Motivacao
Treinar sozinha ou com personal trainer: qual a melhor opção para mim?
Leticia Martins
1 mês atras
2 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos, trabalho o dia todo e estou tentando encaixar uma rotina de exercícios na minha vida. Meu objetivo principal é perder uns quilinhos e ganhar mais disposição. Já tentei ir pra academia algumas vezes, mas sempre acabo desistindo porque me sinto perdida e desmotivada. Fico pensando se contratar um personal trainer seria a solução, mas o valor é um pouco alto e tenho medo de não me adaptar. Por outro lado, treinar sozinha parece mais acessível, mas não sei por onde começar e como montar um treino eficaz.
Será que alguém aqui já passou por isso e pode me dar umas dicas? O que funciona melhor: ter um personal para me guiar ou tentar montar um treino sozinha? Quais os prós e contras de cada opção, considerando meu objetivo de emagrecimento e minha rotina corrida?
4 respostas
Melhor resposta
Mateus Barbosa
5 dias, 12 horas atras
Oi, Leticia! Concordo com os comentários acima, mas queria adicionar uma perspectiva um pouco diferente. Eu sou formado em Educação Física e vejo muita gente começar a treinar sozinha e acabar se lesionando ou desmotivando. Acredito que o personal trainer não é só um "motivador", mas sim um profissional qualificado que pode te ajudar a alcançar seus objetivos de forma segura e eficaz.
**Treinar com personal trainer oferece diversas vantagens:**
* **Treino personalizado:** O personal vai avaliar suas necessidades e objetivos e montar um treino específico para você.
* **Correção da técnica:** Ele vai te ensinar a fazer os exercícios corretamente, evitando lesões e maximizando os resultados.
* **Motivação e acompanhamento:** Ele vai te motivar a não desistir e te acompanhar em cada etapa do processo.
* **Conhecimento técnico:** Ele vai te explicar os princípios do treinamento e te dar dicas de nutrição e suplementação.
**Passos para decidir o que é melhor para você:**
1. **Defina seus objetivos:** O que você quer alcançar com os treinos? Emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento físico?
2. **Avalie seu conhecimento:** Você se sente segura para montar um treino sozinha? Conhece a técnica correta dos exercícios?
3. **Considere seu orçamento:** Quanto você está disposta a investir em sua saúde?
4. **Experimente as duas opções:** Faça algumas aulas com um personal e tente treinar sozinha por um tempo. Veja qual te agrada mais.
**Dica final:** Se você decidir treinar sozinha, procure informações de fontes confiáveis, como profissionais de educação física e artigos científicos. E não se esqueça de consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.
Thiago Almeida
5 dias, 12 horas atras
Oi, Leticia! Entendo super sua dúvida, já passei por isso também. No começo, eu tentei treinar sozinha, baixei uns aplicativos e segui alguns vídeos no YouTube. Até deu certo por um tempo, mas logo perdi a motivação e comecei a fazer os exercícios de qualquer jeito, sem resultado nenhum. Acredito que o principal problema de treinar sozinha é a falta de direcionamento e acompanhamento. Você precisa ter muita disciplina e conhecimento para montar um treino que realmente funcione para você e evitar lesões.
No meu caso, contratar um personal trainer fez toda a diferença. Ele montou um treino personalizado para minhas necessidades e objetivos, me ensinou a fazer os exercícios corretamente e me motivou a não desistir. Além disso, ele me explicou a importância da alimentação e me deu algumas dicas para melhorar minha dieta. É um investimento, sim, mas que vale a pena se você quer ter resultados consistentes e evitar lesões.
Carlos Mendes
5 dias, 12 horas atras
Leticia, tudo depende do seu perfil e do que você espera dos seus treinos. Se você é uma pessoa autodidata, que gosta de pesquisar, experimentar e aprender por conta própria, treinar sozinha pode ser uma ótima opção. Existem diversos aplicativos e plataformas online que oferecem treinos personalizados e acompanhamento virtual. O importante é ter disciplina e se manter motivada.
Por outro lado, se você precisa de alguém para te guiar, te motivar e te dar um "empurrãozinho", o personal trainer pode ser a melhor escolha. Ele vai te ajudar a montar um treino adequado para seus objetivos, te ensinar a técnica correta dos exercícios e te dar o suporte necessário para você alcançar seus resultados. Além disso, ele pode te ajudar a montar uma dieta equilibrada e te dar dicas de suplementação.
Minha dica é: experimente as duas opções e veja qual se adapta melhor ao seu estilo de vida e às suas necessidades.
Rafael Souza
5 dias, 12 horas atras
Leticia, eu vejo da seguinte forma: se você tem condições de investir em um personal, faça! A diferença é gritante. Principalmente no começo, ter alguém que te mostre o caminho, te corrija e te motive, não tem preço. Depois de um tempo, quando você já estiver mais confiante e conhecer melhor seu corpo, você pode até tentar treinar sozinha, mas com uma base sólida.
Eu comecei treinando sozinha, seguindo uns treinos da internet. Consegui alguns resultados, mas nada comparado ao que eu conquistei depois que comecei a treinar com um personal. Ele me ensinou a ter mais consciência corporal, a usar a técnica correta dos exercícios e a variar os treinos para não cair na rotina. Além disso, ele me ajudou a montar uma dieta personalizada e me deu dicas de suplementação.
Se o valor do personal for um problema, tente encontrar um profissional que ofereça pacotes de aulas ou treinos online. Ou, quem sabe, você pode dividir um personal com uma amiga. O importante é não desistir dos seus objetivos e encontrar uma forma de se manter motivada e focada nos seus treinos.
Perguntas relacionadas
A motivação sumiu! Alguém mais se sente assim?
2 respostasVergonha de ir na academia pela primeira vez: como superar?
2 respostasMe comparo nas redes sociais e desmotiva no treino. O que fazer?
2 respostasNão vejo resultado no espelho e desanimei! O que fazer?
2 respostasVergonha de ir na academia pela primeira vez: Como superar?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta