Saude
Como prevenir câimbras durante e depois do treino? Dicas!
Felipe Araujo
4 semanas atras
10 views
Olá pessoal, tudo bem? Tenho 35 anos e sou corredor amador. Ultimamente tenho sofrido muito com câimbras nas panturrilhas durante e logo após meus treinos de corrida. Isso tem me atrapalhado bastante, pois preciso parar no meio do percurso ou fico dolorido por horas depois.
Eu me hidrato bem antes e durante a corrida, mas mesmo assim as câimbras aparecem. Será que estou fazendo algo errado na alimentação? Ou no alongamento? Alguém tem alguma dica para prevenir essas câimbras durante e depois do treino? Qualquer ajuda é bem-vinda!
3 respostas
Melhor resposta
Camila Rodrigues
3 semanas, 2 dias atras
Oi Felipe! Câimbras são multifatoriais, mas podemos atacar em várias frentes para diminuir a incidência. A hidratação é crucial, mas não só com água. Reponha eletrólitos (sódio, potássio, magnésio, cálcio) que perdemos no suor. Bebidas isotônicas podem ajudar, ou até água de coco. Sobre a alimentação, foque em alimentos ricos nesses minerais: banana, batata doce, espinafre, iogurte.
O alongamento é fundamental, mas não só antes e depois. Faça alongamentos leves ao longo do dia. E não se esqueça do fortalecimento muscular! Panturrilhas fortes são menos propensas a câimbras. Exercícios como elevação de panturrilha (na ponta dos pés) são ótimos. Comece com poucas repetições e aumente gradualmente.
**Passos práticos:**
1. **Hidratação:** Beba água com eletrólitos antes, durante (se o treino for longo) e depois.
2. **Alimentação:** Inclua alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio na sua dieta.
3. **Alongamento:** Alongue as panturrilhas regularmente, várias vezes ao dia.
4. **Fortalecimento:** Faça exercícios de fortalecimento para as panturrilhas.
5. **Aquecimento:** Não pule o aquecimento antes do treino. Prepare os músculos gradualmente.