Motivacao
Me comparo nas redes sociais e me desmotivo no treino, o que fazer?
Leticia Martins
1 mês, 1 semana atras
12 views
Oi, pessoal! Ultimamente tenho me sentido super desmotivada com a academia. Tenho 25 anos, trabalho o dia todo e tento ir à academia umas 3 vezes por semana pra manter a forma e aliviar o estresse. O problema é que, toda vez que entro no Instagram ou TikTok, vejo aquelas musas fitness com corpos perfeitos, rotinas de treino super intensas e dietas impecáveis. Aí me bate um desânimo gigante! Parece que nunca vou alcançar aqueles resultados, e acabo faltando nos treinos. Alguém mais passa por isso? Como vocês lidam com essa comparação e recuperam a motivação para seguir em frente com os exercícios e uma alimentação saudável? Será que estou esperando resultados muito rápidos? Me ajudem!
4 respostas
Melhor resposta
Ana Silva
1 mês atras
Oi, Leticia! Entendo perfeitamente sua frustração. A comparação nas redes sociais é uma armadilha para a nossa autoestima. Para te ajudar a superar isso e recuperar a motivação, preparei algumas dicas práticas:
1. **Defina Metas Realistas e Específicas:** Em vez de almejar um corpo 'perfeito', defina metas menores e mais alcançáveis, como 'correr 5km em 3 meses' ou 'aumentar a carga no agachamento em 5kg'.
2. **Monitore Seu Progresso:** Use um aplicativo ou um caderno para registrar seus treinos, pesos e medidas. Assim, você poderá acompanhar sua evolução de forma objetiva e se sentir mais motivada.
3. **Crie um Plano de Treino Variado:** A rotina pode ser um grande inimigo da motivação. Varie os exercícios, experimente novas modalidades e desafie seu corpo de diferentes formas. Inclua no seu plano, musculação (essencial para ganho de massa magra e força), cardio (para saude cardiovascular e queima de gordura) e alongamento (para flexibilidade e evitar lesoes).
4. **Alimente-se de Forma Saudável e Equilibrada:** Uma alimentação adequada é fundamental para ter energia e alcançar seus objetivos. Consulte um nutricionista para criar um plano alimentar personalizado e evitar dietas restritivas que podem te desmotivar.
5. **Desconecte-se das Redes Sociais:** Reserve um tempo do seu dia para se desconectar das redes sociais e focar em você. Evite a tentação de se comparar com os outros e concentre-se no seu próprio processo.
6. **Celebre Suas Conquistas:** Reconheça e celebre cada pequena vitória. Recompense-se por cada treino cumprido, por cada meta alcançada e por cada passo em direção aos seus objetivos.
**Dica Final:** Lembre-se que o mais importante é cuidar da sua saúde e bem-estar. Não se compare com os outros e foque em ser a sua melhor versão. Se precisar de ajuda, não hesite em procurar um profissional qualificado. Um abraço!
Julia Santos
1 mês atras
Leticia, super te entendo! Acontece com muita gente. O que me ajudou foi focar em mim mesma e nos meus progressos, por menores que sejam. Comecei a tirar fotos do meu corpo no espelho a cada duas semanas e comparar. Assim, eu via a diferença, mesmo que pequena. Também parei de seguir as contas que me faziam sentir mal e foquei em perfis que inspiram de forma positiva, sem criar uma pressão irreal. Outra coisa: lembre-se que a maioria das fotos que vemos nas redes sociais são editadas e mostram apenas uma parte da realidade. Ninguém é perfeito o tempo todo! Se recompense por cada treino cumprido e por cada meta alcançada, mesmo que seja pequena. E não se cobre tanto!
Patricia Carvalho
1 mês atras
Oi, Leticia! Psicóloga aqui! Essa comparação é super comum, principalmente com a cultura da perfeição que vemos nas redes. É importante lembrar que cada corpo é único e tem seu próprio tempo. A dica é: trabalhe o autoconhecimento e a aceitação. Foque em metas realistas e alcançáveis, que estejam alinhadas com seus objetivos e estilo de vida. Não se compare com os outros, compare-se com você mesma de ontem. Além disso, experimente praticar a gratidão pelo seu corpo e pelas suas conquistas. Se a desmotivação persistir, considere buscar ajuda profissional. Um psicólogo pode te ajudar a lidar com a ansiedade e a baixa autoestima que podem estar por trás dessa comparação.
Amanda Gomes
1 mês atras
Leticia, flor, sei bem como é isso! Eu também já me senti assim. O que funcionou pra mim foi mudar a minha mentalidade. Em vez de pensar em ter o corpo 'perfeito' (que nem existe, né?), comecei a focar nos benefícios que o exercício traz para a minha saúde mental e física. Comecei a sentir prazer em me movimentar, em estar mais forte e disposta. Também comecei a variar os treinos para não cair na rotina. Experimente aulas de dança, yoga, funcional... O importante é encontrar algo que te dê prazer e te motive a continuar. E, por favor, não se prenda a números! Peso na balança não define sua felicidade e bem-estar. Cuide de você com carinho e respeito!
Perguntas relacionadas
A motivação sumiu! Alguém mais se sente assim?
2 respostasVergonha de ir na academia pela primeira vez: como superar?
2 respostasMe comparo nas redes sociais e desmotiva no treino. O que fazer?
2 respostasNão vejo resultado no espelho e desanimei! O que fazer?
2 respostasVergonha de ir na academia pela primeira vez: Como superar?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta