Saude
Como prevenir câimbras durante e depois do treino? Dicas!
Felipe Araujo
4 semanas atras
10 views
Olá pessoal, tudo bem? Tenho 35 anos e sou corredor amador. Ultimamente tenho sofrido muito com câimbras nas panturrilhas durante e logo após meus treinos de corrida. Isso tem me atrapalhado bastante, pois preciso parar no meio do percurso ou fico dolorido por horas depois.
Eu me hidrato bem antes e durante a corrida, mas mesmo assim as câimbras aparecem. Será que estou fazendo algo errado na alimentação? Ou no alongamento? Alguém tem alguma dica para prevenir essas câimbras durante e depois do treino? Qualquer ajuda é bem-vinda!
3 respostas
Melhor resposta
Camila Rodrigues
3 semanas, 2 dias atras
Oi Felipe! Câimbras são multifatoriais, mas podemos atacar em várias frentes para diminuir a incidência. A hidratação é crucial, mas não só com água. Reponha eletrólitos (sódio, potássio, magnésio, cálcio) que perdemos no suor. Bebidas isotônicas podem ajudar, ou até água de coco. Sobre a alimentação, foque em alimentos ricos nesses minerais: banana, batata doce, espinafre, iogurte.
O alongamento é fundamental, mas não só antes e depois. Faça alongamentos leves ao longo do dia. E não se esqueça do fortalecimento muscular! Panturrilhas fortes são menos propensas a câimbras. Exercícios como elevação de panturrilha (na ponta dos pés) são ótimos. Comece com poucas repetições e aumente gradualmente.
**Passos práticos:**
1. **Hidratação:** Beba água com eletrólitos antes, durante (se o treino for longo) e depois.
2. **Alimentação:** Inclua alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio na sua dieta.
3. **Alongamento:** Alongue as panturrilhas regularmente, várias vezes ao dia.
4. **Fortalecimento:** Faça exercícios de fortalecimento para as panturrilhas.
5. **Aquecimento:** Não pule o aquecimento antes do treino. Prepare os músculos gradualmente.
**Dica final:** Se as câimbras persistirem, procure um médico ou fisioterapeuta. Pode haver alguma deficiência nutricional ou problema muscular que precise de atenção especializada. Espero que ajude!
Maria Costa
3 semanas, 2 dias atras
Oi Felipe! Entendo bem sua situação, câimbras são horríveis! No meu caso, que também corro, percebi que a falta de potássio e magnésio influencia muito. Comecei a comer mais banana, abacate e folhas verdes escuras. Também uso um suplemento de magnésio antes de dormir. Outra coisa que me ajudou foi melhorar o alongamento dinâmico antes do treino e fazer uma liberação miofascial com rolo na panturrilha depois. Experimenta e vê se funciona pra você!
Pedro Oliveira
3 semanas, 2 dias atras
Felipe, além do que a Maria falou sobre a alimentação, a intensidade do treino pode estar influenciando. Às vezes, quando aumento muito a carga ou a distância de repente, sinto mais câimbras. Tenta aumentar o ritmo gradualmente e veja se melhora. Outra dica é prestar atenção na técnica da corrida. Uma pisada errada pode sobrecarregar a panturrilha e aumentar o risco de câimbras. Se possível, procura um profissional para analisar sua passada.
Perguntas relacionadas
Tontura durante o treino é normal ou devo me preocupar?
3 respostasTreinar com dor de cabeça: piora ou ajuda? Devo ir pra academia?
3 respostasDiabetes e exercício: como treinar com segurança e controlar a glicemia?
3 respostasComo perder peso com segurança após a gravidez? Dicas!
4 respostasEstalo no joelho ao agachar na musculação é preocupante? O que pode ser?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta