna 3 vezes por semana pode funcionar super bem pra hipertrofia, mas a chave está na organização do treino e na sua capacidade de recuperação. Não é só sair socando peso! O volume total (séries x repetições x peso) é crucial. Se você já treina perna há um tempo, pode sim tolerar essa frequência, desde que não esteja no seu limite máximo em todos os treinos. Uma sugestão é dividir os treinos da seguinte forma: * **Treino 1:** Foco em quadríceps (agachamento livre, leg press, cadeira extensora). * **Treino 2:** Foco em posteriores (stiff, mesa flexora, good morning). * **Treino 3:** Foco em glúteos (elevação pélvica, abdução de quadril, glúteo no cabo). Varie os exercícios e as cargas a cada treino, e não se esqueça do descanso! Se você sentir muita dor muscular que persiste por mais de 3 dias, talvez precise diminuir o volume ou a intensidade.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta