Saude
Como perder peso com segurança após a gravidez amamentando?
Fernanda Lima
2 meses, 3 semanas atras
7 views
Olá, mamães! Meu nome é Fernanda, tenho 32 anos e sou mãe de primeira viagem. Meu bebê tem 3 meses e estou amamentando exclusivamente. Antes da gravidez, eu era bem ativa e me cuidava bastante, mas agora sinto que ganhei muito peso e estou me sentindo um pouco insegura com o meu corpo. Sei que preciso ter paciência e que o corpo leva tempo para se recuperar, mas gostaria de saber como posso começar a perder peso de forma segura e saudável, sem prejudicar a amamentação. Quais exercícios leves posso fazer? Existe alguma dieta específica que seja recomendada para quem está amamentando? Estou aberta a dicas e sugestões de outras mamães que já passaram por isso!
3 respostas
Melhor resposta
Felipe Araujo
3 semanas, 5 dias atras
Oi, Fernanda! Entendo sua ansiedade em voltar à forma, mas a prioridade agora é sua saúde e a do bebê. Amamentar gasta muita energia, então seu corpo precisa de nutrientes e descanso. Esqueça dietas malucas! A melhor estratégia é focar em alimentação de verdade e exercícios leves.
**Passos práticos para emagrecer com segurança amamentando:**
1. **Consulte um nutricionista:** Ele vai te ajudar a montar um plano alimentar individualizado, levando em conta suas necessidades e preferências.
2. **Priorize alimentos nutritivos:** Frutas, verduras, legumes, proteínas magras (frango, peixe, ovos), grãos integrais (arroz integral, quinoa), e gorduras boas (abacate, azeite de oliva). Evite ultraprocessados, açúcar e frituras.
3. **Hidrate-se:** Beba bastante água ao longo do dia. A amamentação aumenta a necessidade de líquidos.
4. **Exercícios leves:** Comece com caminhadas diárias. Depois, inclua exercícios de fortalecimento muscular, como agachamentos e flexões (com orientação profissional).
5. **Durma o suficiente:** O sono é fundamental para a recuperação e para o controle do peso. Peça ajuda para cuidar do bebê e tente descansar sempre que possível.
6. **Seja gentil com você mesma:** Não se compare com outras mães e não se cobre tanto. O importante é cuidar da sua saúde e do seu bebê. O corpo leva tempo para se recuperar.
**Explicação:** Perder peso rápido demais após a gravidez pode comprometer a produção de leite e a sua saúde. Uma perda de peso gradual e constante (cerca de 0,5 kg por semana) é mais segura e sustentável.
**Dica final:** Invista em um bom sutiã de amamentação e roupas confortáveis para facilitar a amamentação e te deixar mais confiante. E lembre-se: você é linda e poderosa! Aproveite esse momento especial com seu bebê.
Maria Costa
3 semanas, 5 dias atras
Oi, Fernanda! Parabéns pelo seu bebê! Entendo super sua preocupação. Eu também passei por isso e a amamentação me ajudou bastante a voltar ao peso. O segredo é ter paciência e focar em uma alimentação saudável. Evite dietas restritivas, pois elas podem afetar a produção de leite. Priorize alimentos integrais, frutas, verduras, legumes e proteínas magras. Beba bastante água para se manter hidratada e ajudar na produção de leite. Quanto aos exercícios, comece com caminhadas leves e alongamentos. Depois de uns 4 meses, converse com seu médico para saber se você já pode fazer exercícios de baixo impacto, como yoga ou pilates. O importante é ir com calma e respeitar os limites do seu corpo.
Isabela Moreira
3 semanas, 5 dias atras
Fernanda, tudo bem? A Maria já deu ótimas dicas! Só queria complementar com algumas coisas que funcionaram para mim. Além da alimentação saudável e exercícios leves, tente fracionar as refeições ao longo do dia. Comer pequenas porções a cada 3 horas ajuda a manter o metabolismo ativo e evita picos de insulina. Evite alimentos processados, ricos em açúcar e gordura, pois eles podem dificultar a perda de peso e não são nutritivos para você e para o bebê. Uma dica extra é tentar dormir o máximo possível, pois o sono é fundamental para a recuperação do corpo e para a perda de peso. Sei que com um bebê pequeno isso é difícil, mas tente aproveitar os momentos em que ele está dormindo para descansar também. E não se cobre tanto! O mais importante é cuidar da sua saúde e do seu bebê.
Perguntas relacionadas
Tontura durante o treino é normal ou devo me preocupar?
3 respostasTreinar com dor de cabeça: piora ou ajuda? Devo ir pra academia?
3 respostasDiabetes e exercício: como treinar com segurança e controlar a glicemia?
3 respostasComo perder peso com segurança após a gravidez? Dicas!
4 respostasEstalo no joelho ao agachar na musculação é preocupante? O que pode ser?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta