Carlos Mendes
Saude

Dor no ombro ao fazer supino: o que pode ser e como aliviar?

Carlos Mendes 4 meses atras 13 views
E aí, galera do fitness! Carlos Mendes aqui. Tenho 35 anos, malho há uns 2 anos e tô com uma dúvida que tá me incomodando. Ultimamente, quando eu faço supino (principalmente o reto), sinto uma dor chata no ombro. Não é uma dor insuportável, mas me impede de progredir na carga e me deixa meio receoso de continuar. Será que é lesão? Tô fazendo algo errado? Meu objetivo é ganhar massa muscular e essa dor tá me atrapalhando demais. Alguém já passou por isso? O que pode ser e como posso tratar essa dor no ombro para voltar a fazer supino sem problemas?

2 respostas

Melhor resposta
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 2 meses atras
E aí, Carlos! Lucas Ferreira na área. Complementando o que a Maria falou, essa dor pode ser resultado de uma síndrome do impacto no ombro. Basicamente, um tendão ou bursa (uma bolsa com líquido que protege os tendões) fica 'pinçado' entre os ossos do ombro. Isso causa inflamação e dor. Além de corrigir a postura e aquecer bem, como a Maria já mencionou, você pode tentar algumas estratégias: * **Varie os exercícios:** Não precisa abandonar o supino de vez, mas alterna com outras variações, como supino com halteres ou supino inclinado. Isso muda o ângulo de trabalho do ombro e pode aliviar a dor. * **Fortaleça os músculos rotadores externos do ombro:** Esses músculos ajudam a estabilizar o ombro e prevenir lesões. Faça exercícios como rotação externa com elástico e remada alta. * **Use uma pegada mais fechada:** Diminuir a distância entre as mãos no supino pode reduzir o estresse no ombro. Se a dor não melhorar com essas medidas, procure um ortopedista ou médico do esporte. Eles podem solicitar exames (como ressonância magnética) para identificar a causa da dor e indicar o tratamento adequado. Em alguns casos, pode ser necessário fisioterapia ou até mesmo infiltração com corticóide.
Maria Costa
Maria Costa 2 meses atras
Fala, Carlos! Maria Costa aqui. Essa dor no ombro no supino é bem comum, viu? Geralmente, pode ser por alguns motivos: má postura durante o exercício, falta de aquecimento adequado, sobrecarga (aumentar o peso muito rápido) ou até mesmo alguma questão anatômica. Pra começar, filma você fazendo o supino e analisa a sua postura. Veja se o cotovelo está muito aberto, se a escápula está bem encaixada no banco e se você não está arqueando demais as costas. Outra coisa: capricha no aquecimento! Faz umas rotações de ombro, alonga bem a região e pega leve nas primeiras séries do supino, com menos peso. Se a dor persistir, procura um fisioterapeuta. Ele vai te avaliar direitinho e te passar exercícios específicos pra fortalecer a musculatura do ombro e corrigir a postura.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta