Hipertrofia
Treinar perna 3 vezes na semana é exagero ou funciona para hipertrofia?
Gustavo Pereira
1 mês, 2 semanas atras
21 views
Fala, galera! Tenho 28 anos, sou programador e tô tentando levar a sério a academia. Meu foco principal é hipertrofia, e tenho dedicado bastante tempo aos treinos de perna, que sempre foram meu ponto fraco. Atualmente, tô treinando perna 3 vezes por semana (segunda, quarta e sexta). Sinto que tô tendo bons resultados em termos de força e volume, mas comecei a me perguntar se essa frequência não é exagerada, prejudicando a recuperação muscular e até mesmo aumentando o risco de lesões.
Será que essa frequência alta de treino de perna é sustentável a longo prazo? Devo diminuir para duas vezes por semana, ou continuo assim? Qual a opinião de vocês sobre treinar perna com essa frequência para quem busca hipertrofia? Alguma dica para otimizar a recuperação e evitar o overtraining nas pernas?
3 respostas
Melhor resposta
Isabela Moreira
1 mês, 1 semana atras
Gustavo, treinar perna 3 vezes na semana pode ser uma excelente estratégia para hipertrofia, desde que você ajuste o volume, a intensidade e a recuperação adequadamente. Diversos estudos mostram que uma frequência maior de treino pode levar a melhores resultados, mas é crucial individualizar o plano de treino.
**Explicação Detalhada:**
* **Frequência vs. Volume:** A frequência ideal depende do seu volume de treino total. Se você está fazendo um volume alto em cada treino, 3 vezes por semana pode ser demais. Nesse caso, seria melhor dividir o volume em mais sessões.
* **Intensidade:** A intensidade também é crucial. Se você está treinando com cargas muito altas em todos os treinos, o corpo precisa de mais tempo para se recuperar.
* **Recuperação:** A recuperação é fundamental para a hipertrofia. Certifique-se de estar dormindo bem (7-9 horas por noite), se alimentando adequadamente (com proteína suficiente) e gerenciando o estresse.
**Passos Práticos para Otimizar seu Treino de Perna:**