Resultados
Peso na balança subiu, mas o corpo está melhor: é normal?
Mateus Barbosa
1 mês, 3 semanas atras
5 views
Olá pessoal, tudo bem? Estou meio confuso com uma situação. Comecei a treinar musculação há uns 3 meses, seguindo uma dieta com acompanhamento nutricional focada em hipertrofia. Tenho 28 anos e sempre fui meio magro, com dificuldade para ganhar massa. Acontece que, nas últimas semanas, o peso na balança aumentou uns 2kg, mas ao mesmo tempo, minhas roupas estão vestindo melhor, me sinto mais forte e até visualmente parece que ganhei músculos e perdi gordura. Alguém já passou por isso? É possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, mesmo com o peso subindo? Será que estou retendo líquido? Me ajudem a entender!
3 respostas
Melhor resposta
Bruna Nascimento
6 dias, 11 horas atras
Oi Mateus! Entendo totalmente sua confusão, já passei por isso várias vezes!
O que acontece é o seguinte: como a Amanda falou, músculo é mais denso que gordura. Mas tem mais coisas rolando aí! Quando você começa a treinar, seus músculos começam a armazenar mais glicogênio (que é a forma como o corpo guarda carboidratos para usar como energia). Cada grama de glicogênio 'puxa' umas 3 gramas de água junto. Então, parte desse aumento de peso pode ser água nos músculos, o que é ótimo porque ajuda na recuperação e no desempenho!
Além disso, o processo de construção muscular gera microlesões que inflamam um pouco o músculo, o que também pode causar retenção de líquidos temporária.
A minha dica é: esquece um pouco a balança! Tira fotos a cada 2 semanas, mede a circunferência da cintura e das coxas. Se você está se sentindo mais forte, com mais energia e vendo mudanças no espelho, é sinal de que está no caminho certo! E confie no seu nutricionista, ele sabe o que está fazendo. Se ele achar que precisa ajustar alguma coisa na dieta, ele vai te avisar.
Amanda Gomes
6 dias, 11 horas atras
Oi, Mateus! Super normal isso acontecer. A balança é só um número e não conta toda a história. Quando você começa a treinar e se alimentar direito, seu corpo passa por mudanças importantes. O músculo é mais denso que a gordura, então 1kg de músculo ocupa menos espaço que 1kg de gordura. Por isso, você pode estar ganhando massa muscular e perdendo gordura ao mesmo tempo, o que resulta em um corpo mais definido, mesmo que o peso total na balança não mude tanto ou até aumente um pouco. Foque nas medidas, nas fotos e em como suas roupas estão vestindo. Se você está se sentindo melhor e vendo resultados visuais, continue no caminho certo!
Thiago Almeida
6 dias, 11 horas atras
E aí, Mateus! Complementando o que as meninas disseram, tem um ponto importante: a balança não diferencia massa magra de massa gorda. Um estudo publicado no *Journal of Applied Physiology* mostrou que, em programas de treinamento de força bem estruturados, é comum observar um aumento na massa magra e uma diminuição na massa gorda, mesmo que o peso total permaneça o mesmo ou aumente ligeiramente. O importante é avaliar a composição corporal como um todo. Uma avaliação física com um profissional pode te dar dados mais precisos sobre sua evolução. Além do mais, o stress do treino, principalmente no começo, pode elevar os níveis de cortisol, o que influencia na retenção de líquidos. Tente controlar o stress, durma bem e mantenha a hidratação para minimizar esse efeito.
Perguntas relacionadas
Como vocês fazem pra recuperar rápido depois do treino pesado?
4 respostasComo tirar fotos de progresso fitness da forma correta?
4 respostasEm quanto tempo a barriga fica chapada treinando todo dia?
2 respostasPeso na balança subiu mas corpo está melhor: é normal isso?
2 respostasComo tirar fotos de progresso fitness da forma correta?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta