Leticia Martins
Motivacao

Vergonha de ir na academia pela primeira vez: como superar isso?

Leticia Martins 2 semanas, 3 dias atras 1 views
Oi, pessoal! Tenho 25 anos e sempre fui meio sedentária. Agora, quero começar a cuidar da minha saúde e pensei em ir para a academia. O problema é que estou morrendo de vergonha! Nunca pisei numa academia antes e me sinto super insegura. Tenho medo de não saber usar os aparelhos, de ser julgada por estar fora de forma e de não conseguir acompanhar o ritmo das outras pessoas. Alguém já passou por isso? Como vocês superaram a vergonha de ir na academia pela primeira vez? Aceito todas as dicas e conselhos! Meu objetivo é ganhar um pouco de massa magra e melhorar meu condicionamento físico.

3 respostas

Melhor resposta
Thiago Almeida
Thiago Almeida 1 semana, 2 dias atras
Leticia, a vergonha é super comum! Muitas pessoas se sentem assim no começo. A minha dica é: foque em você e nos seus objetivos. Ninguém está te julgando tanto quanto você imagina. A maioria das pessoas na academia está preocupada com o próprio treino e não está nem aí para o que você está fazendo. Pra te ajudar, aqui vão algumas dicas práticas: 1. **Visite a academia antes:** Conheça o espaço, veja onde ficam os aparelhos, observe como as pessoas treinam. Isso te dará mais familiaridade e diminuirá a ansiedade. 2. **Comece com calma:** Não precisa pegar pesado logo de cara. Comece com exercícios mais simples e vá aumentando a intensidade gradualmente. 3. **Peça ajuda:** Não tenha medo de perguntar aos instrutores como usar os aparelhos corretamente. Eles estão lá para te ajudar. 4. **Vista roupas confortáveis:** Use roupas que te façam sentir bem e confiante. 5. **Leve fone de ouvido:** Escutar sua música favorita pode te ajudar a relaxar e se concentrar no treino. **Dica final:** Lembre-se de que você está indo à academia para cuidar da sua saúde e bem-estar. Não se compare com os outros e celebre cada pequena conquista. Com o tempo, a vergonha vai desaparecer e você vai começar a aproveitar os benefícios da atividade física. E se sentir muito insegura, considere contratar um personal trainer para te dar um suporte individualizado no começo.
Carlos Mendes
Carlos Mendes 1 semana, 2 dias atras
Leticia, super te entendo! Eu também me sentia assim quando comecei. O que me ajudou foi ir com uma amiga nos primeiros dias. Ter alguém pra te dar um apoio moral faz toda a diferença. Outra dica é procurar academias que ofereçam aulas para iniciantes. Assim, você aprende o básico e se sente mais segura. Não se preocupe com o que os outros pensam, cada um está focado no seu próprio treino. E lembre-se: ninguém nasce sabendo! Com o tempo, você vai pegar o jeito e se sentir cada vez mais à vontade.
Vinicius Dias
Vinicius Dias 1 semana, 2 dias atras
Complementando o que os colegas já disseram, Leticia, é importante lembrar que a academia é um ambiente para todos os corpos e níveis de condicionamento. Estudos mostram que a prática regular de exercícios físicos melhora a autoestima e a confiança, então, persistir vai te trazer benefícios que vão além da forma física. Uma estratégia que funcionou para mim foi montar um treino simples em casa (com vídeos no YouTube) antes de ir para a academia. Assim, eu já tinha uma ideia do que fazer e me sentia mais preparada. Outra dica é escolher horários menos movimentados, como no meio da manhã ou da tarde, pelo menos no começo. E não se esqueça de celebrar cada progresso, por menor que seja!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta