Resultados
Peso na balança aumentou mas o corpo está mais definido: é normal?
Ana Silva
3 semanas, 2 dias atras
10 views
Oi, pessoal! Tenho 32 anos e comecei a treinar musculação faz uns 3 meses. Estou indo na academia 5 vezes por semana e seguindo uma dieta com foco em proteína que minha nutricionista passou. O problema é que o peso na balança aumentou uns 2kg desde que comecei, mas minhas roupas estão mais folgadas e me sinto mais forte e definida no espelho. Isso é normal? Será que estou ganhando músculo e perdendo gordura ao mesmo tempo? Fico preocupada porque sempre associei emagrecimento com a balança baixando, mas agora estou confusa. Alguém já passou por isso? Alguma dica?
4 respostas
Melhor resposta
Mateus Barbosa
2 semanas, 3 dias atras
Ana, o que você está experimentando é extremamente comum e, na verdade, um ótimo sinal! Como os outros já mencionaram, o músculo é mais denso que a gordura. Isso significa que 1kg de músculo ocupa menos espaço no seu corpo do que 1kg de gordura. Portanto, mesmo que o peso na balança aumente, você pode estar visualmente mais magra e definida porque está ganhando músculo e perdendo gordura. Para entender melhor, imagine dois blocos de mesmo peso, um de chumbo e outro de isopor. O bloco de chumbo será muito menor, certo? A mesma coisa acontece com o músculo e a gordura.
Para ter uma visão mais clara da sua progressão, considere as seguintes dicas:
* **Acompanhe as medidas:** Use uma fita métrica para medir a circunferência da cintura, quadril, braços e coxas. Anote as medidas e compare-as a cada duas semanas.
* **Tire fotos:** Tire fotos do seu corpo de frente, de lado e de costas a cada duas semanas. Isso ajudará você a visualizar as mudanças na sua composição corporal.
* **Faça uma avaliação de composição corporal:** A bioimpedância é uma boa opção, mas o DEXA scan (densitometria óssea) é o padrão ouro para medir a massa muscular, a massa óssea e a gordura corporal. Converse com seu médico sobre isso.
* **Monitore sua ingestão de proteína:** Certifique-se de estar consumindo proteína suficiente para construir massa muscular. A recomendação geral é de 1,6 a 2,2 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia.
Lembre-se: a balança é apenas uma ferramenta e não deve ser a única forma de avaliar o seu progresso. Celebre as mudanças positivas no seu corpo e continue focada nos seus objetivos!
Thiago Almeida
2 semanas, 3 dias atras
Ana, super normal! A balança é só um número e não conta toda a história. Quando a gente começa a treinar e mudar a alimentação, o corpo passa por transformações incríveis. Você provavelmente está ganhando massa muscular (que pesa mais que gordura) e perdendo gordura ao mesmo tempo, por isso o peso subiu, mas suas roupas estão mais folgadas. O ideal é você começar a tirar medidas (cintura, quadril, etc.) e fazer fotos para acompanhar a evolução visualmente. Esquece um pouco a balança e foque em como você se sente e no que você vê no espelho! Se você se sente bem e está vendo resultados positivos, continue no seu caminho! Ah, e não se esqueça de beber bastante água para ajudar na recuperação muscular e na eliminação de líquidos retidos.
Leticia Martins
2 semanas, 3 dias atras
Oi Ana! Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo! A balança até me assustou no começo, mas depois entendi que o meu corpo estava mudando. Para complementar o que o Thiago disse, uma coisa que me ajudou muito foi fazer avaliação física com bioimpedância. Assim você consegue saber exatamente a sua porcentagem de massa muscular e gordura. No meu caso, o peso aumentou, mas a massa muscular subiu MUITO e a gordura diminuiu bastante! Foi aí que percebi que estava no caminho certo. Converse com a sua nutricionista sobre isso. E outra dica: não se compare com os outros! Cada corpo reage de uma forma diferente. O importante é você se sentir bem e saudável.
Camila Rodrigues
2 semanas, 3 dias atras
Oi Ana! Só queria complementar as respostas dos colegas. Além do que já foi dito sobre massa muscular e gordura, o treino de musculação também pode causar um certo inchaço muscular, principalmente no início. Isso acontece porque o exercício causa microlesões nas fibras musculares, o que leva a uma inflamação local e retenção de líquidos. Esse inchaço é temporário e geralmente diminui com o tempo, à medida que o corpo se adapta ao treino. Então, pode ser que parte desse aumento no peso seja por conta dessa retenção de líquidos. Uma dica é consumir alimentos com propriedades diuréticas, como melancia, pepino e chá verde, e evitar o consumo excessivo de sódio. Mas não se preocupe muito com isso, é uma fase normal e passageira!
Perguntas relacionadas
Como vocês fazem pra recuperar rápido depois do treino pesado?
4 respostasComo tirar fotos de progresso fitness da forma correta?
4 respostasEm quanto tempo a barriga fica chapada treinando todo dia?
2 respostasPeso na balança subiu mas corpo está melhor: é normal isso?
2 respostasComo tirar fotos de progresso fitness da forma correta?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta