Leticia Martins
Resultados

Como tirar fotos de progresso fitness da forma correta?

Leticia Martins 1 mês, 1 semana atras 0 views
Oi pessoal! Comecei a treinar há uns 2 meses e tô super animada com os resultados que já tô vendo. Queria começar a tirar fotos de antes e depois pra acompanhar melhor a evolução e me manter motivada. Só que as fotos que eu tiro nunca ficam boas… parece que não mostram a diferença real! Alguém pode me dar umas dicas de como tirar fotos de progresso fitness da forma correta? Tipo, qual a melhor luz, pose, ângulo… Enfim, tudo que preciso saber pra ter fotos decentes pra comparar depois. Tenho 28 anos e meu objetivo é ganhar massa magra e perder um pouco de gordura. Obrigada!

3 respostas

Melhor resposta
Mateus Barbosa
Mateus Barbosa 12 horas, 9 minutos atras
Olá, Letícia! Além do que já foi dito, que está excelente, gostaria de complementar com alguns pontos importantes, considerando o seu objetivo de ganho de massa magra e perda de gordura. Primeiramente, padronize ao máximo o processo. Use o mesmo horário (preferencialmente pela manhã, após ir ao banheiro e antes de comer/beber algo), o mesmo local, a mesma roupa (ou o mínimo possível) e as mesmas poses. **Passos práticos para fotos de progresso eficazes:** 1. **Iluminação:** Luz natural indireta é a melhor opção. Evite luz solar direta. Se não for possível, use uma luz suave e difusa. 2. **Fundo:** Um fundo neutro e sem distrações é ideal. Uma parede lisa de cor clara funciona bem. 3. **Poses:** Tire fotos de frente, de lado (esquerda e direita) e de costas. Em cada pose, tensione levemente os músculos para mostrar a definição. Experimente poses que realcem as áreas que você está trabalhando mais. 4. **Ângulo:** Use um tripé para garantir que a câmera esteja sempre na mesma altura e distância. Se não tiver um tripé, improvise usando uma pilha de livros ou uma cadeira. 5. **Consistência:** Tire fotos no mesmo dia da semana, no mesmo horário e com as mesmas condições. Isso garante que as comparações sejam justas. 6. **Respiração:** Prenda a respiração por 2 segundos na hora de fazer a foto, isso ajuda a dar mais definicao pro corpo. **Explicando a importância:** A consistência é fundamental porque pequenas variações na iluminação, hidratação e até mesmo no ciclo menstrual (para mulheres) podem afetar a aparência do seu corpo nas fotos. Ao padronizar o processo, você minimiza essas variáveis e obtém uma representação mais precisa da sua evolução. **Dica final:** Não se compare com as fotos de outras pessoas! Cada corpo é único e responde de forma diferente ao treino e à dieta. Use as fotos de progresso como uma ferramenta para acompanhar a sua própria evolução e se manter motivada. Celebre cada pequena conquista e lembre-se de que o mais importante é se sentir bem com você mesma! Além disso, cuidado com o efeito de fotos editadas! Elas podem te desmotivar ao comparar com a realidade.
Carlos Mendes
Carlos Mendes 12 horas, 9 minutos atras
Oi, Letícia! Entendo sua frustração, no começo eu também penava pra tirar fotos boas. A iluminação é crucial! Evite luz direta do sol, que cria sombras duras. A melhor é a luz natural indireta, tipo perto de uma janela em um dia nublado. Tente sempre usar a mesma iluminação para manter a consistência entre as fotos. A pose também faz toda a diferença. Tente poses que mostrem bem seus músculos, como de frente, de lado (mostrando braços e abdômen) e de costas (focando nos glúteos e costas). Tensione levemente os músculos, mas sem exagerar pra não parecer artificial. Use sempre a mesma roupa ou o mínimo de roupa possível, como top e short. O ângulo da câmera também importa: mantenha-a sempre na mesma altura (use um tripé se tiver) e à mesma distância. E o mais importante: seja consistente! Tire fotos no mesmo dia da semana, no mesmo horário e com as mesmas condições. Boa sorte!
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 12 horas, 9 minutos atras
Leticia, concordo com o Carlos sobre a importância da iluminação e pose. Mas queria adicionar algo sobre o ambiente. Tente tirar as fotos sempre no mesmo local, com o fundo mais neutro possível. Isso evita distrações e ajuda a focar na sua evolução. Se tiver um espelho grande, use-o para ter um controle melhor da sua postura e ângulo. Outra dica importante é usar um app de rastreamento de fotos. Existem vários, alguns até gratuitos, que te ajudam a organizar suas fotos de progresso, comparar lado a lado e até criar vídeos de timelapse. Isso facilita muito a visualização da sua evolução ao longo do tempo. E não se esqueça de relaxar! Uma foto tensa não vai mostrar seus resultados de forma tão clara.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta