Pedro Oliveira
Saude

Dor no ombro ao fazer supino: o que pode ser e como tratar?

Pedro Oliveira 3 semanas, 6 dias atras 10 views
E aí, galera! Ultimamente tenho sentido uma dor chata no ombro quando faço supino. Tenho 28 anos, treino há uns 5 anos, e meu objetivo é hipertrofia. Sempre me alongo antes e depois do treino, mas essa dor tem me incomodado bastante. Será que é a execução errada? Excesso de peso? Alguém já passou por isso? Quais as possíveis causas dessa dor e o que posso fazer para tratar e evitar que ela volte a acontecer? Agradeço qualquer ajuda!

3 respostas

Melhor resposta
Ana Silva
Ana Silva 2 semanas, 6 dias atras
Oi, Pedro! Concordo com o Mateus, a execução é crucial. Mas queria adicionar algumas coisas. Primeiro, aqueça bem a região do ombro antes de começar o supino. Faça rotações com os braços, elevações frontais e laterais com pesos leves ou sem peso nenhum. Segundo, observe se a dor aparece em outros exercícios que usam o ombro, como desenvolvimento militar ou elevações laterais. Se sim, pode ser um problema mais geral no ombro, e não só no supino. Terceiro, experimente variar a pegada no supino. Uma pegada mais fechada pode diminuir a pressão no ombro. Quarto, fortaleça os músculos das costas, principalmente os romboides e o trapézio. Eles ajudam a estabilizar a escápula e melhorar a postura, o que pode aliviar a dor no ombro. Por último, considere consultar um médico ortopedista se a dor não melhorar com as dicas acima. Ele pode pedir exames de imagem para identificar a causa da dor e indicar o tratamento adequado.
Mateus Barbosa
Mateus Barbosa 2 semanas, 6 dias atras
Fala, Pedro! Essa dor no ombro no supino é bem comum, viu? Uma das causas mais frequentes é a síndrome do impacto, que acontece quando os tendões do manguito rotador são comprimidos no espaço entre o úmero e o acrômio. Outra causa pode ser a tendinite do bíceps, que também causa dor na região do ombro. Além disso, a execução incorreta do movimento, como abrir demais os cotovelos, pode aumentar a pressão sobre a articulação do ombro. Para tratar, recomendo gelo na região por uns 15-20 minutos, 2-3 vezes ao dia. Alongamentos leves também podem ajudar. Se a dor persistir, procure um fisioterapeuta. Ele vai avaliar direitinho o seu caso e indicar o tratamento mais adequado. Enquanto isso, diminua a carga no supino e foque na execução correta, com os cotovelos mais próximos do corpo.
Vinicius Dias
Vinicius Dias 2 semanas, 6 dias atras
E aí, Pedro! Complementando o que já foi dito, queria trazer uma perspectiva um pouco diferente. A dor no ombro pode estar relacionada com a sua mobilidade torácica. Se você tem pouca mobilidade na região torácica (meio das costas), isso pode compensar no ombro durante o supino, aumentando o risco de lesão. Experimente fazer exercícios de mobilidade torácica, como rolar em um rolo de espuma (foam roller) na região das costas e fazer alongamentos de rotação torácica. Outra coisa importante é avaliar a sua técnica de supino com a barra. Muitas vezes, a barra está muito alta no peito, o que causa um estresse excessivo no ombro. Tente posicionar a barra um pouco mais baixa, na altura do esterno. Além disso, preste atenção na retração escapular (juntar as escápulas). Isso ajuda a estabilizar o ombro e proteger a articulação. Se nada disso funcionar, pode ser interessante procurar um profissional de educação física qualificado para avaliar a sua técnica e identificar possíveis erros. Dica final: não tenha medo de diminuir a carga! Às vezes, é melhor diminuir o peso e focar na execução correta do que se machucar.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta